Filipa da Inglaterra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Estátua de Filipa da Inglaterra

Filipa de Inglaterra (Peterborough, Inglaterra, 4 de junho de 1394Vadstena, Suécia, 6 de janeiro de 1430) foi rainha da Dinamarca, Noruega e Suécia como esposa de Érico da Pomerânia, rei da União de Kalmar. Era a sétima e última filha do rei Henrique IV da Inglaterra e Maria de Bohun.

Casou-se em 26 de outubro de 1406 na cidade de Lund, na Suécia, como o jovem rei Érico, quando o governo ainda estava nas mãos da tia deste, Margarida I da Dinamarca. No dia 1 de novembro do mesmo ano, foi coroada rainha da Dinamarca, Noruega e Suécia, os treis reinos que formavam a União de Kalmar. Não teve filhos.

Filipa faleceu em uma visita à cidade de Vadstena, no começo de janeiro de 1430. Foi sepultada no convento dessa cidade.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.