Festival de Cinema de Tribeca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Festival de TriBeCa)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde julho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Logo do festival

Festival de Cinema de Tribeca (em inglês: Tribeca Film Festival) é um festival de cinema fundado em 2002 por Jane Rosenthal, Robert De Niro e Craig Hatkoff em homenagem às vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center e à perda de vidas no bairro de TriBeCa, em Manhattan.[1]

A missão do festival é permitir que a comunidade internacional de cinema e o público em geral, experimentem o poder do cinema, redefinindo a experiência do festival de cinema. O Tribeca Film Festival foi fundado para comemorar Nova Iorque como um centro de produção de filmes importantes e de contribuir para a recuperação a longo prazo de Manhattan.

Com mais de 250 filmes e 1000 estréias em 2006 e 2007, o Tribeca se tornou um dos festivais de cinema mais importantes do mundo.[carece de fontes?] O festival apresenta um line-up com grande variedade de filmes independentes, incluindo documentários, os recursos narrativos e curtas-metragens, bem como um programa de filmes de família. Traz também painéis de discussão com personalidades do mundo do entretenimento e um lounge com música produzida pela ASCAP com vários artistas. Um dos componentes mais marcantes do festival é seu programa de premiação onde artistas emergentes e renomados cineastas comemoram oferecendo obras de arte originais que são dadas aos vencedores na concorrência. Artistas do programa de premiação incluem Chuck Close, Alex Katz e Julian Schnabel.

História[editar | editar código-fonte]

Jane Rosenthal e Robert De Niro.

O Tribeca foi inaugurado após 120 dias de planejamento com a ajuda de mais de 1300 voluntários e se tornou um sucesso de crítica e público. Foi assistido por mais de 150,000 pessoas.[carece de fontes?] Gerou mais de 10,4 milhões de dólares em receitas para os comerciantes locais.[carece de fontes?] e contou com vários cineastas. O festival incluiu documentários narrativos e competições de curta-metragem.

O Tribeca já premiou e exibiu vários filmes, dentre eles: Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones, About A Boy (br: Um Grande Garoto), o remake de Insomnia (br: Insônia), Divine Secrets of the Ya-Ya Sisterhood (br: Divinos Segredos), The League of Extraordinary Gentlemen (br: A Liga Extraordinária) e Homem-Aranha 3.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Festival de Cinema de Tribeca