Ferreira (nome de família)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brasão dos Ferreiras

O nome de família Ferreira remonta ao século XI na Península Ibérica.[1] Sobrenome de origem portuguesa, que pode ser classificado tanto como toponímico, ou seja a origem indica um lugar onde há ferro, mina ou jazida de ferro, quanto relativo a profissão de ferreiro que poderia dar origem a uma alcunha, passando depois ao nome familiar Ferreira, não conta seguramente com uma única origem comum.[1]

Rui Pires, um dos fidalgos que vieram a este reino com a rainha D. Tareja, foi o primeiro que se chamou de Ferreira, tomando o nome da `Ferreira de Alves`, de quem foi senhor, e é considerado como sendo o solar da família. Há indícios que a família Ferreira veio em caravanas logo após o descobrimento do Brasil e criaram algumas comunidades no agreste alagoano pela grande diversidade de alimentos que podiam ser plantados na região, já que a zona da mata era ocupada pelos canaviais e coqueirais.

Apresenta correspondentes em outras línguas, como Herrera ou Herreira (língua espanhola), Ferrara ou Ferrari (língua italiana) e Smith (língua inglesa).

Personalidades[editar | editar código-fonte]

Referências