Fernando Bermudes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fernando Bermudes
Conde de Cea
Cônjuges Elvira Díaz de Saldanha
Descendência
Ver Descendência
Pai Bermudo Nunes
Mãe Argilo
Morte 978

Fernando Bermudes (em espanhol: Fernando Bermúdez; m.978) foi um nobre do Reino de Leão, o segundo conde de Cea, e membro da maís alta nobreza. Foi filho de Bermudo Nunes, conde de Cea, e de sua esposa Argilo, e o pai de uma rainha de Pamplona. Tinha vários irmãos, incluindo a condessa Froiloba Bermudes, esposa do conde Munio Flaínez, os bisavós do Cid e de Jimena Díaz.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Como primogênito, herdou ativos substanciais de seu pai e de seu tio Oveco Nunes, bispo de Leão. Seus primeiros anos da vida pública foram passados ​​no Reino das Astúrias onde tinha várias propriedades, alguns doadas por Urraca, viúva do rei Fruela II, e seus filhos os infantes Ramiro e Ordonho Froilaz, como registrado em um inventário datado 976 de várias propriedades em Naptavlio, provavelmente doadas por ter apoiado os filhos do rei Fruela e têm sido cúmplices na rebelião do ano 932 contra o rei Ramiro II quem forçou a Fernão para retornar as igrejas de San Vicente e Santa Eulalia de Triongo a Catedral de Oviedo.[1] No entanto, suas relaçãos com a casa real asturleonesa melhoraram depois com Ordonho III o sucessor de Ramiro. Figura pela primeira vez em 960 ostentando a dignidade condal. Foi mordomo-mor do rei Ramiro III e como rico-homem figura freqüentemente na cúria régia roborando diplomas reais.[2]

Matrimónio e descendência[editar | editar código-fonte]

Casou com Elvira Diaz, filha de Diogo Muñoz, conde em Saldaña, e de Tigridia, de quem teve cinco filhos:[3]

  • Pedro Fernandes (ca. 958-1028) o terceiro conde de Cea, casado com Sancha Muñoz (m. depois de 1038) — filha do conde Munio Fernandes e Jimena Froilaz, filha do conde Froila Velaz.[4] — de quem teve uma filha, Elvira Peres (m. 1038). Com ele extinguiu-se a linha masculina direta dos condes de Cea.[5]
  • Gomes Fernandes, esposo de Onecca, pais da condessa Onecca Gomes, esposa do conde Fortún, provavelemente da casa real de Pamplona.
  • Gotina Fernandes casada com Paio Rodrigues (m. 1007).
  • Jimena Fernandes reinha de Pamplona pelo seu matrimónio com Garcia III e mai do rei Sancho Garcês III
  • Justa Fernandes, a primeira esposa do conde Flaín Muñoz.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em espanhol, cujo título é «Fernando Bermúdez», especificamente desta versão.
  • Torres Sevilla-Quiñones de León, Margarita Cecilia. El Reino de León en el siglo X: El Condado de Cea. León: Ediciones Universidad de León, 1998. ISBN 84-7846-781-5.
  • Torres Sevilla-Quiñones de León, Margarita Cecilia. Linajes nobiliarios de León y Castilla: Siglos IX-XIII. Salamanca: Junta de Castilla y León, Consejería de educación y cultura, 1999. ISBN 84-7719-700-8.