Festa da Circuncisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Circuncisão de Cristo, 979-984.
Iluminura no "Menológio de Basílio II", atualmente na Biblioteca Vaticana.

A Festa da Circuncisão de Cristo é uma celebração Cristã da circuncisão de Jesus de acordo com a tradição Judaica, oito dias (de acordo com o cálculo do intervalo de dias Semita e da Europa do sul)[1] depois do seu nascimento, coincidente com o momento em que Lhe é formalmente dado o nome.[2][3]

A circuncisão de Jesus é tradicionalmente vista, conforme explicado na popular obra do século XIV Legenda Áurea, como a primeira vez que o sangue de Cristo foi derramado, dando assim início ao processo da redenção do Homem, e uma demonstração de que Cristo fora plenamente humano, bem como a sua obediência à Lei bíblica.

O dia festivo aparece no dia 1 de Janeiro no calendário litúrgico da Igreja Ortodoxa.[4] Também aparece no Calendário Geral Romano anterior a 1960,[5] e é celebrado em algumas igrejas da Comunhão Anglicana e praticamente todas as igrejas Luteranas.

Igreja Ortodoxa[editar | editar código-fonte]

O feriado é celebrado com uma vigília nocturna, tendo início na noite de 31 de Dezembro. Aos hinos dos festejos juntam-se as orações a São Basílio de Cesareia. Após a liturgia divina da manhã seguinte, as igrejas Ortodoxas Russas celebram frequentemente o Moleben de ano novo, orando para a obtenção da bênção de Deus para o novo ano civil (a Igreja Ortodoxa comemora a indicção, o ano novo eclesiástico, em 1 de Setembro).

No calendário Juliano, 1 de Janeiro corresponderá, até 2100, a 14 de Janeiro no calendário Gregoriano.[6] Respectivamente, na Rússia, 14 de Janeiro no calendário civil é conhecido como o antigo ano novo já que corresponde a 1 de Janeiro no calendário Juliano, ainda usado pela Igreja.

Igreja Católica Romana[editar | editar código-fonte]

Até ao século XV a Igreja Católica celebrava em conjunto a Circuncisão e o que é hoje a festividade do Santíssimo nome de Jesus. A ênfase da última na devoção a São Bernardino de Siena aparenta estar na origem da separação. Até 1960, o Calendário Romano Geral indicava 1 de Janeiro como a Festa da Circuncisão do Nosso Senhor e a oitava da Natividade. No Codex Rubricarum de 1960, uma revisão do calendário sob a orientação do Papa João XXIII, incorporado no seu Missal Romano de 1962, 1 de Janeiro é chamado simplesmente de Oitava da Natividade. Desde 1969, o Calendário Geral Romano celebra 1 de Janeiro como a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, fazendo também a referência à Oitava da Natividade. O papa paulo VI designou o dia como Dia Mundial da Paz em 1974.[7]

Comunhão Anglicana[editar | editar código-fonte]

A liturgia do Livro de Oração Comum da Comunhão Anglicana celebra este dia como a Circuncisão de Cristo. Desde 2000, a Oração Comum da Igreja Anglicana lista este dia como a "Nomeação e Circuncisão de Jesus Cristo".

Igreja Luterana[editar | editar código-fonte]

Uma vez que foi uma celebração de Cristo e esteve directamente relacionada com passagens nas Escrituras (sobretudo Lucas 2:21), a Festa da Circuncisão foi mantida nas igrejas da Reforma Luterana. Ainda se mantém actualmente em maior parte dos calendários litúrgicos, embora exista um movimento generalizado para a designar por Nome de Jesus.[8] Martinho Lutero pregou pelo menos um sermão notável sobre este dia celebratório, ainda hoje disponível e contido nos livros de hinos luteranos até à década de 1970.

Referências

  1. No cálculo usado na Europa do Norte, que não leva em conta o dia a partir do qual a contagem começa, o intervalo foi de sete dias.
  2. Lucas 2:21
  3. "Feast of the Circumcision" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.
  4. «Calendário de dias santos da Arquidiocese Ortodoxa Grega» 
  5. Calendário Geral Romano de 1954
  6. «Igreja Ortodoxa Russa, Patriarcado de Moscovo» 
  7. «The Daily Catholic - Vol. XI, Nº 278, Dezembro de 2000.» 
  8. Tal como no Livro Luterano de Orações, p.10. Ed. Augsburg Fortress.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Festa da Circuncisão

Ligações externas[editar | editar código-fonte]