Fianna Fáil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Fianna Fáil - The Republican Party (Soldados da Irlanda - Partido Republicano) é o maior partido político da República da Irlanda. Foi criado inicialmente como um partido radical, sensivelmente de centro-esquerda, no início do século XX. Tornou-se entretanto um partido do regime estabelecido, com influência dominante no governo e na vida política da irlanda desde a década de 1930. Tem sido o maior partido no Dáil Éireann desde 1932 e formou o governo sete vezes desde que a República da Irlanda alcançou a independência em 1921.

No Parlamento Europeu o Fianna Fáil é membro da União para a Europa das Nações, embora as posições ideológicas de centro-direita desse grupo tenham sido por vezes criticadas pelo partido irlandês. A direcção do partido tem tentado que os seus deputados se juntem à Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa no Parlamento Europeu, tal como já se verifica no Conselho da Europa.

O líder do Fianna Fáil é Micheál Martin, desde 26 de janeiro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.