Fiat Idea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde dezembro de 2011). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Fiat Idea
2006 Fiat Idea front.JPG
Visão Global
Produção 2005 – Presente
Fabricante Fiat
Modelo
Classe Monovolume Compacto
Designer Centro Ricerche Fiat e Giorgetto Giugiaro
Ficha técnica
Motor 1.4 8V Fire / 1.6 16V E.Torq / 1.8 16V E.Torq
Transmissão Manual de 5 marchas ou Dualogic Automatizada de 5 marchas
Modelos relacionados Fiat Punto
Fiat Idea Adventure
Chevrolet Meriva
Nissan Livina
Honda Fit
Kia Soul
Citröen C3 Picasso
Dimensões
Comprimento 3.930
Entre-eixos 2,511
Largura 1.698
Altura 1.691
Peso 1.230 kg
Último
Último
Próximo
Próximo

Fiat Idea é um automóvel fabricado pela Fiat. Foi reestilizado no final de Julho de 2010 e chega com várias novidades de peso para tornar-se ainda mais competitivo. Entre elas, novo design externo, novos motores E.TorQ, gama renovada de versões e mais tecnologia. Os motores são E.TorQ 1.6 16V e 1.8 16V, desenvolvidos pela engenharia da FPT - Powertrain Technologies; usados também no Fiat Punto.

Fiat Idea Adventure

Enquanto na Europa a plataforma do Idea é baseada na do Fiat Stilo, da mesma forma que o Chevrolet Meriva se baseia no Chevrolet Corsa, a do Idea brasileiro é uma plataforma totalmente nova desenvolvida pela fiat de Betim, cujo investimento da 1ª versão foi de aproximadamente 500 milhões de reais feitos pela montadora para fabricar o carro no Brasil.

Uma das grandes inovações do Idea foi a utilização de vidros laminados nas portas,e um sensor de estacionamento, e até equipamentos inéditos como o teto solar "Skydome" (opcional) que cobre 70% da capota. Na reestilização feita em Julho de 2010, o carro ganhou lanternas de LED nos farois e retrovisores. É um dos primeiros carros nacionais a oferecer esta tecnologia,pois na verdade o chevrolet vectra foi um dos primeiros em sua reestilização feita entre 2009 e 2010 os modelos elite(como item de série )e o elegance e expression (como opicional ) Elas destacam a forte identidade do modelo e conferem a ele um visual único para os Veículos desse estilo .

Como pretendia conquistar 30% do total de vendas, a empresa italiana apostou forte no desenvolvimento do Idea no Brasil, com um projeto que consumiu aproximadamente 36 meses.

Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 2006.

O design foi desenvolvido no Brasil pelo Centro Stilo Fiat para América Latina, e agora dá ao modelo linhas mais parecidas com o restante da gama da Fiat no Brasil.

O Fiat Idea é comercializado nas seguintes versões: Attractive 1.4 8V, Essence 1.6 16V, Essence Dualogic 1.6 16V, Sporting 1.8 16V e Sporting Dualogic 1.6 16V. E ainda conta com sua variante aventureira urbana, o Fiat Idea Adventure

Ligações externas[editar | editar código-fonte]