Festa Nacional do Milho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fenamilho
Ano/referência: 2010
Cidade Patos de Minas
Primeira comemoração 1958 (oficialmente)
Nome oficial Festa Nacional do Milho
Organizador Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas[1]

Atual presidente: Elhon Cruvinel Borges

Periodicidade Anual (Maio/Junho)
Movimentação financeira R$ 100 milhões[2] (estimativa)
Rainha Nacional do Milho
Bruna Carolina Brandão
Patrocinadores Banco do Brasil, Bavária,Origem,Terrena ,Cemil Unipam, entre outros[3]
Website www.fenamilho.com.br

A Festa Nacional do Milho (Fenamilho ou Festa do Milho) é a principal festa de Patos de Minas e a maior do estado de Minas Gerais. Realiza-se no mês de Junho e comemora o aniversário de elevação à cidade da antiga Vila de Santo Antônio dos Patos, conquistada por Major Jerônimo, vereador de Patrocínioprimeiro prefeito da cidade,além de valorizar a cultura e tradição da cidade.

História da Festa Nacional Do Milho[editar | editar código-fonte]

A festa começou como uma festa estudantil, em 1955[4] , e teve seu início oficial em 1958, quando foi eleita a primeira "Rainha do Milho":Helena Alves da Silva. A festa sempre era comemorada na Avenida Getúlio Vargas.

No início da década de 1960, a Festa foi para o Parque de Exposições, construído em 1960, devido ao crescimento da festa. Entretanto, mantiveram-se os desfiles de aniversário da cidade (24 de Maio) e de Encerramento (último domingo de festa). Em meados da mesma década começaram os shows com artistas populares e, então, a festa ganhou o status de Festa Nacional.

Com a descoberta de uma grande mina de fosfato na região da Rocinha, foi criada a segunda rainha: "Rainha Nacional do Fosfato"[carece de fontes?]. O próprio presidente da república, Ernesto Geisel, compareceu à festa de 1974[5] .

A Rainha Nacional do Milho de 2000, Gislaine Ferreira, foi eleita Miss Brasil em 2003. No último evento realizado, em 2009, Bruna Alves Oliveira Ribeiro foi eleita Rainha Nacional do Milho.

A Festa hoje[editar | editar código-fonte]

A Fenamilho é uma das maiores festas populares do interior do País e conta com várias apresentações musicais, rodeios, leilões, desfiles, palestras. Envolve muito dinheiro do setor agrícola e é organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas. Em média, mais 500 mil pessoas passam pelo parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento durante os 10 dias de festa.

Gera emprego e renda para a cidade, lotando hotéis, bares, restaurantes e repúblicas.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Festas ou Celebrações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.