Filarete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Torre de Filarete em Milão.

Filarete (do grego Amigo de la Virtud), também conhecido por Antonio Averlino, Antonio di Pietro Averlino ou Antonio Averulino, (nasceu em Florença por volta de 1400 - morre em Roma? no ano 1469) foi um escultor, engenheiro, arquiteto e teórico de arquitetura do Renascimento.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Filarete como é comummente conhecido, nasceu possivelmente em Florença e começou a sua carreira artística na mesma cidade, provavelmente no atelier de Lorenzo Ghiberti. O Papa Eugénio IV concedeu-lhe o seu primeiro trabalho enquanto escultor, no qual exerceria por doze anos: criando as portas centrais de bronze da Basílica de São Pedro que terminara em 1445. Filarete pretendeu superar as portas de bronze realizadas por Ghiberti para o Batistério de São João (Florença). No século seguinte, as portas de Filarete foram conservadas após a demolição da Antiga Basílica de São Pedro e foram reinstaladas na nova construção.

Não tardara, começo a receber encargos para mansões em Florença (1448) e Veneza a partir de personagens de renome como Pedro de Cosme de Medici. Mais tarde deixou Roma para trabalhar sob coordenação de Francesco Sforza, em Milão. Construiu o Ospedale Maggiore (por volta de 1456) que foi racionalmente projetada com uma cruz inscrita num quadrado, com a igreja hospitalar, de planta central. As secções originais sobreviventes da estrutura, já reformadas, do estilo gótico das tradições artesanais do Quattrocento foram conciliadas com o projeto de Filarete (Murray 1963). Também trabalhou no Castello Sforzesco e na Catedral de Milão.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Kostof, Spiro. The City Assembled: The Elements of Urban Form Through History. London: Thames and Hudson Ltd. 1991.
  • Kostof, Spiro. The City Shaped: Urban Patterns and Meanings. London: Thames and Hudson Ltd. 1991.
  • Lang, S. The Ideal City from Plato to Howard. Architectural Review 112. Aug. 1952, pp 95–96
  • Madanipour, Ali. Designing the City of Reason: Foundation and Frameworks. New York: Routledge, 2007
  • Roeder, Helen. “The Borders of Filarete's Bronze Doors to St. Peters”. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, Vol. 10, (1947), pp. 150–153.
  • Mumford, Lewis. 1961. The City in History: Its Origins and Transformations, and its Prospects. New York: Harcourt, Brace & World.
  • Filarete, (1965). Filarete's Treatise on Architecture: Being the Treatise by Antonio di Piero Averlino, Known as Filarete. Originally composed in Milan c. 1460 - c. 1464. Translated by John R. Spencer. Facsimile ed. 2 vols. New Haven: Yale University Press, 1965.