Festschrift

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde junho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Na Academia, o termo alemão Festschrift ou Festschriften é um livro que homenageia uma pessoa influente ou reconhecida, especialmente um/a pesquisador/a . Geralmente é lançado enquanto o homenageado é vivo. O termo pode ser traduzido como "livro de homenagem" ou "livro de celebração".

Um Festschrift contém contribuições inéditas de colegas do homenageado, podendo incluir seus ex-alunos. Geralmente é publicado na ocasião da aposentadoria do homenageado, ou quando ele completa certo tempo de carreira (trinta anos ou mais). O Festschrift pode ser qualquer tipo de publicação, como um livro pequeno ou mesmo uma obra com vários volumes. Quando o homenageado é um pesquisador respeitado e celebrado nacional ou internacionalmente, são feitos vários Festschriften, particularmente se o pesquisador atua em diferentes campos do conhecimento.

Na Alemanha, considera-se uma honra ser designado a preparar uma coleção. Se o pesquisador homenageado escolhe uma pessoa para fazer este trabalho, pode também significar que o escolhido é o seu sucessor por vocação.

A palavra tem sido difundida internacionalmente. Em inglês, por exemplo, a palavra já foi incorporada aos dicionários, de modo que a palavra não é mais escrita com o usual itálico que indica estrangeirismo, embora ainda mantenha a letra maiúscula inicial, típica da morfologia da palavra no alemão. O plural pode ser escrito de duas maneiras: "Festschriften" ou "Festschrifts". Entretanto, Festschriften é geralmente usado quando se trata de um título no plural, como "Ensaios em Honra de..." ou "Ensaios dedicados a..."

Ultimamente, Festschrifts/en que têm sido publicados exclusivamente na internet também podem ser chamados de Webfestschrift. O primeiro uso público do termo foi para o Webfestschrift de Boris Marshak, Eran ud Aneran, publicado online em outubro de 2003.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Festschrift