Final Destination 5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Final Destination 5
O Último Destino 5 (PT)
Premonição 5 (BR)
Pôster promocional
 Estados Unidos
2011 • cor • 92 min 
Direção Steven Quale
Produção Craig Perry
Roteiro Eric Heisserer
Jeffrey Reddick
Gary Dauberman
Elenco Nicholas D'Agosto
Emma Bell
Jacqueline MacInnes Wood Miles Fisher
Tony Todd
Ellen Wroe
Gênero terror
Idioma inglês
Música Brian Tyler
Cinematografia Brian Pearson
Estúdio New Line Cinema
Distribuição Warner Bros. Pictures
Lançamento Estados Unidos12 de agosto de 2011
Portugal1 de setembro de 2011
Brasil23 de setembro de 2011
Orçamento US$ 40.000.000[1] [2]
Receita US$163,587,643 [3]
Cronologia
Último
Último
Premonição 4
Próximo
Próximo
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Final Destination 5 (Premonição 5 (título no Brasil) ou O Último Destino 5 (título em Portugal)) é um filme de terror e suspense estadunidense de 2011. Esse é o quinto filme da série Premonição, em que jovens escapam de acidentes por causa de uma premonição, mas que precisam enganar a morte para sobreviver. Desta vez o acidente inicial acontecerá em uma ponte suspensa. O elenco é comandado por Nicholas D'Agosto, Emma Bell. Além do retorno do famoso ator Tony Todd.

Argumento[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.


Sam Lawton (Nicholas D'Agosto) está a caminho de um retiro da Presage Paper em um ônibus ao lado do melhor amigo Peter (Miles Fisher), sua namorada Molly (Emma Bell), seu chefe Dennis (David Koechner), e seus companheiros de trabalho Olivia, Isaac, Nathan e Candice. Passando por uma ponte pênsil, ela começa a desmoronar. Candice cai da ponte, sendo empalada por um veleiro. Isaac permanece no banheiro do ônibus e quando sai, o ônibus cai na água, e ele morre por causa da força do impacto do ônibus na água. Olivia, então, perde seus óculos. Sam tenta ajudar Molly, e com sucesso, Molly passa pela viga. Olivia tenta atravessar, mas não consegue segurara mão de Molly e cai na água, ela aparenta estar bem, mas um carro que estava na ponte cai e a esmaga. Nathan rapidamente tenta correr para atravessar a ponte, mas um cabo que sustenta a ponte se solta e acerta-o em cheio, o matando instantaneamente. Dennis quase cai e segura-se em um pedaço da ponte, porém tem um caminhão de petróleo que tomba e deixa Dennis carbonizado. Segurando-se na proteção da ponte, Peter acaba empalado por vários ferros e cai da ponte. Quando Sam tenta ir para a parte segura, é cortado ao meio por uma placa.

Mas Sam vê que era uma espécie de "sonho ruim", mas sai fazendo alarde, informando o que iria acontecer. Então leva consigo Peter, Molly e Candice. Dennis, Isaac, Nathan e Olivia só saem quando começam a sentir os tremores e vêem que a ponte começa a desmoronar.

Durante um treinamento de ginástica, Peter testemunha sua namorada Candice quebrar sua espinha e vários outros ossos e morrer ao saltar de uma barra com defeito. Na manhã seguinte, Isaac rouba um vale em um spa, e durante a prática de acupuntura, cai da cama em que estava e é perfurado por agulhas, mas sobrevive, porém causa um incêndio no lugar, e também sobrevive, mas uma estátua do Buda cai e esmaga sua cabeça. Sam encontra o doutor Bludworth, que explica um plano da Morte. Olivia decide fazer uma cirurgia ocular, pois estava acontecendo muitas coisas com ela, e ela não queria perder nenhuma. Mas, durante o procedimento, um copo d´água causa um defeito no sistema, excedendo 5,0 wt. Olivia, assustada, tenta usar a parada de emergência, mas o laser queima seus olhos e mãos. Sam e Molly tentam salvá-la, mas chegam tarde demais: Olivia, que estava muito ferida nos olhos e nas mãos, escorrega em uma peça de brinquedo e cai pela janela em cima de um carro e morre. Sam descobre que Nathan era o próximo, mas quando Nathan estava discutindo com Roy Carlson, ele percebe que um gancho vem em sua direção e empurra Roy. Então Roy é empalado por um gancho. Dennis, em seguida, morre decapitado por uma chave de fenda.

