Fibra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Fibra (desambiguação).
Fibra ótica iluminada, um tipo de fibra artificial

As fibras são materiais muito finos e alongados, como filamentos, que podem ser contínuos ou cortados.

As fibras servem de matéria-prima para manufatura, podendo ser fiadas, para a formação de fios, linhas ou cordas ou dispostas em mantas, para a produção papel, feltro ou outros produtos.

Toda fibra é um polímero e a classificação é dada por conta de como é esta polimerização. As fibras usadas na manufatura são classificadas conforme a sua origem, que pode ser natural, artificial ou sintética.

Fibras naturais são as fibras retiradas prontas da natureza, sendo as mais comuns o algodão CO, a WO, a seda SK, o linho CL e o rami CR.

As fibras artificiais são produzidas pelo homem, porém utilizando como matéria-prima produtos da natureza, como a celulose. As mais comumente usada são a viscose CV, o acetato CA, o Lyocel e o Modal.

Fibras sintéticas são fibras produzidas pelo homem usando como matéria-prima produtos químicos, da indústria petroquímica. As mais conhecidas são o poliéster PES, a poliamida PA, o acrílico PAC, o polipropileno PP e o poliuretano PUR (Elastano), além das aramidas (Kevlar e Nomex).

Tem como simbologia letras apenas em maiusculo derivando de palavras inglesas (no caso da sintéticas do latim que influenciou a primeira): CO - Algodão, ou PP - polipropileno.

É comum, porém incorreto, chamar pelos nomes de marca comercial:

Lycra - marca registrada da DuPont polimero poliureteno elastomerico PUR

Nylon - (Dupont) Poliamida PA

Kevlar - (DuPont) Poliaramida de carbono ou Policarbamida

Nomex - (DuPont)

Ver também

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Fibra