Fernanda Brum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fernanda Brum
Fernanda Brum na gravação do cd Da Eternidade Ao Vivo

Cantora Gospel
Informação geral
Nome completo Fernanda Brum Costa da Cruz
Também conhecido(a) como "Embaixadora das Missões Portas Abertas"[1]
Nascimento 19 de dezembro de 1976 (37 anos)
Origem Rio de Janeiro , RJ
País  Brasil
Gênero(s) música gospel, pop rock, rock , heavy metal
Instrumento(s) vocal, guitarra
Extensão vocal Contralto
Período em atividade 1993 - atualmente
Gravadora(s) Nancel Produções (1993 - 1994)
MK Music (1995 - atualmente)
Afiliação(ões) Emerson Pinheiro, Voices, Eyshila, PG, Liz Lanne, Ana Paula Valadão, Arianne
Página oficial Site Oficial da Cantora

Fernanda Brum (Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 1976[2] ) nome artístico de Fernanda Brum Costa da Cruz é uma cantora de gênero gospel brasileira. Fernanda já foi indicada ao Grammy Latino 2008 na categoria de "Melhor Álbum Cristão de Língua Portuguesa" com o disco Cura-me[3] , porém, perdeu para a cantora Soraya Moraes, com o álbum Som da Chuva.[4]

Ganhadora de 3 Troféu Promessas, 5 Troféu Talento e e certificações de discos de Ouro, Platinas duplos e triplos e reconhecida em todos os estados do Brasil, Fernanda já participou de programas de renomes como: Teleton, Encontro com Fátima Bernardes[5] , Programa Eliana[6] , Programa Raul Gil[3] , Programa do Ratinho[7] , Domingão do Faustão[8] entre outras.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Como muitas meninas da geração anos 80, Fernanda Brum começou a carreira de modelo e atriz, mas Deus tinha outros planos para sua vida.

Nascida no Rio de Janeiro, Fernanda é filha dentre três irmãos, sendo estes: Márcia Brum, Bruno Costa e Louise Costa; Seus pais são Nélio Brum Costa e Maria Fernades Costa.[9] Desde pequena Fernanda sempre teve contato com o mundo musical, sendo quando criança Fernanda ganhou um concurso de televisão cantando ao representar a escola em que estudava.[9] Fernanda já fez curso de teatro, cantou jingles, Já foi modelo, entre outras coisas.[2]

Fernanda Brum é casada desde 1996, com o cantor e produtor musical Emerson Pinheiro, ambos pastores da Igreja Batista Central da Barra da Tijuca. Juntos tiveram dois filhos: Isaac(12 anos) e Laura(04). Fernanda também sofreu quatro abortos espontâneos. O ocorrido poderia ter sido um grande motivo para a cantora desistir de ter filhos, mas, mesmo assim, isso não a fez abrir mão do seu sonho. Sua segunda gravidez foi em 2010 foi considerada uma gravidez de risco,sua gestação foi difícil, Fernanda poderia ter vivenciado seu quinto aborto espôntaneo,mas graças a sua fé e vontade de ter filhos, ajudou-a ter sua filha Laura um verdadeiro milagre. Quando o assunto é "Aborto" Fernanda é totalmente contra e relata esse tema entre outros em suas canções.

Pastores desde 2002, Fernanda Brum e Emerson Pinheiro foram consagrados na Igreja Batista Nova Ebenézer, e atualmente pastoreiam na IBC da Barra (Igreja Batista Central da Barra), Fernanda é pastora auxiliar de sua igreja e dirige cultos como "Mulheres de Ouro" e "Quarta Profética" com seu Marido Emerson Pinheiro.

Fernanda Também é a organizadora da "Conferência Profetizando ás Mulheres" organizada pelo seu ministério "Fernanda Brum Profetizando ás Nações"

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1993, lança Feliz de Vez, seu primeiro LP, com o qual começa a sua carreira no cenário gospel.[10]

Nos anos 90, quando Fernanda Brum despontou na música gospel, foi uma das grandes surpresas que ocorrem de tempos em tempos no mercado musical. Fernanda consegue passear pela adoração, blues e pop, sem decepcionar em nenhum momento. Com uma forte tendência romântica que se impõe ao longo de sua música, rotulá-la desse ou daquele estilo seria apenas uma forma inadequada de descrever sua capacidade de expressão em qualquer linha melódica, o que lhe confere uma versatilidade incomum para alguém tão jovem e com tão pouco tempo de carreira.