Peter fica louco, pois descobriu a forma de vencer a morte e viver mais que os outros. Para poder viver mais, ele percebe que precisa matar alguém e assim roubar seu tempo restante de vida. Acaba por matar o agente Jim Block (Courtney B. Vance) a tiros e tenta matar Molly esfaqueada, mas Sam aparece com um espeto e o empala. Duas semanas depois, Molly e Sam aparecem em um avião para Paris, quando eles testemunham Alex (Devon Sawa) brigando com Carter (Kerr Smith) e outros alunos sendo retirados do avião : era o vôo 180 do primeiro filme. Então, quando o avião decola, Sam percebe sinais (Dust In The Wind e corte no dedo), a turbina do avião solta chamas, e logo após o lado esquerdo do avião se solta. Molly cai do avião e é partida em dois pela asa do avião. Após sua queda, o avião explode, e Sam morre tragicamente. Enquanto isso, Nathan estava em um bar próximo ao aeroporto e descobre que Roy iria morrer de aneurisma em uma data muito próxima, mas um pedaço do avião em chamas cai no bar, matando-o. Após isso, o braço de Nathan voa em direção a tela, encerrando o filme.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Nicholas D'Agosto interpreta o visionario Sam Lawton
Emma Bell Interpreta Molly Harper
Jacqueline MacInnes Wood interpreta Olívia Castle
Tony Todd novamente como William Bludworth
  • Tony Todd...William Bludworth
  • Ellen Wroe...Candice Hooper
  • Courtney B. Vance...Jim Block
  • Meghan Ory...Megan(Participação Especial)
  • Brent Stait...Roy Carson
  • P.J. Byrne...Isaac Palmer
  • David Koechner...Dennis Lapman
  • Arlen Escarpeta...Nathan Sears
  • Barclay Hpe...Dr. Leonetti
  • Roman Podhora...John

Produção[editar | editar código-fonte]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

Final Destination 5, em algumas partes do filme, voltou a ser filmado em Vancouver, no Canadá, onde os três primeiros filmes foram gravados. As filmagens duraram de setembro a dezembro de 2010.[4] [5] Em entrevista à revista Shave, Nicholas D'Agosto revelou que as câmeras usadas na produção do filme foram as de tecnologia 3D mais recentes.[6]

Os produtores do filme disseram que Final Destination 5 deve ser mais sóbrio e de suspense, como o primeiro filme da série. Disseram que o filme sai do cômico de The Final Destination para voltar à essência do filme original.[7]

O ator Tony Todd concedeu uma entrevista ao site Dread Central. Todd comentou sua volta e também confirmou que existem planos para novos capítulos, que acontecerão de acordo com o desempenho do quinto: Muito bom, mesmo! Eles aumentaram minha participação, e o produtor me disse que se o quinto filme, estrear em primeiro lugar nas bilheterias, o que é provável, nós iremos filmar os dois próximos capítulos ao mesmo tempo.

Crítica[editar | editar código-fonte]

Após ser avaliado por diversos críticos,o filme recebeu críticas positivas no Rotten Tomatoes,com um índice de aprovação de 60%. Os críticos opinaram como o melhor da série, muito bem estruturado e uma boa escolha de elenco[8] .No Metacritic avaliaram o filme com críticas mistas com um índice de 51/100,o público avaliou o filme com um desempenho bom de 5,7/10[9]

Os efeitos visuais foram bastante elogiados, no Rotten Tomatoes foi citado, "a destruição da ponte é extrema a ponto de ser épica", o uso do 3-D nos créditos iniciais foi levado em conta como um complemento essencial para os efeitos visuais ficarem ainda mais impressionantes do que nunca, as mortes foram elogiadas como sendo de suspense, criativa e chocante. O colapso da ponte de abertura já recebeu elogios consideráveis da crítica, com muitos afirmando-a como sendo a par com a acumular sequência de Final Destination 2 . Tem sido dito ser "uma das melhores sequências do ano" pela revista Box office.

