Fernando Weyne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fernando Weyne
Nascimento 3 de setembro de 1868
Santa María
Morte 17 de abril de 1906
Fortaleza
Cidadania Brasil
Progenitores
Irmão(ã)(s) Alfredo Nunes Weyne, Álvaro Nunes Weyne
Ocupação militar, escritor
Causa da morte tuberculose

Fernando da Costa Weyne (Santa María, 3 de setembro de 1868Fortaleza, 17 de abril de 1906) foi poeta, jornalista, contista e comediógrafo paraguaio-brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em San Fernando, Paraguai, fruto do relacionamento do tenente-coronel cearense Alfredo da Costa Weyne, que ali se achava em combate, com uma enfermeira paraguaia. Com menos de dois anos de idade, veio com o pai para o Brasil, indo residir em Porangaba, agora parte do município de Fortaleza, Ceará.

Após os estudos primários, Fernando ingressou na Escola Militar, não chegando, porém, a terminar o curso. Todavia, desde muito jovem revelou seus pendores para as artes. Em 1895, começou a participar do Centro Literário, agremiação de intelectuais cearenses, no qual também participavam: Antônio Bezerra, Justiniano de Serpa, Júlio Olímpio, Rodrigues de Carvalho, Barão de Studart, Soares Bulcão, Aníbal Teófilo e tantos outros[1]. Através desta agremiação, teve publicados os seus poemas Miudinhos, volume único, em 1895.

Em 1897, escreveu aquele que seria seu poema mais famoso: Loucuras, dedicado a uma ex-namorada, que, musicado por Roberto Xavier de Castro, outro membro do Centro Literário, em pouco tempo se tornou uma das modinhas mais populares do país com o título tirado do último verso: A Pequenina Cruz de Teu Rosário.

Escreveu peças teatrais, com preferência pelo gênero da comédia, dentre as quais destacam-se: O Lobisomem, Ventura Sem Ventura, Nem Mel Nem Cabaça e Quem Muito Escolhe. Também escreveu vários artigos de arte para o Jornal do Comércio do Rio de Janeiro.

Morreu de tuberculose, aos 38 anos, e seus restos mortais descansam no cemitério de Parangaba. Deixando inédito o trabalho A Aeronáutica, em que, depois de focalizar as suas origens, expunha a teoria do balão livre e a construção de um balão aerostático[2].

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]