Feijoada à transmontana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Feijoada à transmontana

A feijoada à transmontana é um prato da gastronomia portuguesa que tem origem na região de Candedo. É preparado com feijão vermelho, carne de porco, enchidos e couve, entre outros ingredientes. Normalmente, é acompanhada por arroz branco.

Esta feijoada é tradicional em Valpaços, indispensável no almoço do chamado Domingo Gordo. Por tradição, começa-se a preparar de manhã, bem cedo, para permitir retirá-la do fogo e reaquecê-la antes de servir, pois prefere-se reaquecida.

Receita[editar | editar código-fonte]

A feijoada à transmontanapode ser preparada da seguinte maneira1 :

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

Modo de Preparo[editar | editar código-fonte]

Deixar o feijão vermelho de molho em água fria desde a véspera, lavado e assim como as carnes defumadas.

Cozinhar o feijão na água em que ficou de molho e as carnes separadamente, com água nova. Depois de ambos bem cozidos cortar em pedaços as carnes, lingüiça e salpicão. Cortar em rodelas a linguiça (chouriço de carne) e o salpicão.

Dourar a cebola no azeite e juntar feijão com a água em que foi cozida (não deve ser muita). Juntar as carnes e um pouco da água em que foram cozidas.

Temperar com sal, salsa, louro, o dente de alho picado, a malagueta, o colorau e, o cravinho. Deixar apurar com a fogo bem brando.

Acompanha-se com arroz-de-forno bem seco.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Com base na receita apresentada no site Gastronomias.com (em português). // Veja também Feijoada à transmontana com Couve