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Premonição 5 ficou em terceiro lugar nas bilheterias do primeiro fim de semana com 18,4 milhões dólares por trás Rise of the Planet of the Apes (27,5 milhões dólares), que detém o primeiro lugar por duas semanas, e A Ajuda (25.500 milhões dólares). Foi também o terceiro maior filme da série com maior bilheteria de abertura até à data anterior 2009 de The Final Destination ($ 27,4 milhões) e 2006 do Final Destination 3 ($ 19,1 milhões).

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A abertura inicial do filme mostra vários objetos que provocaram e ajudaram na morte dos outros personagens dos filmes anteriores, como: hélice do motor (Frankie), cano (Kat), tanque de CO2 (Andy), pneu (Nadia), escada (Evan), pregos (Erin) e pedaços de manequim (Nora).
  • Existem, até agora, três versões da música que aparece nos créditos iniciais do filme. A terceira vem em alguns DVD´s brasileiros, onde, na versão em português, ouve-se só o som orquestrado. A versão que foi para os cinemas é totalmente diferente. Porém na versão inglês a música é como na do cinema.
  • Já o encerramento, começa com uma contagem regressiva, 5 para baixo (fazendo alusão aos 5 filmes até então lançados), e depois mostra várias mortes de outros filmes da franquia. Premonição 1: Valerie (atingida por uma faca e depois carbonizada) e Billy (decapitado por placa do carro de Carter). Premonição 2: Rory (atropelado e depois carbonizado na visão de Kimberly), Evan (carbonizado na visão de Kimberly), Thomas (obliterado por uma tora de madeira na visão de Kimberly), Eugene e Clear (incinerados pela explosão dos tanques de oxigênio), Rory (cortado em pedaços por um arame farpado), Nora (decapitada pela porta do elevador), Evan (empalado por uma escada de incêndio) e Eugene (atingido pela moto na visão de Kimberly). Premonição 3: Perry (empalada por uma bandeira), Erin (atingida por uma arma de pregos), Frankie (atingido pelo motor do carro), Ian (esmagado por uma placa), Julie e Kevin (ela é atingida por uma roda de trem, e ele estraçalhado entre o trem e o túnel) e Ashley e Ashlyn (incineradas por uma camâra de bronzeamento com defeito). Premonição 4: Janet, Lori e Nick (atropelados pelo caminhão), Janet (empalada por uma placa de metal na visão de Nick), Hunt (órgãos sugados por um ralo), Samantha (olho perfurado por uma pedra), Lori (triturada na escada rolante na visão de Nick), Nadia (decapitada por um pneu), Carter e Cynthia (cortados ao meio por um capô de um carro), George (atropelado por uma ambulância), Samantha (atingida por um motor de carro na visão de Nick), Carter (empalado por uma estaca na visão de Nick) e Nick (empalado na sua visão).
  • Se Molly não morreu na premonição, como podia estar na lista de morte? Molly nunca entrou na lista, assim como Sam saiu dela quando pegou a vida do Peter, que era do Agente Jim. Ou seja, aquela lista foi abandonada, eles estão salvos. Quando eles morrem no avião, já é outra lista que a morte fez para matar as pessoas do avião. Dessa vez quem teve a premonição foi Alex Browning (como é mostrado em Premonição). No avião, eles não são avisados e por esse motivo morrem.
  • Esse é o segundo filme da série em 3D.
  • Se o acidente inicial não fosse em uma ponte, seria em um parque aquático.
  • Este é o terceiro filme da série com um homem tendo as premonições.
  • Tony Todd estrelou os dois primeiros filmes e forneceu uma narração na terceira. Ele não apareceu no quarto filme, mas voltou para estrelar o quinto com mais aparições.
  • Todos os filmes da série foram lançados com três anos de intervalo. Este fecha esse círculo, sendo lançado dois anos após o filme anterior.
  • Algumas mortes fazem alusão a mortes dos outros filmes, como a de Isaac Palmer, que se parece com a de Lewis Romero, que morreu com pesos de musculação que caíram em sua cabeça (em Premonição 3), e a de Olivia faz alusão às mortes de Evan do 2º filme e de Samantha do 4º (embora Olivia não tenha morrido exatamente por causa do laser, mas por escorregar no olho do ursinho).
  • Podemos concluir que a cidade em que o filme se passa é MT. Abraham, em New York, a mesma do primeiro filme.