Aos cinco anos de idade, Fernanda Brum já cantava. Enquanto seu pai ensaiava o coral da igreja, a pequenina atentamente assistia a tudo e tentava fazer igual. Por volta dos 16 anos, após um período longe da igreja, do meio cristão e de ter trabalhado como modelo, Fernanda Brum finalmente encontrou sua vocação. Durante um show gospel, voltou para Jesus e começou a colocar em prática o chamado de Deus para sua vida. Em 1992, foi lançado seu primeiro trabalho, FELIZ DE VEZ, por outra gravadora. Foi através deste trabalho que a cantora foi contratada pela MK Music e se tornou, logo no CD seguinte, conhecida nacionalmente.

Em 1995, lança seu segundo álbum Meu Bem Maior que lhe deu notoriedade na música gospel brasileira. Esse trabalho alcançou um sucesso surpreendente para uma intérprete até então pouco conhecida do grande público. Com vários hits sucessivos, suas músicas foram alcançando os primeiros lugares das rádios de todo país poucos meses após seu lançamento. Sonhos foi mais um passo na carreira desta cantora que a cada dia se firmava mais e mais como uma unanimidade do mercado gospel. [10] O QUE DIZ MEU CORAÇÃO, lançado de 1999, mostrou uma nova fase de Fernanda Brum, apresentando uma intérprete mais madura, que não se intimidou frente aos arranjos sofisticados e soube alternar com precisão os vários estilos presentes em suas canções. Em 2001, Fernanda Brum regravou e relançou o CD FELIZ DE VEZ pois na época, ainda adolescente, a cantora prensou apenas 1.000, exemplares. 

Em 2002, a cantora lança o álbum Quebrantado Coração, considerado pela crítica como um dos melhores álbuns do ano e o álbum que solidificou a carreira da cantora. No repertório estão as canções Amo O Senhor, Espírito Santo, Você Merece, O Amor que Cura, além da faixa-título[11] .

Em 2004, após ter ganhado 4 discos de ouro, foi lançado o álbum Apenas um Toque, que foi gravado ao vivo na Igreja Batista Ebenézer. A produção musical ficou a cargo de Emerson Pinheiro, seu marido, assim como em todos os álbuns lançados pela cantora. A música Dá-me Filhos foi composta por Ludmila Ferber[12] . O álbum foi disco de platina triplo por mais de 750 mil cópias vendidas[13] . Foi seu sexto CD pela MK e o primeiro ao vivo de seu ministério. O CD traz uma linguagem congregacional e letras que revelam a intimidade de uma adoradora extravagante. Repleto de experiências marcantes, como por exemplo, o nascimento de seu filho Isaac. Mas a mudança não se limita apenas pelo fato de ser mãe. Fernanda diz que neste CD teve liberdade de se mostrar como é, sem temer julgamentos. De acordo com a também pastora, Apenas Um Toque é uma continuação crescente da transformação ministerial que começou em QUEBRANTADO CORAÇÃO. 

Em 2006 a cantora lançou o álbum Profetizando às Nações que teve metade de sua renda doada a missão Portas Abertas, organização que ampara a igreja perseguida (cristãos que vivem em lugares em que são perseguidos por serem crentes)[13] . A partir de seu engajamento com a Igreja Perseguida, Fernanda se tornou embaixadora da causa.

Derrubando as expectativas criadas em torno do novo trabalho, Fernanda gravou um disco de estúdio voltado para missões, iniciativa inédita na música gospel nacional. O que mais lhe impulsionou foi o fato de em pleno século 21, muitos cristãos ainda serem perseguidos, torturados e mortos ao redor do mundo. O motivo: a crença que professam ou tentam. Incomodada com essa situação e disposta a fazer algo contundente. Apesar de o tema do trabalho não ser motivo para celebração, o novo álbum de Fernanda é rico em ritmos, estilos e muito deferente também sonoramente de seus demais trabalhos. Afinal, o mais importante é o que impulsiona essas pessoas a arriscarem suas vidas: a alegria de estar falando do amor de Deus.

