Felícia de Roucy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Felícia de Roucy (de Ramerupt ou de Montdidier; c. 1060 - 3 de maio de 1123) foi rainha consorte de Aragão e de Navarra.

Era a filha mais nova de Hilduíno IV de Ramerupt e de Adelaide de Roucy. Casou, por volta de 1076, com Sancho I de Aragão, como sua segunda esposa. Este havia tido seu primeiro casamento, com Isabel de Urgel, anulado devido ao grau de consaguinidade. A ascensão de Sancho ao trono de Navarra mais tarde naquele ano fez de Felícia a primeira rainha aragonesa a ser também rainha consorte de Navarra. Eles tiveram três filhos, dos quais dois foram reis, os últimos da dinastia de Ximenes:

Felícia sobreviveu a seu esposo por 29 anos, tendo ainda sobrevivido a seu enteado, Pedro I de Aragão. Faleceu com cerca de 63 anos, já no 19º ano do reinado de seu filho Afonso, e seu corpo foi sepultado no mosteiro de San Juan de la Peña.

Precedido por:
Isabel de Urgell
Rainha consorte de Aragão
1076 - 1094
Sucedido por:
Inês da Aquitânia
Precedido por:
Placência
Rainha consorte de Navarra
1076 - 1094


Precedido por
-
Rainha-mãe de Aragão
1104 - 1123
Sucedido por
Sancha de Castela
Precedido por
Estefânia de Foix
Rainha-mãe de Navarra
1104 - 1123
Sucedido por
Margarida de Bourbon