  • Assim como nos outros filmes, os personagens tem o mesmo sobrenome de alguns mestres do terror, como Friedkin, Castle, Hooper, Lawton, Harper e Lappman.
  • A música "Dust in the Wind" é ouvida sempre que algo ruim vai acontecer.
  • Antes de todas as mortes e em várias cenas do filme, as luzes do local falham rapidamente.
  • Le Miro 81 aparece em Premonição 1 e 5, e Sam diz que iria trabalhar na filial em Paris (por isso embarcou no voo 180), e essa filial possuía a placa de néon que matou Carter no primeiro filme.
  • O celular de Isaac (assim como, obviamente, os dos outros personagens) foi lançado antes de 1999.
  • O número do ônibus é 1282 . 1+2+8+2= 13.
  • Sam assiste um vídeo no ônibus, que começa com 180.
  • O vídeo menciona a palavra Tagert. Tagert é o nome do cinema que explodiria numa premonição de Nick O'Bannon, dez anos depois.
  • Sam se corta na North Bay Bridge, assim como no voo 180.
  • No memorial, Dennis menciona o nome de Isaac Palmer como morto, e Nathan diz a frase "Eu vejo gente morta", como referência ao filme "O Sexto Sentido", de 1999. "Premonição 5" se passa em Março/Abril/Maio de 2000, e "O Sexto Sentido" foi lançado em Agosto de 1999.
  • Enquanto Candice conversa com Peter, Peter diz repetidamente que este é seu último treino antes de ir para a regional.
  • Candice diz que seu treinador vai matá-la se ela perder a prática.
  • Candice sente um calafrio um pouco antes de morrer.
  • Na morte da visão e na morte real, a espinha de Candice é quebrada.
  • A posição dos corpos de Ian, Tim (cenas excluídas) e Candice, após suas mortes, são parecidas.
  • Cronologicamente, Candice é a primeira a morrer na série.
  • Quando Isaac está olhando nas gavetas do empregado falecido, ele encontra uma caixa cheia de tachinhas e se machuca em uma, um sinal de sua morte no SPA.
  • O SPA em que Isaac morre se chama Ming Yun Spa. Ming é um nome que iriam dar a Wendy no começo bônus de Premonição 3. Ming significa algo como "destino".
  • Quando Isaac entra na sala do SPA, vê a estátua de Buda que futuramente o mataria e faz uma piada, dizendo que ele (Buda) tem que maneirar nos bolinhos de arroz..
  • Olivia derruba uma foto de si mesma, e o vidro racha bem em cima do seu olho direito. Esse é um dos sinais mais óbvios do filme.
  • As palavras na sua foto dizem "A montanha-russa mais assustadora", fazendo menção a montanha russa do filme 3.
  • O doutor pergunta porque ela decidiu "dar um salto" naquele dia.
  • Quando o laser está queimando seu olho, os ursos de pelúcia parecem estar olhando pra ela, assim como os brinquedos de banho no banheiro de Tod, quando ele está sendo estrangulado na banheira (primeiro filme).
  • Na visão e mais tarde, as últimas palavras de Olivia são "HEELP ME"!
  • Olivia foi esmagada por um carro que cai sobre ela na visão, mas na morte real, ela ironicamente caiu sobre um carro.
  • Em uma das fotos de Roy, vemos um carro similar ao que causou o acidente de Premonição 4.
  • Durante a briga de Nathan com Roy, claramente podemos ouvir Dust in The Wind tocando ao fundo.
  • Roy deveria morrer de aneurisma no dia 13 de maio de 2000, o dia da explosão do vôo 180.
  • A chave que matou Dennis passou muito perto da cabeça de Nathan, indicando que ele estava a salvo mesmo.
  • Depois que Dennis morre, seu sangue espirra no rosto de Nathan. Uma das marcas nos dá a impressão de um "9", indicando que ele seria o nono a morrer.
  • A morte de Peter e Olivia são similares à morte da visão.
  • O ticket de Sam diz: "Assento:23", se referindo a Estrada 23, do segundo filme.
  • No vôo 180, Molly morre da mesma maneira que Sam morreria na ponte.
  • No vôo 180, Sam morre do mesmo jeito que Alex morreria no avião.
  • Um sinal que aparece no filme é o barril que cai na pedra e depois no mar, como se fosse a prévia de como Peter iria morrer na ponte.
  • No final do filme, antes do avião explodir, a revista que Molly está lendo contém a propaganda da clinica onde a Olivia morreu.
  • Parte da gravação do filme passa na cidade de Vancouver, devido a mostra da Lions Gate Bridge, na qual Sam está tendo uma visão de que a ponte irá desabar.
  • O médico legista que examina o corpo de Tod (Primeiro Filme) é o mesmo legista da morte de Isaac

