Fitopatologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Batata infectada pelo oomiceto Phytophthora infestans.

Fitopatologia ou patologia vegetal, é a ciência que estuda as doenças das plantas. As alterações podem ser provocadas por, entre outras causas, insetos ou outros animais, fungos, bactérias, vírus, assim como plantas parasitas e fatores climáticos.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Na prática considerando a fitopatologia no seu sentido restrito os provocados por insetos e outros animais, geralmente designados por pragas, estudam-se na Zoologia ou Entomologia agrícola, enquanto os restantes, denominadas doenças, são principalmente tratados pela pitopatologia.

O desenvolvimento de culturas vegetais intensivas está ligado a uma série de problemas que os homens têm de vencer para poder estabelecer essas culturas em zonas favoráveis. Entre esses problema têm que ser considerados os prejuízos produzidos por insetos, ácaros e doenças, desta forma como ervas daninhas. O cientista Raux ecreveu: <os lavradores limitam-se a colher o que os parasitas deixam. Esta frase dá idéia dos problemas que são responsáveis por cerca de cinquenta por cento das perdas alimentares nos países em desenvolvimento.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.