Festa Nacional do Milho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fenamilho
Ano/referência: 2010
Cidade Patos de Minas
Primeira comemoração 1958 (oficialmente)
Nome oficial Festa Nacional do Milho
Organizador Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas1

Atual presidente: Cláudio Marques Nasser de Carvalho Primeira Dama: _

Periodicidade Anual (Junho)
Movimentação financeira R$ 100 milhões2 (estimativa)
Rainha Nacional do Milho - Patrocinadores Banco do Brasil, Bavária, CTBC, Origem e Unipam, entre outros3
Website www.fenamilho.com.br

A Festa Nacional do Milho (Fenamilho ou Festa do Milho) é a principal festa de Patos de Minas e uma das maiores do estado de Minas Gerais. Realiza-se no mês de Maio e comemora o aniversário de elevação à cidade da antiga Vila de Santo Antônio dos Patos, conquistada por Major Jerônimo, vereador de Patrocínio e primeiro prefeito da cidade.

História da Festa Nacional Do Milho[editar | editar código-fonte]

A festa começou como uma festa estudantil, em 19554 , e teve seu início oficial em 1958, quando foi eleita a primeira "Rainha do Milho":Helena Alves da Silva. A festa sempre era comemorada na Avenida Getúlio Vargas.

No início da década de 1960, a Festa foi para o Parque de Exposições, construído em 1960, devido ao crescimento da festa. Entretanto, mantiveram-se os desfiles de aniversário da cidade (24 de Maio) e de Encerramento (último domingo de festa). Em meados da mesma década começaram os shows com artistas populares e, então, a festa ganhou o status de Festa Nacional.

Com a descoberta de uma grande mina de fosfato na região da Rocinha, foi criada a segunda rainha: "Rainha Nacional do Fosfato". O próprio presidente da república, Ernesto Geisel, compareceu à festa de 19745 .

A Rainha Nacional do Milho de 2000, Gislaine Ferreira, foi eleita Miss Brasil em 2003. No último evento realizado, em 2009, Bruna Alves Oliveira Ribeiro foi eleita Rainha Nacional do Milho.

A Festa hoje Ibisandila[editar | editar código-fonte]

A Fenamilho é uma das maiores festas populares do interior do País e conta com várias apresentações musicais, rodeios, leilões, desfiles, palestras. Envolve muito dinheiro do setor agrícola e é organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas.

Gera emprego e renda para a cidade, lotando hotéis, bares, restaurantes e repúblicas.

Referências[carece de fontes?][editar | editar código-fonte]
  1. Com apoio da prefeitura e de empresas.
  2. Fonte: A Fenamilho em números e informações
  3. Outros patrocinadores: Ecove Turismo, Ibiza Veículos, Repel Pneus, e Terrena Agronegócios. Fonte: A Fenamilho em números e informações
  4. Falta citar as fontes.
  5. Patos de Minas — História da cidade

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.