Festa de Aparecida de São Manuel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Festa de Aparecida de São Manuel é uma festa realizada anualmente no "Santuário Nossa Senhora da Assunção Aparecida" do distrito de Aparecida de São Manuel (município de São Manuel), no período de 6 a 15 de agosto e recebe diversas romarias.

A Festa em louvor à Padroeira[editar | editar código-fonte]

O Distrito de Aparecida de São Manuel do município de São Manuel - SP foi fundado no ano de 1858, na época denominado de "Apparecida d'Agoa da Roza de Botucatu" (Distrito de Botucatu), e depois somente de "Aparecida da Água da Rosa" (Distrito de São manuel) e enfim recebeu a atual denominação: Distrito de Aparecida de São Manuel.

No ano de 1858 foi construída a primeira capela dedicada à N.Sra. Aparecida. A imagem de N.Sra., considerada milagrosa, é diferente da imagem original que se encontra em Aparecida - SP. É maior e de pele branca e lembra mais N.Sra. da Assunção, fato que explica por que a festa é celebrada no dia 15 de Agosto (festa litúrgica da Assunção de N.Sra. ao Céu).

O distrito recebe romeiros de todo o país. O atual Pároco do Santuário N.Sra. Aparecida é o Padre Rogério Zenateli (Padre Diocesano), antecedido pelos Padres Alberico Pinheiro (hoje na Paróquia Santa Cruz - Areiópolis) e José Aparecido da Silva (atual vigário do Santuário de Santa Teresinha em Cerqueira César e na Paróquia Santa Bárbara em Águas de Santa Bárbara). Atualmente na Paróquia de São Manuel, o Bispo Dom Servilio Conti IMC (Bispo emérito de Roraima) foi, por muitos anos, pároco do Santuário de Aparecida de São Manuel, onde construiu diversas capelas e centros comunitários. Hoje encontra-se no Distrito de Aparecida, em São Manuel, o segundo Santuário de Nossa Senhora Aparecida no Brasil.

Distrito de Aparecida[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

De fácil acesso e localização privilegiada, o Distrito de Aparecida, em São Manuel - SP - localiza-se no km 275 da Rodovia Marechal Rondon, próximo das cidades de Botucatu, Lençois Paulista, Bauru, Igaraçu do Tietê, Barra Bonita e Jaú.

Tradição e Fé no coração de São Paulo[editar | editar código-fonte]

O Distrito de Aparecida e a sede do município, São Manuel, se destacam pela sua tradição e fé, abrigando diversas rotas de turismo religioso. Em São Manuel estão situados a Igreja Matriz, o Santuário Santa Teresinha e a Igreja de São Benedito. No distrito de Aparecida encontra-se a rota denominada "Parada da Fé", compreendendo o Santuário de N.Sra. Aparecida bem como diversas atrações de Aparecida de São Manuel. No distrito também ocorre a grande Festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, conhecida como Festa de Aparecida de São Manuel, que atrai cerca de 50 mil romeiros no dia 15 de agosto. Em outubro acontece a Festa de Nossa Senhora Aparecida, marcada pelo fato de que o distrito de Aparecida possui o segundo santuário a ser dedicado à Padroeira do Brasil. Por volta de 5 mil pessoas visitam o Santuário nesse mês.

Igreja Católica Apostólica Romana

São Manuel e Aparecida possuem, em conjunto, três paróquias católicas:

Paróquia Santuário N.Sra. Aparecida: Localizada no distrito de Aparecida de São Manuel é a mais antiga paróquia do município, criada em 1870 quando pertencia à Arquidiocese de São Paulo.

Paróquia São Manuel: Localizada na parte central da cidade e abrangendo metade do município, a Paróquia matriz de São Manuel foi criada em 1882. Até 2008 abrangia toda a sede do município.

Paróquia N.Sra. Consolata: Localizada na parte alta da cidade, foi criada em 8 de fevereiro de 2009 pelo Arcebispo de Botucatu, Dom Aloysio Penna

+ História do Distrito de Aparecida de São Manuel[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1858, o distrito de Aparecida de São Manuel comemorou, em 2008, 150 anos. Estabelecido antes mesmo que a cidade de São Manuel, o distrito já foi visitado por mais de 1 milhão de pessoas em busca de sua Padroeira, reconhecida como milagrosa. São gerações que vieram a cidade de São Manuel em busca do Santuário de Aparecidinha, como é conhecido. No distrito acontece a maior festa religiosa da Arquidiocese de Botucatu, a Festa de Aparecida de São Manuel, que recebe anualmente mais de 40 mil romeiros. A segunda maior festa é a do Divino Espírito Santo da cidade de Anhembi - SP.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]