Fernando Ikoma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Fernando Ikoma (Martinópolis, 22 de janeiro de 1945) é um pintor, roteirista e desenhista de histórias em quadrinhos brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Autodidata, antes de ingressar na pintura trabalhou como diretor de arte em diversas agências de publicidade. Nos Anos 60 fez parte da EDREL, editora fundada por Minami Keizi, onde dentre outras coisas fez o livro A técnica universal das histórias em quadrinhos[1] , anteriormente publicado com o título de Curso Comics, o curso era composto de fascículos vendidos por correspondência, os primeiros números foram feitos pelo próprio Minami, Fabiano Dias, Crispim e Claudio Seto[2] .

Embora seja descendente de japoneses, Ikoma não havia tido contado com os quadrinhos japoneses, popularmente conhecidos como mangás, até conhecer o trabalho de Seto e Keizi, ironicamente o livro "A técnica universal das histórias em quadrinhos", foi a primeira publicação brasileira a falar do quadrinho japonês[3] [4] .

Após sair da EDREL, Ikoma ainda escreveria roteiros para a revista O Judoka da EBAL, para a revista Heróis da TV da Editora Abril (que na época trazia histórias dos personagens da Hanna Barbera) e para a editora Grafipar (que possuia um núcleo de quadrinhos coordenado por Claudio Seto, com quem trabalhou na EDREL)[5] , entretanto, a maior da sua carreira foi dedicada as artes plásticas[2] .

Em 2008, Ikoma, Yppe Nakashima, Minami Keizi e os irmãos Paulo e Roberto Fukue ganharam o Troféu HQ Mix na categoria Grande Mestre, pela primeira vez o Troféu premiava cinco artistas ao mesmo tempo[6] .

Em 2011, Ikoma voltou a trabalhar com quadrinhos, produzindo webcomics infanto-juvenis publicadas em blogs[7] .

Referências

  1. Minami Keizi, a Edrel e as HQs brasileiras: Memórias do desenhista, do roteirista e do editor (em português) site da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.. Página visitada em 17/11/2009.
  2. a b Marcio Baraldi (02/03/2011). Entrevista: Fernando Ikoma Bigorna.net.
  3. Gian Danton (colaborou José Carlos Neves) (02/05/2011). Entrevista Claudio Seto - O Samurai Mágico da HQB (parte 2) Bigorna.net.
  4. Sônia Luyten (1991). Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses. hedra. ISBN 9788587328175
  5. Resenha Maria Erótica - Fantasia Adulta Em Quadrinhos # 1 (em português) Universo HQ. (19/12/08). Página visitada em 17/11/2009.
  6. Sidney Gusman (17/07/08). Universo HQ é octacampeão do HQ Mix; confira todos os premiados Universo HQ.
  7. Marcio Baraldi (27/04/2011). Fernando Ikoma volta a produzir quadrinhos Bigorna.net.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.