O CD recebeu Discos de Ouro e Platina e deu origem ao esperado DVD PROFETIZANDO ÀS NAÇÕES - AO VIVO, lançado em setembro de 2007 pela MK Music. Apesar de praticamente todas as canções do CD estarem presentes no DVD, Fernanda Brum e o seu produtor musical e marido, Emerson Pinheiro, surpreenderam mais uma vez. Não se limitaram em tão somente reproduzir as músicas, mas deram um diferencial retocando cada arranjo. ''Eu Vou (África)'' - com sons de tambores contagiantes - tornou-se hit desde o CD e inspirou a concepção visual do DVD. E, nela, Emerson pode ir mais além em sua criatividade musical.

Em 2008 foi lançado o álbum Cura-me. O álbum traz uma participação de Ana Paula Valadão do Diante do Trono na música Não é Tarde, além de tratar de temas polêmicos, como o aborto[14] . Cura-me deu origem ao DVD de mesmo nome que foi lançado no final de 2009. E, como não poderia de deixar de ser, a cantora ousou mais uma vez incluindo uma encenação (estupro de Tamar) durante o show e apresentação de danças (protesto contra o aborto). 

No mesmo ano se uniu com Eyshila num projeto que em 2008 se tornou CD, o album Amigas. O álbum foi disco de ouro. Em 2009, gravaram o álbum Amigas 2 com participação da cantora Liz Lanne na faixa Pessoas feitas de amor, regravação de Ludmila Ferber. O CD novamente recebeu disco de ouro[15] .

No início de 2010 chegou Glória, o mais recente álbum da cantora. Que conquistou Disco de Ouro em apenas um mês de lançamento. Quando Fernanda Brum entra em estúdio, começam a surgir perguntas no Orkut, Twitter, sites de relacionamento em geral, sobre qual será o tema abordado por um dos mais expressivos nomes do gospel nacional em seu CD. Ela que já falou de missões, cura emocional, morte e ressurreição, adoração extravagante etc, aborda a glória de Deus em seu novo álbum lançado em 2010: Glória (MK Music). Com produção de Emerson Pinheiro (seu marido), o disco conta com várias composições da cantora, outras em parceria com Emerson e com o amigo de muitos anos, pr. Livingsthon Farias, e reúne baladas, canções de rock e uma novidade: O ritmo baiano.

O CD Glória chegou às lojas em 2010 e marcou o ministério de forma especial, celebrando o nascimento de Laura. Rendeu sucessos como “A Tua Glória Faz”, “Canta Minh’Alma” e “Pavão Pavãozinho”. O álbum deu origem ao projeto Glória In Rio, em CD e DVD - gravados ao vivo na Praça Tropicalismo no coração da comunidade de Vigário Geral (não pacificada), subúrbio do Rio de Janeiro. E foi um marco para a cidade e também para o segmento. Revolucionando na estética e na ousadia. Em 2012 chega às lojas o 9º álbum totalmente inédito da cantora - (Glória In Rio e Feliz de Vez são regravações), Liberta-me, que conquistou Disco de Ouro em apenas um mês. E marca também a renovação de mais um contrato com a MK Music. Casamento que já dura 18 anos.    

No dia 27 de junho de 2010, participou do quadro Encontro Musical do Domingão do Faustão na Rede Globo, ao lado de Aline Barros as duas foram aclamadas pelo apresentador como Rainhas da Musica Gospel Brasileira . Na ocasião cantou a música "Cura-me" e em seguida fez um dueto com Aline Barros em Tudo é Teu.[16] . Também foi lançado o álbum Glória, álbum em que se destaca a música Pavão Pavãozinho que fala sobre injustiça social[17] e foi responsável por uma de várias indicações ao Troféu Promessas[18] .

A cantora também participou do Festival Promessas, evento que pretendia reunir mais de 200 mil pessoas no Aterro do Flamengo e foi exibido na Rede Globo. Além de Fernanda, participaram os cantores Davi Sacer, Eyshila, Fernandinho, Damares, Pregador Luo, Ludmila Ferber, Regis Danese e o grupo Diante do Trono[19] Fernanda ainda foi convidada a fazer um papel recorrente no filme Finding Josef, que será lançado no ano de 2014.

