Ferdinand Hodler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ferdinand Hodler
Ferdinand Hodler
Nascimento 14 de março de 1853
Berna
Morte 19 de maio de 1918 (65 anos)
Genebra
Sepultamento Genebra
Cidadania Suíça
Filho(a)(s) Hector Hodler
Ocupação pintor, professor universitário, designer, litógrafo, artista gráfico
Prêmios
  • doutor honoris causa da Universidade da Basileia
Empregador(a) Universidade de Genebra
Obras destacadas O lenhador, La Pointe d'Andey, vallée de l'Arve, Madame Valentine Godé-Darel malade, A Paciente
Movimento estético Art nouveau, simbolismo
Assinatura

Ferdinand Hodler (Berna, 14 de março de 1853Genebra, 19 de maio de 1918) foi um pintor suíço precursor da pintura expressionista.

Vida[editar | editar código-fonte]

Ferdinand Hodler era o mais velho de cinco crianças. Seu pai, Jean Hodler, era carpinteiro; sua mãe, Marguerite Neukomm, vinha de uma família de camponeses.

Aos oito anos de idade, Hodler perdeu o pai e dois irmãos mais novos, vítimas da tuberculose.  Sua mãe casou-se novamente com um pintor decorativo chamado Gottlieb Schüpach; que já tinha cinco filhos de um casamento anterior.

As finanças da família eram precárias, e Hodler, então com nove anos de idade, foi contratado para auxiliar seu padrasto na pintura de placas e outros projetos comerciais.

Após a morte de sua mãe por tuberculose em 1867, Hodler foi enviado a Thun para ser aprendiz de um pintor local, chamado Ferdinand Sommer. Em 1871, aos 18 anos, transferiu-se para Genebra, tornando-se aluno do pintor Barthélemy Menn por volta de 1873.

Fez uma viagem a Basiléia em 1875, onde estudou as pinturas de Hans Holbein. Posteriormente viajou para Madrid em 1878, onde ficou por vários meses e estudou as obras de grandes mestres como Ticiano, Poussin e Velázquez no Museu do Prado.

Em 1884, Hodler conheceu Augustine Dupin (1852-1909), que se tornou sua companheira e modelo ao longo dos próximos anos. O seu filho Hector nasceu em 1887.

Em 1889 casou-se com Bertha Stucki, mas o casamento acabou já em 1891. Em 1898, Hodler casou-se com Berthe Jacques.

Os seus primeiros trabalhos foram retratos, paisagens e pinturas de gênero num estilo realista; mas na última década do século XIX, seu estilo evoluiu para combinar novas influências, aproximando-se dos simbolistas e da Art Nouveau, adotando porém uma forma pessoal que enfatizava a simetria e o ritmo; a qual ele denominou "paralelismo".

Em 1890 concluiu sua obra intitulada “Noite”, exibida no Salon de Paris; onde atraiu atenção favorável do público e foi defendida por Puvis de Chavannes e Rodin.

Hodler executou também diversas pinturas históricas de grande escala. Em 1897 ele aceitou uma comissão para pintar uma série de grandes afrescos para a sala de armas do Schweizerisches Landesmuseum em Zurique. As composições que ele propôs, incluíam a “Batalha de Marignano”, que descrevia uma derrota histórica dos suíços. Considerados controversos por suas imagens e estilo, Hodler não teve permissão para executar os afrescos até 1900.

Ainda em 1900, Hodler exibiu três grandes obras – “Noite”, “Euritmia” e “Dia” - na Exposição Universal de Paris, onde foram premiadas. Ele foi convidado a juntar-se aos grupos da Secessão de Berlim e da Secessão de Viena. Em 1904, exibiu 31 obras em Viena, o que lhe trouxe maior reconhecimento e um sucesso de vendas que finalmente aliviou sua pobreza.

O trabalho de Hodler nos primeiros anos do século XX assumiu um aspecto expressionista com figuras fortemente coloridas e geométricas.

Em 1908, conheceu Valentine Godé-Darel, que se tornou sua amante. Ela foi diagnosticada com câncer em 1913, e as muitas horas que Hodler passou ao lado da cama resultaram numa série notável de pinturas documentando seu declínio frente à doença. Valentine morreu em janeiro de 1915, deixando-o profundamente abalado.

Hodler morreu em 1917, em decorrência de um edema pulmonar. Atualmente ele é o pintor suíço mais conhecido do Século XIX.

Grande parte do seu trabalho está exposto em coleções públicas na Suíça. Outras coleções com grandes obras incluem o Musée d'Orsay, em Paris, o Metropolitan Museum of Art, de Nova York, e o Art Institute of Chicago.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ferdinand Hodler
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Ferdinand Hodler
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.