Mortes[editar | editar código-fonte]

Candice Hooper[editar | editar código-fonte]

  1. Premonição: Empalada por uma vela de barco.
  2. Lista da morte: Primeira vítima.
  3. Salva: Candice salva a si própria jogando uma toalha em uma poça de água em contato com um fio desencapado.
  4. Morte: Coluna e outros ossos do corpo quebrados após cair de mal jeito da barra onde treinava.
  5. Sinais: Peter diz a ela que esse é seu último treino antes do campeonato.
  6. Causa: Pó de magnésio, prego, ventilador e barras frouxas.

Isaac Palmer[editar | editar código-fonte]

  1. Premonição: Esmagado contra o vidro do ônibus após cair na água.
  2. Lista da morte: Segunda vítima.
  3. Salvo: Foi perfurado por várias agulhas de acupuntura e se salvou de um incêndio.
  4. Morte: Sua cabeça é esmagada por uma estátua de Buda
  5. Morte alternativa: Foi queimado até a morte no incêndio.
  6. Sinais: Isaac diz para o Buda que ele precisa comer menos bolinhos de arroz. Ironicamente é o peso do Buda que o mata.
  7. Causa: Agulhas, velas, celular, álcool, pé da mesa de massagem e Buda.

Olivia Castle[editar | editar código-fonte]

  1. Premonição: Cai da ponte e é esmagada por um carro.
  2. Lista da morte: Terceira vítima.
  3. Salva: Consegue sair da mesa de cirurgia ocular.
  4. Morte: Seu olho direito e suas mãos são queimados pelo laser, depois tropeça no olho do ursinho de pelúcia e cai do prédio em cima de um carro. Depois seu olho sai e é atropelado por outro carro.
  5. Morte alternativa: Queima seus dois olhos e suas mãos na cirurgia, depois cai do prédio em cima de um carro.
  6. Sinais: Olivia derruba sua foto e as rachaduras estão sobre seu olho direito. Olívia também aperta o olho do ursinho até sair.
  7. Causa: Água,tomada,superaquecimento no laser,botão de funcionamento do laser,médico e olho do ursinho.

Dennis Lapman[editar | editar código-fonte]

  1. Premonição: Carbonizado por petróleo quente.
  2. Lista da morte: Quinta vítima.
  3. Morte: Sua cabeça é parcialmente decapitada por uma chave de fenda.
  4. Sinais: Ele diz que só os operários da fábrica saem e ele morre na fábrica.
  5. Causa: Motor em alta velocidade e chave de fenda.

Peter Friendkin[editar | editar código-fonte]

  1. Premonição: Empalado por ferros na cabeça e no tronco.
  2. Lista da morte: Sexta vítima.
  3. Morte: Empalado por um espeto por Sam.
  4. Sinais: Morre no Le Café Miro 081.
  5. Causa: Espeto de cozinha.

Molly Harper[editar | editar código-fonte]

  1. Premonição: A única que sobrevive na visão.
  2. Lista da morte: Molly entra na lista após ser salva por Sam de ser esfaqueada por Peter.
  3. Salva: Salva por Sam de ser esfaqueada por Peter.
  4. Morte: Cortada ao meio pela cauda do vôo 180.
  5. Sinais: Sam e Molly vêem os sobreviventes do vôo 180, e Alex dizendo que ele vai explodir.
  6. Causa: Explosão na janela e cauda do avião.

Sam Lawton[editar | editar código-fonte]

  1. Premonição: Cortado ao meio por uma placa de metal.
  2. Lista da morte: Sétima vítima.
  3. Morte: Incinerado na explosão do vôo 180.
  4. Sinais: Sam e Molly vêem os sobreviventes do Vôo 180, e Alex dizendo que ele vai explodir.
  5. Causa: Explosão na turbina do avião.