Em julho de 2012, Fernanda Brum anunciou o título de mais um trabalho, Liberta-me. O disco foi gravado em junho e o encarte da obra foi produzido pela Quartel Design, e um feito inédito foi pedir ao publico via twitter mediante a escolher duas capas pra serem votadas, o que seria a capa oficial do disco.[20] [21] A obra recebeu composições de vários músicos e artistas, como Livingston Farias, Luiz Arcanjo, Arianne, entre outros. Liberta-me foi lançado em agosto de 2012.[22] [23]

Em 2012, aconteceu o Troféu Promessas, a festa aconteceu no dia 05 de dezembro no Teatro Geo – São Paulo/SP, onde artistas, pastores e profissionais do meio gospel puderam presenciar a maior premiação da música evangélica nacional.A cantora Fernanda Brum ganhou o prêmio de Melhor Cantora e ainda com o grupo Voices onde fazia parte, ganhou na categoria Melhor Clipe com a música "Aguenta Firme", que conta uma história de superação junto com as cantoras Marina de Oliveira, Liz Lanne, Lilian Azevedo e Eyshila.

Cantora Gospel Fernanda Brum

Em 2013 Fernanda lança seu primeiro livro "E Foi Assim..." , que conta experiências e momentos de sua vida. Já faz alguns anos que a pastora Fernanda Brum vem escrevendo a sua autobiografia. O livro tinha previsão de lançamento para 2006, porém, a pastora Fernanda sentiu que aquele não era o tempo de Deus. A obra relata a infância, a adolescencia rebelde, a conversão, decepções amorosas, Grupo Voices, o início do ministério, o casamento entre outras coisas...

Na biografia “E Foi Assim...”, Fernanda poderia ter utilizado as técnicas literárias mais refinadas, mas preferiu contar sua história de forma simples, cativante e acessível a todos. Em cada linha, a história é narrada com lágrimas, sorrisos, simplicidade e complexidade. Para fazer uma referência da essência desta mensagem, citamos John L. Mason: Todos nascemos originais, mas a maioria morre cópia.

Ministério Profetizando as Nações[editar | editar código-fonte]

Fernanda Brum e Emerson Pinheiro dispuseram suas vidas a viver para anunciar a salvação em Jesus Cristo através do louvor, da Palavra, das ações. Seja nos púlpitos, nos palcos, nas favelas, na cidades pequenas, no interior, nos guetos …. no Brasil, no exterior. Essa visão macro do Ministério Profetizando às Nações surgiu após o casal já trabalhar há anos juntos - ele produzindo, pregando e pastoreando a igreja local e ela cantando, pregando e ambos compondo. Especificamente quando Fernanda começou a receber de Deus a revelação para seu sexto álbum, Profetizando às Nações, através do pastor Livingsthon Farias – autor da música 'Eu Vou (África)' – entregou a ela o livro 'Torturados por Amor a Cristo' e a revista Missão Horizontes, ambos sobre a igreja perseguida no planeta.

Fernanda ficou dias impactada pela leitura, e seu inconformismo de adolescência com essa questão reascendeu, e o que a fez entender que lutar por essa causa e levar as boas novas aos quatro cantos da terra definitivamente fazia parte de seu chamado. Ambos (ela e Emerson) já haviam sido ordenados pastores, e começaram a conhecer mais e acompanhar de perto a causa da igreja perseguida. Fernanda foi até recebida como correspondente especial da Missão Portas Abertas no Brasil, e fez campanha para que uma jovem da Eritreia (país africano) - que estava há mais de dois anos e meio presa em um container e incomunicável por pregar a Palavra Deus - fosse solta. O Portas Abertas e a ajuda à causa da igreja perseguida é uma das prioridades ministeriais de Fernanda. Ela revela que ao receber uma ligação deles, seu coração dispara, os olhos brilham. “Eu procuro saber avidamente o que está acontecendo, o que eles estão fazendo e sempre me coloco a disposição para ajudar em tudo o que eu posso”, destaca.

