Federação Mundial da Juventude Democrática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) é uma organização juvenil internacional reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma ONG da juventude mundial. A entidade foi fundada em 1945, em Londres, no encerramento da Conferência Mundial da Juventude, como un amplo movimento internacional da juventude após o fim da Segunda Guerra Mundial. Não obstante, nem bem começou a chamada Guerra Fria, praticamente todas as organizações de países capitalistas se retiraram da FMJD por causa de sua associação com partidos comunistas e socialistas alinhados com a União Soviética.

Quando o Pacto de Varsóvia e a URSS foram desintegrados, entre 1989 e 1992, a FMJD entrou em crise. Surgiram então discussões e conflitos internos sobre o caráter da entidade por causa do vazio de poder criado pelo desmanche de seu membro mais importante, o Komsomol soviético. Alguns defenderam uma estrutura apolítica, enquanto outros se mostravam a favor de uma posição abertamente de esquerda. A FMJD no entanto sobreviveu à crise e atualmente é uma entidade juvenil ativa que realiza atividades regulares.

A sede da organização fica na capital da Hungria, Budapeste. O principal evento organizado pela FMJD é o Festival Mundial da Juventude e Estudantes; a última edição do evento aconteceu na Africa do Sul em 2010 e contou com milhares de participantes de todo o mundo.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]