Fera (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fera
Informações gerais
Primeira aparição Uncanny X-Men Vol.1 #1 (Setembro de 1963)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Editora Marvel Comics
Informações pessoais
Estado atual Ativo
Codinomes
conhecidos
Gorila Azul, Fera, Mutante Animal, Peste
Características físicas
Espécie Humano Mutante
Família e relacionamentos
Parentes Norton McCoy (pai morto), Edna McCoy (mãe morta), John McCoy (tio)
Informações profissionais
Ocupação Bioquímico, Ativista dos Direitos Mutantes, professor de Matemática e Bioquímica
Poderes
  • Intelecto Nível-Gênio
  • Força Sobre-Humana
  • Agilidade Sobre-Humana
  • Velocidade Sobre-Humana
  • Resistência Sobre-Humana
  • Garras Afiadas
Afiliações atuais X-Men
Vingadores
Defensores
X-Factor
Illuminati
Clube X
Instituto Jean Grey
Inumanos
Exterminadores
Base de operações QG do X-Factor, Mansão X

O Fera (Beast em inglês) é o alter-ego de "Hank McCoy", um personagem fictício, super-herói dos quadrinhos americanos publicados pela Marvel Comics.

É um mutante famoso por sua fase nos X-Men, mas faz ou fez parte de vários outros grupos como X-Factor, Campeões, Defensores, Vingadores, Illuminati e Inumanos. Foi criado por Stan Lee e Jack Kirby e sua primeira aparição ocorreu em X-Men #1 (setembro de 1963) quando ele ainda possuía uma aparência mais humanizada, sem pelos azuis ou garras e dentes grandes. Na década de 70, com uma forte onda de ficção científica nos quadrinhos, sua luta contra seus impulsos ferais e medo da solidão e da rejeição se intensificou, pois ele se tornou o peludo azul da maneira como é mais conhecido, logo após um acidente. Hoje, Fera dedica todos os seus dons físicos e sua mente brilhante à criação de um mundo melhor para homens e mutantes. Hank é bioquímico e um proeminente ativista político. É um indivíduo brilhante. Às vezes fala em frases pretensiosas. Apesar de ser muito brincalhão, quando surge uma luta ou pesquisa é incrivelmente sério e leal.

Biografia ficcional do personagem[editar | editar código-fonte]

Henry Philip McCoy nasceu em Dundee, Illinois, Estados Unidos, filho de Norton e Edna McCoy. Seu pai foi empregado em uma usina nuclear local e exposto à contaminação radioativa em um acidente no trabalho, o que supostamente foi a causa da mutação do seu filho. Hank foi dotado com um vasto intelecto e as mãos e os pés estranhamente grandes para um ser humano; na verdade, seus membros eram comparáveis aos de um gorila e umas histórias antigas mostram que seu apelido na escola era de "Maguilla Gorilla". Não obstante, Hank McCoy teve uma infância e juventude feliz, onde ele pôde dar vazão à toda sua energia, alegria e genialidade.

A mutação de Henry manifestou-se inteiramente em sua adolescência e embora usasse seus poderes para se exceder nos esportes por um tempo, ele logo foi forçado a procurar um refúgio do ostracismo inevitável e da hostilidade irracional dos seres humanos normais. Seus pais, entretanto, foram contra a maré e sempre o apoiaram. Logo ele foi contactado pelo Professor Charles Xavier, que soube de seus poderes mutantes. Ele teve a opção de se juntar à Escola para Jovens Superdotados do Professor Xavier, que era, na verdade, uma escola vanguardista benevolente para a instrução e treinamento de mutantes como ele.[1] Como uma instituição prestigiada, oferecia oportunidades acadêmicas ilimitadas e o estudo personalizado entre um corpo pequeno e seleto de estudantes, sendo para Hank uma oportunidade ímpar de crescimento. Com sua sede insaciável de conhecimento e a necessidade de um refúgio, Hank se juntou à escola e aos X-Men, onde sob o tutela de Xavier, seus dias eram recheados de equações diferenciais, Proust e tarefas na Sala de Perigo. Nesse período ele recebeu o codinome de Fera. Liderou algumas missões ao lado do mutante Pássaro das Trevas.