Para a cantora e pastora, a ação do Profetizando em causas é profundamente visceral. Normalmente ela acontece porque Fernanda se envolve intensamente com o assunto. O Profetizando às Nações não é uma igreja, não é uma ONG, mas um desdobramento disso tudo, é uma associação com uma abrangência mundial. Na verdade o ministério tem a pretensão de arrecadar fundos, incentivar ações de boa vontade, mobilizar pessoas em prol de causas sociais específicas e atemporais. Como por exemplo, contra o aborto. “Essa foi uma causa que nós abraçamos com o AMGI, que é uma casa de apoio a mulheres com gravidez indesejada, e o CD Glória doa parte de sua renda para essa instituição. Nós não temos uma ONG, mas apoiamos aquelas que já existem e fazem trabalhos com os quais nos identificamos. Seja financeiramente, com a nossa mídia ou nossa bandeira”, explica Fernanda, que gravou uma música sobre o tema no CD Cura-me, chamada 'Aborto Não'.

Outro exemplo de engajamento do Ministério profetizando às Nações é a campanha contra a pedofilia. A própria Fernanda atuou e mobilizou profissionais que doaram seu trabalho por causa das crianças. “Ajudar a combater a pedofilia é muito importante. Dou como exemplo a pergunta do Jô Soares outro dia em seu programa, se alguém seria a favor da pedofilia? Eu digo que os pedófilos são a favor. É por isso é muito importante que a sociedade se una contra a pedofilia e traga informações para que todos fiquem alertas”, frisa Fernanda, que acompanhou de perto o assunto em contato com o senador Magno Malta, que criou a CPI da Pedofilia, que colocou diversos criminosos atrás das grades.

Não existe uma regra para definir as causas que serão apoiadas pelo trabalho do Profetizando às Nações. Fernanda, Emerson e sua equipe de mais de 25 pessoas estão dispostas a trabalhar seguindo a direção que Deus lhes dá. “Eu estou aí para utilizar toda a mídia que eu puder alcançar, levantar a minha paixão, a minha bandeira sobre o que o evangelho sugere”, reforça Fernanda. A causa mais recente apoiada pelo Profetizando às Nações foi a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro. Pessoas perderam tudo e, quando Fernanda percebeu, já estava engajada. “Eu chamei o cinegrafista na minha casa com urgência para gravar um apelo urgente. Nós não tínhamos a estrutura nem ainda uma conta corrente específica para as doações, isso foi feito depois. Nós conseguimos arrecadar recurso que se transformaram em fogões, geladeiras, alimentos, roupas. E ainda tem sido utilizado dessa maneira”, ressalta a pastora, explicando que são ações profundamente evangélicas. “Se o meu próximo está sofrendo, eu não consigo passar por ele de maneira a ignorar seu sofrimento. Enquanto Jesus me der forças pra isso, independente das críticas, desse olhar de pessoas que me chamam de demagoga, eu vou dormir tranquila porque eu obedeci a Deus”.

Extensão Vocal[editar | editar código-fonte]

Fernanda Brum é dona de um timbre lindo, muito escuro e pesado, porém com notáveis habilidades para agudos. É classificada como ela própria declarou em entrevista como Mezzo-Contralto, atingindo notas que correspondem à médias-graves da região de Barítono: possui um B♭2 como nota mais grave na canção Pavão Pavãozinho do Glória (álbum). Apesar de chegar à notas tão escuras e profundas, também possui notas muito agudas e bem sustentada, como já foi dito: sua nota mais aguda até hoje notada foi um E6 na canção Deus Mandou do Liberta-me (álbum) (em falsete).

Há comentários de que talvez, Fernanda possa ser considerada a voz mais grave do gospel Brasileiro, por mais frequentemente cantar confortavelmente nessa região vocal.

  • Classificação Vocal: Mezzo-Contralto

Nota Mais Grave: B♭2 (Pavão Pavãozinho do álbum Glória)

Nota Mais Aguda: E6 (Deus Mandou do álbum Liberta-me)

