Federação das Indústrias do Estado do Paraná

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná , também conhecida como FIEP, é a principal entidade de representação das indústrias do estado do Paraná. Sedia-se na cidade de Curitiba.

Entidade-líder do Sistema FIEP, a Federação é mantida e administrada pela indústria paranaense e responde pela gestão do SESI (Serviço Social da Indústria), do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), do C2i (Centro Internacional de Inovação), da Famec (Faculdade Metropolitana de Curitiba) e da Unindus (Universidade da Indústria), de modo a apoiar com serviços o parque industrial do Paraná.

Como braço político deste segmento, o maior propósito da instituição é defender os legítimos interesses do setor, colaborando para o desenvolvimento da indústria nos cenários nacional e mundial.

História[editar | editar código-fonte]

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP – foi criada em agosto de 1944, por Heitor Stockler de França, conjuntamente com a Federação Nacional, com o objetivo de coordenar, proteger e representar legalmente as diversas categorias econômicas da indústria do Paraná, visando promover a defesa de seus legítimos interesses.

Atualmente sua estrutura abrange departamentos que disponibilizam vários produtos e serviços nas áreas de Comércio Exterior, Jurídica, Relações Sindicais, Economia, Assuntos Legislativos, entre outras. Conselhos Temáticos e Setoriais desenvolvem debates com a sociedade para apontar as demandas industriais do Estado.

A entidade ainda produz pesquisas e análises sobre a conjuntura econômica, propõe e discute estratégias relacionadas às questões dos diversos setores industriais, fornece ferramentas para o desenvolvimento dos sindicatos empresariais, oferece suporte a suas negociações coletivas, fomenta a realização de parcerias internacionais e facilita o acesso a linhas de crédito e a inovações.

A FIEP conta com 21 coordenadorias nas cidades/regiões-polo do Paraná. Tem, ainda, 107 sindicatos filiados e, com eles, forma um conjunto de entidades de classe que congrega toda a atividade industrial do Estado em suas mais de 42 mil indústrias, responsáveis pela geração de mais de 750 mil postos de trabalho.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.