Festival de Cinema de Tribeca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Logo do festival

Festival de Cinema de Tribeca (em inglês: Tribeca Film Festival) é um festival de cinema fundado em 2002 por Jane Rosenthal, Robert De Niro e Craig Hatkoff em homenagem às vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center e à perda de vidas no bairro de TriBeCa, em Manhattan.[1]

A missão do festival é permitir que a comunidade internacional de cinema e o público em geral, experimentem o poder do cinema, redefinindo a experiência do festival de cinema. O Tribeca Film Festival foi fundado para comemorar Nova Iorque como um centro de produção de filmes importantes e de contribuir para a recuperação a longo prazo de Manhattan.

Com mais de 250 filmes e 1000 estreias em 2006 e 2007, o Tribeca se tornou um dos festivais de cinema mais importantes do mundo.[carece de fontes?] O festival apresenta um line-up com grande variedade de filmes independentes, incluindo documentários, os recursos narrativos e curtas-metragens, bem como um programa de filmes de família. Traz também painéis de discussão com personalidades do mundo do entretenimento e um lounge com música produzida pela ASCAP com vários artistas. Um dos componentes mais marcantes do festival é seu programa de premiação onde artistas emergentes e renomados cineastas comemoram oferecendo obras de arte originais que são dadas aos vencedores na concorrência. Artistas do programa de premiação incluem Chuck Close, Alex Katz e Julian Schnabel.

História[editar | editar código-fonte]

Jane Rosenthal e Robert De Niro.

O Tribeca foi inaugurado após 120 dias de planejamento com a ajuda de mais de 1300 voluntários e se tornou um sucesso de crítica e público. Foi assistido por mais de 150,000 pessoas.[carece de fontes?] Gerou mais de 10,4 milhões de dólares em receitas para os comerciantes locais.[carece de fontes?] e contou com vários cineastas. O festival incluiu documentários narrativos e competições de curta-metragem.

O Tribeca já premiou e exibiu vários filmes, dentre eles: Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones, About A Boy (br: Um Grande Garoto), o remake de Insomnia (br: Insônia), Divine Secrets of the Ya-Ya Sisterhood (br: Divinos Segredos), The League of Extraordinary Gentlemen (br: A Liga Extraordinária) e Homem-Aranha 3.

Categorias[editar | editar código-fonte]

Ao todo os prêmios são divididos em oito categorias principais, mais o Student Visionary Award.[2]

  • Melhor Filme
  • Melhor Curta-metragem
  • Melhor Diretor (Filme)
  • Melhor Ator
  • Melhor Atriz
  • Melhor Documentário
  • Melhor Diretor (Documentário)
  • Melhor Curta-documentário
  • Student Visionary Award

Referências

  1. "Festival de cinema Tribeca anuncia vencedores de 2013". UOL, 25 de abril de 2013
  2. «HERE ARE YOUR TFF 2014 AWARD WINNERS» (em inglês). Tribecafilm. Consultado em 17 de setembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Festival de Cinema de Tribeca