Alguns anos mais tarde, McCoy deixou os X-Men após ter terminado um doutorado em Bioquímica no Instituto Xavier e se tornou um pesquisador científico na Corporação Brand, uma facilitadora de pesquisas genéticas.[2] Em seu trabalho, ele isolou um catalisador químico na esperança de reduzir os aspectos anormais de sua aparência, mas isso fez sua mutação evoluir, crescendo pelos cinzentos sobre todo seu corpo, ganhando mais tarde orelhas afiadas, pelos azuis, dentes caninos alongados, garras, sentidos ampliados e um fator de cura acelerado. Apesar disso, McCoy aceitou seu destino e é um dos mais alegres e otimistas super-heróis, fazendo às vezes o papel de "palhaço da turma", não obstante seu intelecto genial. Ao contrário do que sua aparência primitiva e feral sugere, ele é um intelectual cujos discursos e maneirismos são extremamente eloquentes e formais. E juntamente com Reed Richards, Tony Stark, Bruce Banner, Henry Pym e Simon Willians, é uma das mentes científicas mais respeitadas no Universo Marvel.

Pouco tempo depois, foi recrutado para se juntar aos Vingadores, onde permaneceu como membro por muitos anos, tornando-se um amigo próximo de Magnum (Simon Willians).

Mais tarde se juntou aos Defensores e ficou com a equipe até a sua dissolução. Ele e seus amigos sobreviventes dos Defensores, Anjo e Homem de Gelo logo foram contactados por Ciclope e Jean Grey para formar o X-Factor. Hank serviu a essa equipe por anos, enquanto lecionava na faculdade. Mais tarde (com o regresso do Professor Xavier), Fera retornou aos X-Men onde permanece até hoje. Foi ele quem descobriu a cura para o Vírus Legado.

Posteriormente, o Fera sofreu uma mutação secundária, assumindo uma aparência mais felina. Isso o fez ficar muito deprimido por temer estar involuindo. Adicionalmente, a alteração levou sua namorada de longa data, Trish Tilby, a terminar com ele. Quando apareceram notícias de uma "cura" para mutações, ele considerou seriamente fazer o exame, mas mudou de ideia após uma "prensa" de seu companheiro de equipe Wolverine, pois concluiu que assim enviaria uma péssima mensagem a outros mutantes.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Hank possui uma super inteligência que chega a ser nível genial, Hank também possui um físico animal "Felino" por causa de seus testes de cura para sua mutacão; que lhe permite ter garras afiadas e dentes afiados, além de possuir uma força, agilidade, resistência, e velocidade sobre-humanas

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Era do Apocalipse[editar | editar código-fonte]

Hank McCoy também teve uma versão maligna conhecida como Fera Negro, que escapou da Era do Apocalipse pouco antes dela supostamente deixar de existir (embora se saiba agora que a linha de tempo da Era do Apocalipse encontrou algum meio de sobreviver). O Fera Negro possui todos os poderes e a inteligência de Hank McCoy, mas nenhuma ética, tendo aprendido Bioquímica e Engenharia Genética com o Sr. Sinistro de sua realidade. Por um curto período (anterior a Saga Massacre), o Fera Negro capturou o verdadeiro Hank McCoy e se infiltrou nos X-Men, tencionando esconder sua existência do Senhor Sinistro da realidade normal. Para aprender o histórico de sua contraparte, o Fera Negro visitou várias pessoas importantes na infância e adolescência de Hank, matando a todos. Porém, ao visitar seus pais e ver todo o amor que eles dispensavam a Hank, foi incapaz de matá-los. O verdadeiro Fera ficou preso por pouco tempo, logo sendo libertado pelo X-Factor, derrotando sua contraparte e assumindo seu lugar de direito.

