Filtro (Unix)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em sistemas Unix, filtro é um programa que lê dados da entrada padrão e posteriormente escreve outros dados, normalmente após alguma transformação, na saída padrão do sistema.[1] Estes filtros são freqüentemente utilizados em encadeamento de sistemas Unix.[2] O operador canalização ("|"), em uma linha de comando, indica que a saída do comando à sua esquerda será direcionada para a entrada do comando à sua direita.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

O comando grep é um dos filtros mais utilizados em sistemas Unix.[2] Esse comando realiza buscas em cadeias de caracteres por um padrão fornecido. Pode ser utilizado como um filtro que envia para a sua saída, toda linha de um texto que contém determinada palavra. Exemplo:

cat /etc/passwd | grep fulano

No exemplo acima, o comando cat envia para a saída padrão o conteúdo do arquivo /etc/passwd, que posteriormente é "filtrado" pelo comando grep, imprimindo na saída apenas as linhas que contenham a palavra "fulano".

Existem outros programas no Unix que podem ser utilizados como filtros. Por exemplo: cat, cut, grep, head, sort, uniq e tail. A linguagem de programação AWK e o editor de texto sed também podem ser utilizados como filtros.

Lista de filtros Unix[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The FreeBSD Documentation Project. FreeBSD Developers' Handbook - Writing UNIX® Filters (em ingles). Página visitada em 21 de junho de 2007.
  2. a b Idaho State University. A Basic UNIX Tutorial - Pipelines and Filters (em inglês). Página visitada em 21 de junho de 2007.