Figurante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Grupo de figurantes aguardando início das filmagens.

No cinema, o figurante é a personagem de um filme que não é fundamental para a trama principal e serve apenas como composição do cenário ou formação dos personagens principais. O termo também se aplica ao teatro e à televisão. Não confundir com figurino nem com o personagem secundário.

Atores e diretores que começaram como figurantes[editar | editar código-fonte]

Criticas[editar | editar código-fonte]

Actualmente (2010-2012) com a crise da falta de trabalho (desemprego) as agências de figuração têm tido muita oferta, levando algumas a considerar os figurantes como algo facilmente Descartável, pois e cada dia que passa mais pessoas novas aparecem para se inscrever.

A situação e de tal forma que as pessoas acabam por ser desconsideradas e por vezes até mal tratadas, tendo de passar fome e frio enquanto aguardam a sua vez de entrar nas filmagens e adicionalmente têm que ouvir desaforos e desagravos [1] por parte de algumas das produções. Mas o mais grave disto tudo é que os valores dos cachê [2] pagos são cada vez mais ridículos, e adicionalmente algumas agências chegam ao cumulo de simplesmente não pagar. Exemplos disto são:

  • Na agência Tripé Visual: Só se pode passar o Recibo Verde depois de ter pelo menos três a seis meses de trabalho. Portanto ao fim deste tempo pode ir-se lá passar o recibo Verde mas depois fica-se ainda mais pelo menos um ano à espera de que ponham o dinheiro na conta. Acontece que há casos de algumas pessoas que já estão faz quase dois anos a trabalhar sem receber. [3] , [4] .
  • Na Unique Style enquanto estava em actividade só se podia ir lá marcar o pagamento passados seis meses depois de se ter feito o trabalho. Quando se marcava, diziam que depois ligariam de volta a dizer o dia em que se poderia ir lá passar o recibo. Houve pessoas que estiveram outros seis meses à espera que lhe marcassem o dia. Mas acontece que no entretanto, a “Unique Syte” faliu e não pagou a ninguém. [5] , [6] .
  • A Crowed (outra agência de figuração) vai pagando mais ou menos, há algumas pessoas que se queixam de não receber, por exemplo como teve recentemente uns anúncios com muita (mesmo muita malta) e resolveram estipular que por mês só pagam a x pessoas, estão a ver, a N pessoas que participaram nos anúncios e agora tem que esperar até que chegue a vez deles. Aqui o problema parece não ser a falta de dinheiro, mas sim o ser muita gente e a agência não ter estrutura para atender tanta gente [7] .

Actualização (Janeiro de 2013): Afinal parece que o crime deixou de compensar, pois quando parecia que tinha entrado na moda de abrir agências de figuração, receber das produtoras, não pagar as pessoas (Figurantes), tratar toda a mão de obra como algo descartável, estar uns tempos a trabalhar até sacar umas massas, meter o máximo de dinheiro ao bolso e depois simular uma falência (sim, porque as personalidades continuavam a andar por ai...) deixou de compensar. O senhor Pedro Azevedo da Tripé Visual lixou-se. Depois de ter sido amplamente divulgado que ele não estava a pagar às pessoas e de tal facto ter chegado ao conhecimento das produtoras ele ficou sem trabalho! Agora ninguém lhe adjudica trabalhos a ele nem a agência dele.


Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. http://www.dicio.com.br/desagravo/ desagravo
  2. [1] cachê
  3. Seja um Figurante [2]
  4. Figurantes de televisão sem receber” [3]
  5. >Clube De Figuração [4]
  6. [5]
  7. Triunfar no Mundo da Moda e Televisao [6]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]