Filipe III de Navarra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rosto esculpido de Filipe III.

Filipe III (27 de março de 1306 - Jerez de la Frontera, 16 de setembro de 1343) foi conde de Évreux e rei consorte de Navarra. Ele foi o filho mais velho de Luís Capeto, conde de Évreux, e de Margarida de Artois. Recebeu o nome do avô paterno, o rei Filipe III, o Bravo, da França.

Filipe herdou o condado de Évreux em 1319, com a morte de seu pai. Dez anos depois, em 9 de outubro de 1329, ele casou com a rainha Joana II de Navarra, sua prima-segunda, tornando-se assim rei consorte. Ele e Joana tiveram oito filhos, dos quais sete teriam progênie, incluindo seu filho mais velho e herdeiro, Carlos.

Joana tinha domínios extensos no norte da França, assim como em Navarra. Por causa de suas terras e de seus muitos parentes reais, Filipe e sua esposa eram influentes tanto na França quanto em Navarra.

Filipe participou ativamente na Reconquista da Ibéria. Ele se uniu a Afonso XI de Castela contra o Reino de Granada e foi mortalmente ferido no pescoço por uma flecha, vindo a falecer no cerco a Jerez de la Frontera, aos 37 anos.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Seus filhos com Joana II foram:


Precedido por
Luís
Brasão de Filipe III de Navarra
Conde de Évreux

19 de maio de 1319 - 16 de setembro de 1343
Sucedido por
Carlos, o Mau
Precedido por
Clemência da Hungria
Rei de Navarra por casamento
9 de outubro de 1329 - 16 de setembro de 1343
Sucedido por
Joana da França