Extensão Vocal: B♭2-E6 (3 oitavas, 3 notas e 1 semitom (incluindo falsete)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Nasceu no Rio de Janeiro, dia 19 de dezembro de 1976 Começou a cantar com 5 anos
  • Extensão vocal: contralto
  • Lançou seu primeiro disco em 1992, aos 16 anos. pela gravadora Nancel Produções
  • Seu primeiro grande evento foi fazendo a abertura do show da cantora Shirley Carvalhaes 
  • Em 1995, lançou seu primeiro CD pela MK Music, 'Meu Bem Maior' 
  • Em 2004 já tinha mais de 5 Discos de Ouro
  • É casada com Emerson Pinheiro, que é seu produtor musical e também pastor 
  • Tem dois filhos: Isaac (12 anos) e Laura (4 anos) 
  • Nome dos pais: Nélio Brum Costa e Maria Fernandes 
  • Tem três Irmãos: Márcia, Bruno e Louise 
  • Influência importante em sua vida espiritual: avó Diogresa 
  • Foi indicada ao Grammy Latino em 2008 com o CD Cura-me
  • É pastora auxiliar da Igreja Batista Central da Barra, no Rio de Janeiro (RJ)
  • Todos os anos participa de turnê internacional
  • É embaixadora Oficial da ONG Portas Abertas, instituição que ajuda a igreja perseguida pelo mundo 
  • Integrou o grupo musical Voices ao lado de Marina de Oliveira, Liz Lanne, Eyshila e Lilian Azevedo 
  • Também lançou dois CDs do projeto Amigas, no qual faz dupla com a cantora Eyshila
  • Foi a primeira cantora do mercado fonográfico em geral a lançar um CD em MP3 reunindo vários de seus álbuns
  • Seu encontro com Deus aconteceu na mesma noite em que viu seu marido, Emerson Pinheiro, durante show do grupo altos Louvores 
  • Começou a tocar Violão com 4 anos. Nunca estudou teoria musical ou canto, aprendeu observando seu pai ensaiar o coral da igreja. 
  • Atividades profissionais que já exerceu antes de ser cantora: vendedora, modelo (dos 13 aos 16 anos), figurante em novelas, cantora de jingles comerciais 
  • Já ganhou um concurso de TV cantando ao representar a escola em que estudava
  • Fez curso de teatro 

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ano Título Certificação
1993 Feliz de Vez (1ª Edição - Versão em LP)
1995 Meu Bem Maior(versão em CD e LP) Gold.png Ouro
1997 Sonhos(versão em CD e LP) Gold.png Ouro
1999 O Que Diz Meu Coração Gold.png Ouro
2001 Feliz de Vez (2ª Edição - Versão estendida em CD e com novos arranjos) Gold.png Ouro
2002 Quebrantado Coração Platinum.png Platina
2004 Apenas um Toque-ao vivo Triple Platinum.png 3× Platina
2006 Profetizando às Nações Triple Platinum.png 3× Platina
2008 Cura-me Double Platinum.png 2× Platina
2010 Glória Double Platinum.png 2× Platina
2011 Glória in Rio Platinum.png Platina
2012 Liberta-me Platinum.png Platina
2014 Da Eternidade

Álbuns em Espanhol[editar | editar código-fonte]

Ano Título
2007 Apenas un Toque - Ao Vivo
2008 Redéncion

Projeto Amigas-Fernanda Brum & Eyshila[editar | editar código-fonte]

Ano Título Certificação
2008 Amigas Platinum.png Platina
2009 Amigas vol. 2 Gold.png Ouro

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Ano Título
2005 MK CD Ouro - As 10 Mais de Fernanda Brum
2005 MP3 Collection
2009 Som Gospel
2010 Falando de Amor
2010 Profetizando as Nações - SlidePack

Videografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título
2004 Apenas um Toque - O Evento
2007 Profetizando às Nações - ao vivo
2009 Cura-me - Ao Vivo
2010 Mk Clipes Collection - Fernanda Brum
2011 Glória In Rio
2014 Liberta-me

Livros & EPs[editar | editar código-fonte]

Ano Título
2013 E Foi Assim...

Com o Voices[editar | editar código-fonte]

Participações em CDs[editar | editar código-fonte]

