Firehose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
fIREHOSE
Informação geral
Origem San Pedro, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock alternativo
Período em atividade 19861994
Gravadora(s) SST Records
Columbia Records
Afiliação(ões) The Reactionaries
Minutemen
Dos
Unknown Instructors
The Stooges
Integrantes Mike Watt
George Hurley
Ed Crawford

Firehose (cujo nome é estilizado como "fIREHOSE") foi uma banda estadunidense de rock alternativo. A banda era formada por Mike Watt (baixo, vocal), Ed Crawford (guitarra, vocal), e George Hurley (bateria).

História[editar | editar código-fonte]

A fIREHOSE foi formada na primavera de 1986, pouco tempos após a morte acidental de D. Boon, vocalista e guitarrista do Minutemen, banda que Mike Watt e George Hurley também faziam parte. Crawford, um então estudante e fã do Minutemen, na época com apenas 21 anos de idade, acabou sendo convidado para juntar-se a uma banda chamada "Camper Van Beethoven".[1]

Os membros da "Camper Van Beethoven" mentiram para Crawford, dizendo que Mike Watt e George Hurley estavam fazendo audições para encontrar um novo guitarrista para a banda. Crawford, após ter encontrado o telefone de Mike Watt na lista telefônica, acabou telefonando para o ídolo, dizendo que estava muito interessado em montar uma banda com ele e George Hurley.

Ainda lamentando a morte de seu grande amigo D. Boon, Mike Watt inicialmente não demonstrou muito interesse no projeto, porém a insistência de Crawford (que chegou até a ir para San Pedro, a fim de chamá-lo pessoalmente para a banda), acabou gerando resultado. Impressionados com a paixão e o entuasiasmo de Crawford, Watt e Hurley concordaram em dar uma chance ao garoto "inexperiente" e a banda acabou sendo formada. Pouco tempo depois da banda ser formada, Crawford mudou-se para San Pedro, onde tornou-se conhecido por "ed fROMOHIO" e passou a dormir no apartamrnto de Mike Watt, debaixo de uma mesa, por nove meses.

O nome da banda foi retirado de um curta-metragem de Bob Dylan, chamado "Subterranean Homesick Blues", pois Mike Watt achou engraçado a cena em que Bob Dylan aparece segurando uma placa de sinalização com o escrito "firehose".

O primeiro show da banda ocorreu em junho de 1986, e, no fim daquele mesmo ano, foi lançado também o álbum de estréia da banda, intitulado de ragin', full-on (SST Records). Ainda naquele mesmo ano, eles ajudaram o Sonic Youth na "Turnê Flaming Telepaths". A banda acabou ganhando rapidamente um grande fã clube local, especialmente pelos skatistas da cidade, devido ao fato de muitas músicas da banda serem incluídas em vídeos de skate, ainda nos anos 80.

No decorrer dos anos, a banda acabou desenvolvendo um estilo próprio, distinguindo-se cada vez mais do som do Minutemen, embora ainda trouxessem a influência do punk, funk e também do jazz. Eles excursionaram diversas vezes, ininterruptamente, fazendo apresentações para captar audiência. Em 1994, antes da banda chegar ao fim, o fIREHOSE fez 80 shows, lançaram cinco álbuns de estúdio, e dois EPs.

O último show deles ocorreu no dia 12 de fevereiro de 1994, no "Warner Grand Theatre", em San Pedro, Califórnia.

Após o fim[editar | editar código-fonte]

Após o fim da banda, Mike Watt entrou em carreira solo, lançando três álbuns. Ele também se mantém envolvido em diversos projetos, incluindo a banda Dos (que ele fundou com sua esposa Kira Roessler, ex-baixista do Black Flag), Banyan (com Stephen Perkins, o ex-baterista do Jane's Addiction), os Stooges (ao lado do lendário Iggy Pop) e também com a Unknown Instructors (uma banda que ele formou com George Hurley). Mike Watt também é o apresentador de um programa de rádio na internet, chamado "Watt From Pedro Show".

Ed Crawford também se envolveu em diversos projetos, incluindo a banda "Grand National" (não confundam com a banda britânica de mesmo nome), e tocou e excursionou com uma banda country, já extinta, chamada "Whiskeytown". Actualmente, ele é o líder da banda "Ed Crawford Trio".

George Hurley também se envolveu em diversos projetos musicais. Geroge foi baterista da banda "Vida" (com Dez Cadena, ex-membro do Black Flag), "Red Krayola and Tripod" e o "Unknown Instructors".

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

EPs e Singles[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]