Festina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Festina
Logo de Festina
Slogan Festina lente
Fundação 1902
Fundador(es) Familia Stüdi
Sede Espanha Barcelona
Áreas servidas Relojoaria
Proprietário(s) Miguel Rodríguez Domínguez
Produtos Relógios
Parentesco Festina Group
Divisões Festina Lotus S.A.
Página oficial festina.com
Relógio Festina modelo F16660, de 2014

Festina é uma fábrica espanhola de relógios fundada na Suíça, em 1902.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Festina foi criada pela familia Stüdi na cidade de La Chaux-de-Fonds, Suíça, em 1902. Em 1935, a família transmite a marca ao empresário Willy Burkhard von Wilhelm. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa se estabelece em Barcelona, Espanha, a cargo de Adolf Hoffmann. Em 1975, Georges Uhlmann, empresário que contava com uma importante presença no mercado espanhol e italiano, adquire a firma. Em 1984 o empresário espanhol, propietário da Lotus, Miguel Rodríguez Domínguez, adquire a marca Festina e todos os seus direitos. Em 2002, Festina adquiriu a firma de relógios suíça Candino e, em 2004, a também suíça fábrica de relógios de luxo Perrelet, fundada em 1777 pelo prestigioso relojoeiro suíço Abraham-Louis Perrelet.

Venda e produção[editar | editar código-fonte]

Seus centros de produção ficam em Barcelona e Toledo e possui quatro sucursais em Sevilha, Madrid, Valencia e Ilhas Canárias.

Marcas do Festina Group[editar | editar código-fonte]

Patrocínio[editar | editar código-fonte]

Carro da Festina na Tour de France de 2013

Festina é a patrocinadora e cronometradora oficial das seguintes provas ciclísticas:

O Caso Festina[editar | editar código-fonte]

A Festina tinha uma equipe ciclística chamada Festina cycling team que competiu de 1989 até 2001. Nessa equipe fazia parte o ciclista suíço Alex Zülle. Em 1998, ocorreu um escândalo de doping envolvendo a equipe e esta foi banida da competição. O escândalo ficou conhecido como O Caso Festina. A equipe foi reorganizada e, em reação a esse escândalo, a Festina criou a Fondation d’entreprise Festina, fundação cuja missão era promover a luta contra o doping.[1]

Relógio Festina modelo F16184, de 2007

Notas[editar | editar código-fonte]

  • O slogan da marca, Festina lente é uma expressão latina que significa "Apressa-te devagar" que, na verdade, quer dizer "Faça o seu trabalho de maneira rápida, porém não apressada".

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]