Ano Música Álbum Cantor
1997 Vem Encher-me Tira-me do Vale Eyshila
1997 Meu Maior Prazer Meu Maior Prazer Kleber Lucas
1999 A Samaritana A Fé Sérgio Lopes
2004 Sábia Loucura Adoração PG
2006 Vem Encher-me Collection - Ao Vivo 10 Anos Eyshila
2006 Fazer a Diferença Terceiro Dia Cristiane Carvalho
2007 A Bahia é de Deus e Íntima Adoração Louva Brasil Tempero do Mundo
2007 Fui Ungido Uma Fonte a Jorrar Igreja Batista Nova Ebenézer
2008 Eu Quero Ir Tempo de Justiça Beno César
2008 Não temerei Vou te tocar Comunidade Evangélica cristã de Vila da Penha
2008 Me Rendo a Ti Até os Confins da Terra Adoração e Adoradores
2008 Tu És Bom Até os Confins da Terra Adoração e Adoradores
2008 Ainda Dá tempo Mergulhar Liz Lanne
2009 Os sonhos Voltaram A Esperança Vive Ludmila Ferber
2009 Encontro das Águas Tua Visão Diante do Trono
2009 Que o Cordeiro Receba Renovo Clamor pelas Nações
2009 Vinde a Mim Acústico Nívea Soares
2009 Centro da Tua Vontade Acústico Nívea Soares
2009 Pastor Nada Pode Calar Um Adorador Eyshila
2010 Geração Eleita e Futuro da Nação Tenho Fome - O Tempo de Deus Chegou Jeová Nissi
2011 Consolo Para o Inconsolável Som do Amor Cristina Mel
2011 Alto Preço Rastros do amor Asaph Borba
2011 Amarra-me no Teu Altar Exclusivamente Seu Jairo Bonfim
2012 Um mundo melhor Um mundo melhor Beno César
2013 Te Amo Tanto Entre Paulo César Baruk
2013 O Deserto Vale Ouro Pra Me Alegrar Ludmila Ferber
2013 Santo Deus A Música da minha Vida Arianne
2014 Toquei Nas Suas Vetes O Centro de Todas As Coisas Asaph Borba
2014 Avenida Santidade Anderson Freire e Amigos Anderson Freire
2014 INTENSO Faz Acontecer Pr. Lucas

Participações em DVDs[editar | editar código-fonte]

Ano Música Álbum Cantor


2004 Derrama Faz Chover Fernandinho
2004 Vinho & Pão Paixão de Cristo - O Musical Cast MK Music
2006 Vem Encher-me Collection 10 anos Eyshila
2007 Alegria do Senhor Propósito Kleber Lucas
2008 Me Rendo a Ti Até os Confins da Terra Adoração e Adoradores
2008 Tu És Bom Até os Confins da Terra Adoração e Adoradores
2008 Espírito Santo Até Tocar o Céu Eyshila
2009 Encontro das Águas Tua Visão Diante do Trono
2009 Que o Cordeiro Receba Renovo Clamor pelas Nações
2009 Vinde a Mim Acústico Nívea Soares
2009 Centro da Tua Vontade Acústico Nívea Soares
2011 Alto Preço Rastros do Amor Asaph Borba
2012 Louvarei na Tempestade Imagem & Semelhança PG
2014 Não é tarde Essência Anderson Freire

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme/Série/TV Personagem Nota
2015 Finding Josef Artista de rua Participação Especial[24]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Premiação vendagens

Album Premiação
Meu Bem Maior Disco de Ouro
Sonhos Disco de Ouro
O Que Diz Meu Coração Disco de Ouro
Quebrantado Coração Disco de Platina
Apenas um Toque Disco de Platina Triplo
Profetizando as Nações Disco de Platina Triplo
Cura-me Disco de Platina Duplo
Falando de amor - Fernanda Brum Disco de Platina Duplo
Gloria Disco de Platina
Gloria In Rio Disco de Ouro
Profetizando às nações - SlidPack Disco de Ouro
Liberta-me Disco de Platina

Troféu Promessas

Ano Categoria Resultado
2013 Melhor Cd - Liberta-me Indicada
2013 Melhor Clip - Liberta-me Indicada
2013 Melhor Cantora Venceu
2012 Melhor Cd - Glória In Rio Indicada
2012 Melhor DVD - Glória In Rio Indicada
2012 Melhor Musica - Canta Minh´alma Indicada
2012 Melhor Cantora - Fernanda Brum Venceu
2011 Melhor Clipe - Pavão Pavãozinho Venceu
2011 Melhor CD - Glória Indicada
2011 Melhor Cantora Indicada

Troféu Talento[25] [26]

