Rosa Filipa Duchesne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Filipa Duchesne)
Filipa Duchesne
Rosa Filipa Duchesne
Santa Filipa Duchesne
Fundadora da Sociedade do Sagrado Coração de Jesus
Nascimento 29 de agosto de 1769
Grenoble, Reino da França
Morte 18 de novembro de 1852 (83 anos)
Saint Charles, Missouri, Estados Unidos
Progenitores Mãe: Rose-Euphrosine Périer
Pai: Pierre-François Duchesne
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 12 de maio de 1940
por Papa Pio XII
Canonização 3 de julho de 1988
por Papa João Paulo II
Festa litúrgica 18 de novembro
Portal dos Santos

Rosa Filipa Duchesne (Grenoble, 29 de agosto de 1769Saint Charles, Missouri, 18 de novembro de 1852) foi uma religiosa da Igreja Católica que, juntamente com Madeleine-Sophie Barat, fundou a Sociedade do Sagrado Coração de Jesus.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha de Pierre-François Duchesne, um eminente jurista, sua mãe foi uma Perier, ancestral de Jean Casimir-Perier, Presidente da República Francesa em 1894. Ela foi educada pelas irmãs da visitação e em seguida entrou para essa ordem. Vendo a dispersão desta por ocasião do Terror durante a Revolução Francesa, ela tenta fervorosamente restabelecer o convento de Sainte-Marie-d'en-Haut, perto de Grenoble, e finalmente, em 1804, ela aceita a oferta da Madre Barat de acolher sua comunidade junto a Sociedade do Sagrado Coração de Jesus.

Desde sua infância seu sonho foi o apostolado de almas: de pagãos de regiões distantes a negligenciados e pobres que a cercavam. Natureza e graça divina se conjugaram para forjar sua vocação; a educação, mas, acima de tudo, o exemplo da Madre Barat a levaram a se tornar uma pioneira de sua ordem no Novo Mundo. Em 1818, a Madre Duchesne parte com quatro companheiros para as missões da América. O Bispo Dubourg a acolhe em Nova Orleans, antes que ela embarque no Rio Mississippi em direção a Saint-Louis, onde ela finalmente instalará sua pequena colônia em Saint-Charles.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Rosa Filipina Duchesne (1769-1852) - biografía». www.vatican.va. Consultado em 22 de maio de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Rosa Filipa Duchesne
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.