Fernando Mendes de Almeida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fernando Mendes de Almeida (São Luís, 26 de julho de 1845Rio de Janeiro, 26 de agosto de 1921) foi um jornalista e senador do estado do Maranhão durante a República Velha (ou Primeira República), no período de 1909 a 1921. Foi conde romano, pela Santa Sé.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era filho de Cândido Mendes de Almeida, também senador pelo Maranhão, e irmão do diplomata Cândido Mendes de Almeida Filho.

Bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Em 1879 iniciou o o movimento pela criação de uma Faculdade Livre de Direito na capital da corte, que assumisse um perfil progressista. Três anos depois, em 18 de abril de 1882, funda, com sede em seu escritório na Rua do Rosário, n.º 74, a Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro, que somente obteve autorização plena para funcionar em 1891, após a proclamação da República. Esta instituição foi o embrião da atual Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, exerceu os cargos de diretor e redator-chefe do Jornal do Brasil.

Também foi responsável pela criação do Curso de Comércio que deu origem a atual Universidade Cândido Mendes, instituição particular de ensino que até hpje pertence a sua família.

Participou da fundação de diversas outras instituições.

Foi advogado de renome na Capital da República e professor da Faculdade de Direito.

Obras literárias[editar | editar código-fonte]

Lista a completar.[2]

  • Carrossel Fantasma (1937)
  • Sonetos de Bocage

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. BARATA, Carlos Eduardo de Almeida. «Subsídios para um catálogo dos títulos de nobreza concedidos pela Santa Sé aos brasileiros». Colégio Brasileiro de Genealogia. Títulos concedidos pela Santa Sé, ditos títulos papais, tabela II, ref. 29. Arquivado do original em 11 de outubro de 2010. Ref.: 29; Nome: Fernando Mendes de Almeida; Grau: Conde; Título: Mendes de Almeida; Nascimento: 26.07.1857; Falecimento: 26.08.1922; Origem: MA. 
  2. BRASIL. Congresso. Senado Federal. Catálogo biográfico dos senadores brasileiros - 1826 a 1986. Brasília; Senado Federal, centro gráfico, 1986. 4v. il
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.