Festa da Pitomba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Festa de Nossa Senhora dos Prazeres
Festa de Nossa Senhora dos Prazeres de 2012
Nome oficial Festa de Nossa Senhora dos Prazeres
Tipo Cristão
Seguido por Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, no Brasil

A Festa da Pitomba, como é popularmente conhecida a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, é uma festa religiosa tradicional realizada no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, no Brasil.

Seu nome popular de "Festa da Pitomba" surgiu porque o evento se realiza na época de produção de pitomba, um fruto apreciado pelos pernambucanos, que é vendida em grande quantidade no período.

História[editar | editar código-fonte]

Em documento assinado pelo general Francisco Barreto de Menezes, em 8 de novembro de 1656, que dispõe sobre a doação da capela existente no local onde se travou a Batalha dos Guararapes, entre brasileiros e holandeses, para a Ordem Beneditina de Olinda, consta, textualmente, a seguinte ressalva:

Cquote1.svg Neste altar deverá ser celebrada missa todos os dias santos, e todos os anos deverá exaltar Nossa Senhora dos Prazeres, com grandes festejos e muita pompa. Cquote2.svg

A partir de então, os beneditinos cumprem esse compromisso, que ocorre a partir da segunda-feira após o domingo de páscoa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]