Felipe Pinheiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Felipe Pinheiro
Felipe Pinheiro
Nome completo Luís Felipe da Silveira Pinheiro
Nascimento 29 de janeiro de 1960
Rio de Janeiro, GB
Nacionalidade brasileiro
Morte 01 de novembro de 1993 (33 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Causa da morte Parada cardíaca
Ocupação ator, autor, redator, diretor, roteirista e produtor
Atividade 1980—1993

Luís Felipe da Silva Pinheiro (Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 1960Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1993) foi um jovem ator e redator brasileiro.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Participou das novelas Bebê a Bordo, Vamp, Olho no Olho e da minissérie Contos de Verão, todas da Rede Globo. Também atuou no cinema no filme O Judeu, onde fazia o papel principal.

A carreira de Felipe se desenvolveu mais no teatro, onde trabalhou por 11 anos ao lado do ator Pedro Cardoso atuando, roteirizando, produzindo e dirigindo várias e várias peças do estilo Besteirol. Como redatores, a dupla também fez parte do time de grandes nomes do humor que escreviam os quadros do famoso programa TV Pirata, um marco do humorismo televisivo brasileiro.

Foi também um ator de muitos comerciais para a TV. Ele faleceu, repentinamente, vítima de insuficiência cardíaca e parada cardiorrespiratória, sem concluir sua participação na novela Olho no Olho nem no filme O Judeu, lançado postumamente devido a uma série de problemas. Seu personagem, o ator Bob Walter, que mal apareceu na novela, teve sua saída da trama explicada por uma viagem a Los Angeles.

O corpo de Felipe foi encontrado no dia 1° de novembro à tarde em seu apartamento no Jardim Botânico, caído sobre a cama, por policiais militares chamados por seus familiares. A suspeita de que algo havia acontecido surgiu quando sua faxineira encontrou a porta do quarto do ator trancada. Apesar de tê-lo chamado insistentemente, não obteve resposta e telefonou para a mãe do ator, que chegou ao apartamento do filho, que ficava no térreo, por volta das 14 horas, acompanhada pelo motorista da família. O motorista conseguiu olhar pela janela do quarto do ator e o viu caído sobre a cama, vestindo bermuda e camiseta, e com um maço de cigarros na mão. O jornalista Flávio Pinheiro, irmão do ator, chamou o médico da família, que constatou a morte e preparou o atestado de óbito. De acordo com o médico, Felipe sofria de hipertensão. Ele foi velado durante a madrugada do dia 2 e sepultado às 10 horas no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro.[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Busca | Acervo O Globo». acervo.oglobo.globo.com. Consultado em 30 de janeiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.