Ficção científica cristã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ficção científica cristã (ou FCC) é a denominação dada a um subgênero da ficção científica que ou retrata positivamente pontos-de-vista da cristandade (tanto católica quanto protestante) ou na qual o cristianismo desempenha um papel importante no desenvolvimento da trama.

Cristãos e FCC[editar | editar código-fonte]

Todavia, mesmo em países do mundo ocidental onde a religião cristã é predominante, a FCC ocupa um nicho restrito o qual ainda divide com obras de fantasia cristã. Alguns autores de FCC, como Rick Sutcliffe, atribuem o fa(c)to ao desinteresse do público em geral por assuntos ligados à religião ou mesmo a uma postura decididamente anti-cristã da mídia, que buscaria retratar os crentes como fanáticos religiosos.

Mesmo entre os cristãos praticantes, existem restrições à própria idéia do uso da fantasia, da ficção científica ou de qualquer tipo de ficção como meio de expressão, inclusive de temática cristã. Segundo Sutcliffe, entre as principais objeções listadas constam:

Autores como Sutcliffe, no intuito de divulgar suas próprias obras, têm de concordar (ainda que parcialmente) com estas objeções, e lidar com elas da melhor forma possível. Sutcliffe, por exemplo, afirma que em seus livros:

  • Os personagens não buscam obter poderes "mágicos" além daqueles fundamentados em Deus;
  • Mesmo que elfos e outras criaturas fantásticas sejam apenas fruto da imaginação, esta não é por si só, uma coisa má. Como ele diz, "se existem outras criaturas inteligentes (e se existem ou não é irrelevante para a cristandade), Deus tem planos para elas".
  • A escrita é apenas um instrumento, da mesma forma que os computadores, e pode ser utilizada para divulgar qualquer visão de mundo, seja cristã ou anti-cristã.
  • A FCC e a fantasia cristã devem ser vistas positivamente como grandes parábolas, em vez de mentiras.

Lista de obras de FC cristã[editar | editar código-fonte]

As obras abaixo discriminadas não refletem, necessariamente, a particular de seus autores, apenas se enquadram na definição do subgênero especificada na abertura deste verbete.

Literatura[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]