Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fetranspor)
Ir para: navegação, pesquisa

Fetranspor é a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, que congrega dez sindicatos de empresas de ônibus que atuam no transporte urbano, interurbano e de turismo e fretamento. Tem por objetivo a representação das empresas de ônibus diante da sociedade e esferas governamentais, incentivar sindicatos e empresas do sistema ao aprimoramento contínuo dos serviços e manter intercâmbio com outras entidades da sociedade civil, visando a dar sua contribuição para o desenvolvimento do Estado.

História[editar | editar código-fonte]

A Fetranspor surgiu em 1955 com o nome de Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Leste Meridional do Brasil. Na época ela representava também as empresas de transporte coletivo de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Com a criação do vale-transporte, em 1988, a entidade passa a produzir, gerir e distribuir os tíquetes (hoje RioCard) através da rede de agências do Unibanco, mesmo os destinados a outros modais de transporte(trens, barcas e metrô).

Hoje congrega dez sindicatos de empresas de ônibus no estado do Rio de Janeiro, que por sua vez reúnem 192 empresas de transporte coletivo e 19 de fretamento e turismo.

Trabalha em prol da melhoria contínua do serviço público de transporte, através de investimentos em educação e aprimoramento profissional da classe rodoviária, como é o caso da UCT (Universidade Corporativa do Transporte), do estímulo à reflexão sobre os temas ligados à mobilidade humana, como ocorre com o Congresso sobre Transporte de Passageiros (Etransport) e participa de projetos ligados ao meio ambiente, controle de emissão de poluentes, tecnologias e combustíveis mais limpos, entre outras iniciativas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]