Nathan Sears[editar | editar código-fonte]

  1. Premonição: Atingido por um gancho da ponte.
  2. Lista da morte: Quarta vítima.
  3. Salvo 1: O gancho que empalaria sua cabeça, empala Roy Carlson em seu lugar.
  4. Salvo 2: Olhou e se esquivou da chave de fenda que matou Dennis.
  5. Morte: Esmagado pelos destroços do vôo 180.
  6. Sinais: A música Dust in the Wind começa a tocar no bar.
  7. Causa: Explosão do vôo 180 e destroços que caem no bar.

Mortes Fora da Lista[editar | editar código-fonte]

Roy Carlson[editar | editar código-fonte]

  1. Morte: Empalado na cabeça por um gancho.
  2. Causa: Nathan empurra Roy, que cai junto com o gancho.

Jim Block[editar | editar código-fonte]

  1. Morte: Baleado por Peter.
  2. Causa: Peter fica com a vida dele e para isso o mata.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora de Final Destination 5 foi lançada oficialmente no dia 16 de agosto de 2011, quatro dias após o lançamento do filme. A trilha sonora contém dezenove faixas compostas por Brian Tyler, o mesmo músico de The Final Destination. O álbum contém 19 sugestões composta por Brian Tyler, omitindo canções lançado comercialmente que foram destaque no filme.

Final destination 5 Original Motion Picture Soundtrack
Capa do disco
Trilha sonora de Brian Tyler
Lançamento 16 de agosto de 2011
Duração 68:58
Idioma(s) inglês
Formato(s) CD
Gravadora(s) JVC/Sony Music Entertainment
  1. Main Title (03:47)
  2. Bridge Fates (6:31s)
  3. Repercussions (04:06)
  4. Kill or Be Killed (4:30)
  5. Cheating Death (2:13)
  6. Bludworth (02:43)
  7. Death's Work (10:12)
  8. Olivia (1:35)
  9. Eye Can't See No Good (4:16)
  10. The Gift Certificate (02:50)
  11. Meet the Gang (1:10)
  12. Hook in Mouth (02:09)
  13. Isaac's Got a Point (02:08)
  14. Recognition (0:59)
  15. Mystery (2:47)
  16. Bend Over Backwards (4:38)
  17. The Order of Death (7:20)
  18. Plans Within Plans (3:45)
  19. Infinite Finale (1:31)

As seguintes músicas são usadas no filme, mas não foram incluidas na trilha sonora:

  1. I Will Buy You a New Life de Everclear
  2. Dust in the Wind de Kansas
  3. If You Want Blood de AC/DC

Ver também[editar | editar código-fonte]

Classificação[editar | editar código-fonte]

DJCTQ - 16.JPG O filme é impróprio para menores de 16 anos

Referências

  1. Movie Projector: 'Apes' likely to swing higher than 'The Help' (em inglês) Los Angeles Times (11 de agosto de 2011). Visitado em 15 de agosto de 2011.
  2. MCCLINTOCK, Pamela (11 de agosto de 2011). Box Office Preview: Four New Films Battle 'Apes' (em inglês) The Hollywood Reporter. Visitado em 15 de agosto de 2011.
  3. Detalhes do filme Final Destination 5 (em inglês) Box Office Mojo. Visitado em 9 de janeiro de 2012.
  4. Locações do filme Final Destination 5 IMDb. Visitado em 22 de agosto de 2011.
  5. Los Angeles Production Listings 2010 (em inglês) Backstage (13 de setembro de 20110). Visitado em 22 de agosto de 2011.
  6. Interview: Nicholas D'Agosto (em inglês) Shave Magazine. Visitado em 22 de agosto de 2011.
  7. ROTTEN, Ryan (21 de março de 2010). Producer's Update on Final Destination 5 (em inglês) ShockTillYouDrop.com. Visitado em 22 de agosto de 2011.
  8. http://www.rottentomatoes.com/m/final_destination_5/
  9. Final Destination 5 no Metacritic (em inglês) Metacritic. Visitado em 16 de setembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]