Fio têxtil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carretéis de linha.

O fio têxtil é uma fibra fina e delgada de qualquer material têxtil, especialmente a que se usa para costura.

A maioria das fibras têxtis, com exceção da seda, não passam de alguns centímetros de longitude, motivo pelo que é necessário o processo de filagem. Estes fios são amplamente utilizados na indústria têxtil para costurar, tecer produtos de origem têxtil.

É importante referir que o fio utilizado na costura é bastante diferente do que é usado nas tecelagens, uma vez que estes últimos não têm necessidade de grandes resistências à rotura, dado que a tensão do tecido é analisada como um todo, enquanto tecido, após o seu processo de tecelagem.

Até porque, o fio usado na construção de tecido é um produto intermédio, enquanto o fio aplicado nas costuras é um produto final.

As máquinas de costura são muito exigentes para o fio, Linha de Costura, assim é necessário especial atenção à elasticidade e lubrificação, processo essencial para o bom desempenho durante a construção do produto final.

No vestuário por exemplo, podem ser usadas várias espessuras na construção de uma só peça, cada uma destas espessuras tem características óptimas à função que desempenha.

Tipos de fio[editar | editar código-fonte]

Propriedades físicas do fio[editar | editar código-fonte]

Título[editar | editar código-fonte]

É a medida para a grossura do fio, é uma relação entra entre a massa e o comprimento.

Há dois sistemas de medidas: ‘’’Sistema indireto’’’ (comprimento por unidade de massa): Sendo os mais comuns o título inglês Ne, usado para o algodão (1 Ne = 840 jardas/libra), e o sistema métrico Nm (Quantidade de metros que contém em um grama de fio). ‘’’Sistema direto’’’ (massa por unidade de comprimento): A unidade de título adotada internacionalmente (ISO) é o Tex, Tt, que significa número de gramas por 1000 metros.

Uma variante para esse sistema é o dtex (no. de gramas por 10.000 metros).

Torção[editar | editar código-fonte]

É usada para fixar as fibras entre si, dando resistência ao fio. Quanto menor a torção mais suave é o fio, quanto maior a torção mais resistente ele é.

A torção pode ter sentido Z ou sentido S.

Regain[editar | editar código-fonte]

Característica da Fibra[editar | editar código-fonte]

Propriedade das fibras como diâmetro, comprimento e resistência influenciam directamente nas propriedades físicas dos fios, e, principalmente a variação desses itens, quanto menor a variação mais regular é o fio.

Ícone de esboço Este artigo sobre têxtil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.