Filoviridae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.


Como ler uma caixa taxonómicaFiloviridae
Partículas virais de membros do gênero Marburgvirus.

Partículas virais de membros do gênero Marburgvirus.
Classificação científica
Grupo: Grupo V ((-)ssRNA)
Família: Filoviridae
Gêneros
Marburgvirus

Ebolavirus

Os filovírus, membros da família Filoviridae, fazem parte de um grupo de vírus particularmente mortal para o organismo humano. O primeiro filovírus de que se tem história é o Marburg que foi descoberto na cidade de mesmo nome na Alemanha em macacos que vieram da África para estudos em 1967. O segundo vírus descoberto dessa família, e também o mais famoso, foi o Ebola que foi isolado pela primeira vez em 1976 a partir de uma epidemia de febre hemorrágica que ocorreu próximo ao rio Ebola.

As duas piores epidemias e mais famosas descrevem um verdadeiro terror na cidade de Kikwit, em 1995 e nos países Guiné, Libéria, Serra Leoae Congo em 2014. Este ultimo ganhou muita notoriedade da imprensa internacional por ter sido o pior de todos, fato esse que disseminou a fama do vírus Ebola pelo mundo todo.

Houve ainda algumas pequenas epidemias em alguns países da África com registros do vírus Ebola e Marburg e suas mortalidades sempre estiveram na faixa de 50% a 90%.

Hoje, falam-se que existem 4 Filovírus: o Marburg e três Ebolas (Zaire, Sudão e Reston).

Apesar das suspeitas em relação a algumas espécies de primatas, até hoje, não se sabe quem ou qual é o hospedeiro dos vírus e ao que se deve o aparecimento das epidemias, que desaparecem pouco depois como se tivessem evaporado. Sabe-se que os vírus são transmitidos por fluidos orgânicos infectados, como o sangue, a saliva, a urina, o esperma, as secreções nasais. A incubação tem período entre 3 a 9 dias e seu óbito vem na maioria das vezes por febre hemorrágica, com destruição dos tecidos e falência dos órgãos.


Ícone de esboço Este artigo sobre vírus é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.