Ano Categoria Resultado
2009 Dupla do Ano (Fernanda Brum e Eyshila) Venceu
2007 Cantora do Ano Venceu
2005 Cantora do Ano Indicada
2003 Videoclipe do Ano - Quebrantado Coração Indicada
Música do Ano - Quebrantado Coração Indicada
CD do Ano - Quebrantado Coração Indicada
Melhor Regravação - Lembranças de Jesus Venceu
Cantora do Ano Venceu
2002 Melhor Regravação Indicada
1996 Revelação Feminina Venceu

Grammy Latino

Ano Categoria Resultado
2008 Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa - Cura me Indicada

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Eder Lara (03/12/05). Fernanda Brum é nomeada embaixadora do Ministério Portas Abertas Portal Praise. Visitado em 19 de agosto de 2014.
  2. a b Instituto Cultural Cravo Albin. Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira - Fernanda Brum. Visitado em 19 de agosto de 2014.
  3. a b Raul Gil grava especial Grammy Latino com Fernanda Brum Gospel Mais (29 de outubro de 2008). Visitado em 19 de agosto de 2014.
  4. Cantora gospel Soraya Moraes ganha dois Grammy Latino Gospel Mais (14 de novembro de 2008). Visitado em 19 de agosto de 2014.
  5. Dan Martins (16 de novembro de 2013). Confira como foi a participação dos vencedores do Troféu Promessas no Encontro com Fátima Bernardes; Veja fotos e assista na íntegra Gospel Mais. Visitado em 19 de agosto de 2014.
  6. Rudson Lopes. Expandindo os horizontes Gospel no Divã. Visitado em 19 de agosto de 2014.
  7. Leiliane Roberta Lopes (23/04/2014). Fernanda Brum se apresenta nesta quarta no Programa do Ratinho Gospel Prime. Visitado em 19 de agosto de 2014.
  8. Entrevista com Aline Barros e Fernanda Brum no Domingão do Faustão Gospel mais. Visitado em 19 de agosto de 2014.
  9. a b Perfil Profetizando às Nações. Visitado em 19 de agosto de 2014.
  10. a b Gospel Prime. Biografia de Fernanda Brum. Visitado em 31 de outubro de 2011.
  11. Jhonata Cardoso. CD Quebrantado Coração (Fernanda Brum) - Análise Super Gospel. Visitado em 07 de novembro de 2011.
  12. Alex Oliveira da Silva. CD Apenas um Toque (Fernanda Brum) - Análise. Visitado em 07 de novembro de 2011.
  13. a b Luiz Fernando Martins. CD Profetizando às Nações (Fernanda Brum) - Análise Super Gospel. Visitado em 07 de novembro de 2011.
  14. Roberto Azevedo. CD Cura-me (Fernanda Brum) - Análise Super Gospel. Visitado em 07 de novembro de 2011.
  15. Roberto Azevedo. CD Amigas 2 (Fernanda Brum e Eyshila) - Análise Super Gospel. Visitado em 07 de novembro de 2011.
  16. [1]
  17. Jhonata Cardoso. CD Glória (Fernanda Brum) - Análise Super Gospel. Visitado em 07 de novembro de 2011.
  18. Troféu Promessas. Veja a lista de indicados para o Troféu Promessas Gospel Minas. Visitado em 07 de novembro de 2011.
  19. G1. Festival Promessas reunirá cantores gospel no Rio em dezembro. Visitado em 07 de novembro de 2011.
  20. Fernanda Brum revela o nome do seu novo CD pela MK Music - Liberta-me Super Gospel. Visitado em 12 de julho de 2012.
  21. Fernanda Brum apresenta duas capas para CD Liberta-me Gospel Prime. Visitado em 10 de agosto de 2012.
  22. Liberta-me - Futuros lançamentos MK Music. Visitado em 11 de agosto de 2012.
  23. Fernanda Brum realiza show de lançamento do novo cd em juiz de fora Super Gospel. Visitado em 21 de agosto de 2012.
  24. IMDB. Finding Josef (2013) Página visitada em 28 de dezembro de 2012
  25. Troféu Talento. Vencedores do Troféu Talento 2009, confira Gospel+. Visitado em 07 de novembro de 2011.
  26. Troféu Talento. Confira os indicados e vencedores do Troféu Talento 2003 Universo Musical. Visitado em 07 de novembro de 2011.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Fernanda Brum