Fernando Alvim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o instrumentista português, veja Fernando Alvim (músico).
Fernando Alvim
Fernando Alvim
Fernando Alvim
Nascimento 3 de maio de 1974 (49 anos)
Vila Nova de Gaia, Portugal Portugal
Nacionalidade Portugal Portuguesa
Ocupação Humorista, Locutor, Apresentador

Fernando Alvim (Vila Nova de Gaia, Mafamude, 3 de Maio de 1974) é um humorista, locutor e apresentador de TV português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Com apenas 13 anos iniciou a sua actividade na rádio, profissionalizando-se aos 17 na Rádio Press. Trabalhou depois na Rádio Nova Era onde apresentou durante muito tempo, nos anos 1990s, o programa Cais do Engate, concurso radiofónico de encontro às cegas, em que o casal vencedor era premiado com entrada livre no "Cais 447", uma discoteca de Matosinhos, e dormida gratuita num hotel, na mesma noite. Em 1998 foi para a Rádio Comercial e no mesmo ano, estreou-se na televisão, no programa Top Rock da TVI, onde fez dupla juntamente com Vanda Miranda, Mariana Amaral e Pedro Marques. Em 1999, ingressa no programa Curto Circuito, primeiro no extinto CNL, depois na SIC Radical, juntando-se inicialmente a Rui Unas e Rita Mendes e depois a Bruno Nogueira, Teresa Tavares, Solange F e Rita Andrade.

Em 2002 começou a Prova Oral na Antena 3 com Rita Mendes. Em simultâneo colaborou em projectos como Cine-XL (2001) e Perfeito anormal (2002), os dois ao lado de Nuno Markl, tendo este último programa estreado e revelado Ricardo Araújo Pereira e José Diogo Quintela. Seguiu-se O Homem da Conspiração (2003) e Boa Noite Alvim (2007).

Já em 2008 publica o livro "Alvim - 50 Anos de Carreira" (Esfera dos Livros), que sucederia a "No Dia em Que Fugimos Tu Não Estavas em Casa" (Edições Quasi, 2003) e ao qual se seguiriam “Não atires pedras a estranhos que pode ser o teu pai (2010)”, “ Não és tu, sou eu (2012)” e “Mente-me só se for verdade (2013)”.

Criou a Revista 365, lançou o Festival Termómetro Unplugged, criou uma editora de humor a Cego Surdo e Mudo, o Festival Alternativo da Canção, a televisão online Speaky.TV. Criou ainda os Monstros do Ano, a Regata de Barquinhos a Remos, o torneio de Padel e Golfe para Nabos, o Festival Idiota, Prémios Novos, entre muitos outros.

Foi fundador do 5 para a meia noite, em 2009, onde juntamente com Filomena Cautela, Luis Filipe Borges, Nilton e Pedro Fernandes se manteve até 2011.

Depois daí, seguiu-se o programa É a Vida Alvim desde 2013. Primeiro no canal + TVI e depois no Canal Q. Pelo meio, apresentou o programa Obrigado, Internet! com Pedro Paulos e Nuno Dias na Antena 3.

Actualmente, apresenta diariamente a Prova Oral na Antena 3 e semanalmente o top de música A3.30, na Antena 3. Na RTP1, apresenta a versão televisiva dos mesmos programas: a Proval Oral às terças-feiras à noite e o A3.30 aos sábados à noite.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]