Fiorde de Sogn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista do fiorde de Sogn

O fiorde de Sogn (em Norueguês: Sognefjorden) é o maior e mais profundo fiorde da Noruega. O fiorde de Sogn é o segundo maior do mundo, apenas ultrapassado pelo Scoresby Sund, na parte oriental da Groenlândia.

Possui cerca de 204 km de extensão, desde Skjolden até Solund. Situa-se na parte sul da comunidade de Sogn og Fjordane, com as montanhas de Jotunheimen a leste, fazendo fronteira com Vestlandet.

O fiorde alcança uma profundidade máxima de 1308 metros abaixo no nível médio das águas do mar. As maiores profundidades encontram-se na parte interior do fiorde: perto da foz, a profundidade aumenta para cerca de 100 metros abaixo do nível do mar. A largura média do braço principal do fiorde de Sogn é de cerca de 5 km. As falésias que rodeiam o fiorde alcançam uma altitude a partir da água superior a 1000 metros.

As povoações que se encontram no fiorde e nos seus braços estão ligadas por barcos. Entre elas encontram-se Balestrand, Gudvangen e Flåm. Gudvangen situa-se no fiorde de Nærøy, um braço do fiorde de Sogn particularmente conhecido pela sua natureza intacta e pelas paisagens de rara beleza. A partir de Flåm, a linha de caminho-de-ferro Flåmsbana sobe 864 metros até Myrdal, em apenas 20 km - a subida mais íngreme por caminho-de-ferro, sem vigilância.

A beleza do fiorde e a magnitude da sua paisagem tornaram-no muito popular entre os turistas, que impulsionam em grande parte a economia local.

O fiorde de Luster é o braço mais interior do fiorde de Sogn e um dos mais populares.

Mapa[editar | editar código-fonte]

Mapa do fiorde de Sogn
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Noruega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Fiorde de Sogn