O Fera tem também uma contraparte chamada Brutal que tem pés como os de cabra e uma aparência anfíbia.

Um homem de paradoxos, Fera pode estar vestindo uma camisa havaiana, um shorts e um boné de baseball virado para trás em um instante e, no seguinte, um terno ou um jaleco e óculos de laboratório. Utiliza frequentemente ferramentas e óculos de proteção high-tech ao fazer modificações no jato Pássaro Negro dos X-Men.

Ultimate Marvel[editar | editar código-fonte]

Na continuidade Ultimate Marvel, Hank McCoy teve uma infância áspera, apesar de seu QI de gênio, pois seus pais anglo-saxões brancos protestantes racistas e seus pares refutaram-no por sua aparência simiesca. Foi um membro fundador dos X-Men e o engenheiro/cientista oficial da equipe. Foi também namorado de Tempestade. Embora Tempestade o amasse muito (atraída por sua inteligência), o complexo de inferioridade do Fera - devido a sua infância/adolescência traumática - atrapalhava o relacionamento com frequência.

Durante o arco de histórias da Arma X, onde o Fera foi feito prisioneiro do programa, cientistas alteraram sua composição genética, o que realçou seus sentidos, mas tendo o efeito colateral de deixar sua pele azul. Atormentado por sua aparência, Fera chegou à conclusão que a atraente Tempestade o amou somente porque Charles Xavier controlava sua mente. Isto causou o fim do namoro dos dois. Seu gosto pela Internet também não fez muito bem para ele, pois suas indiscrições em salas de bate-papo inadvertidamente causaram a Guerra Suprema.

Fera morreu em "Ultimatum #1", afogado na onda gigante criada por Magneto.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Desenhos Animados[editar | editar código-fonte]

  • Fera era um personagem regular da equipe mutante na série animada X-Men: Animated Series, onde foi dublado por George Bauza.
  • Fera participa da 2°, 3° e 4° temporada de X-Men: Evolution, com a voz de Michael Kopsa. Hank McCoy trabalha na Escola Bayville, (em Bayville, Nova York, Estados Unidos) como professor de Química e de Educação Física da Escola. Durante os anos, Hank conseguiu controlar sua mutação através de um sistema que desenvolveu. O sistema, entretanto começou a falhar e ele acabou perdendo o controle, se transformando no Fera. Como Fera, causou destruição maciça, tornando-se um fugitivo procurado. Depois de sua primeira transformação por um tempo ele pôde retomar o controle, mas atualmente ele se encontra preso permanentemente na forma física de "Fera". Incapaz de retornar a sua vida como Hank McCoy, ele decidiu se juntar à escola de Xavier e agora ajuda a ensinar os novos mutantes. É dublado por Michael Kopsa.
  • Fera também aparece em Wolverine and the X-Men, dublado por Fred Tatasciore.

Filmes[editar | editar código-fonte]

  • Fera foi incluído nos primeiros rascunhos do filme de 2000 X-Men , mas teve que ser removido para que o filme fosse iluminado pelo estúdio, devido a preocupações com o orçamento.[3]

Videogames[editar | editar código-fonte]

Fera também é um personagem jogável no jogo Marvel Contest of Champions para dispositivos móveis.

Referências

  1. The X-Men Vol.1 #1
  2. Amazing Adventures Vol.2 #11
  3. Jensen, Jeff (21 de julho de 2000). «Generating X». Entertainment Weekly. Consultado em 9 de agosto de 2008. Cópia arquivada em 3 de junho de 2013 
  4. «Beast and Banshee Cast for X-Men: First Class». Superhero Hype!. 8 de julho de 2010. Consultado em 8 de julho de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

«Fera» (em inglês). no Marvel.com