Federação Santomense de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Federação Santomense de Futebol

Fundação 11 de Julho de 1975
Sede Rua João de Deus, 426 - Caixa Postal 440
Cidade de São Tomé
Filiação à FIFA em 1986
Filiação à CAF em 1987
Presidente Domingos Monteiro
Website [1]

A Federação Santomense de Futebol (FSF) é o órgão que dirige e controla o futebol de São Tomé e Príncipe. Comanda as competições nacionais no país e a seleção são-tomense de futebol. A sede deste órgão está localizada em São Tomé.

A federeção foi fundada em 1975, mas filiou-se à FIFA somente no ano de 1986.

CAF[editar | editar código-fonte]

A Federação Santomense de Futebol filiou-se à CAF no ano de 1987. Porém, a seleção principal disputou as Eliminatórias para Copa Africana de Nações pela primeira vez somente em 1999.

A FSF também faz parte da União das Federações Centroafricanas de Futebol (UNIFFAC), associação regional que engloba as federações do Centro da África e Golfo da Guiné, embora não tenha disputado nenhuma edição da Taça CEMAC até 2015.

FIFA[editar | editar código-fonte]

Pela seleção são-tomense não disputar nenhuma partida internacional entre 2003 e 2010, a federação nacional perdeu o seu direito de voto no Congresso da FIFA por não ter, desde então, participado de ao menos duas competições organizadas pela entidade máxima do futebol mundial[1].

Sob pena de perder os 250 mil dólares americanos anuais que a FIFA coloca à disposição do arquipélago, a federação voltou a inscrever a seleção local em uma competição oficial em 2011, para as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014[2].

Em 11 de novembro de 2011, na cidade de São Tomé a seleção nacional voltou a disputar uma partida oficial, contra a seleção do Congo, pondo fim a um período de 8 anos de inatividade e à suspensão do direito de voto da Federação Santomense. Desde então, a seleção vem disputando partidas anualmente.

Em fevereiro de 2023, Domingos Monteiro foi eleito pela terceira vez presidente da FSF, para o mandato 2023-2026, em evento que contou com a presença do presidente da FIFA, Gianni Infatino[3].

Organização[editar | editar código-fonte]

  • Presidente atual: Domingos Monteiro (Período: 2015-2026)
  • Secretário-geral: Arlindo Carneiro Rodrigues
  • Técnico (futebol masculino): Gimboa São Tomé e Príncipe
  • Técnico (futebol feminino): -

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências