Five Finger Death Punch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Five Finger Death Punch
A banda em um concerto ao vivo em 2009.
Informação geral
Origem Los Angeles, California
País  Estados Unidos
Gênero(s) Groove metal, heavy metal, metal alternativo, hard rock, nu metal
Período em atividade 2005 - atualmente.
Gravadora(s) Firm Music/EMI,
Spinefarm/Universal (UK)
Página oficial www.fivefingerdeathpunch.com/
Integrantes Ivan Moody (vocal)
Zoltán Báthory (guitarra rítmica)
Jason Hook (guitarra principal)
João Pedro (baixo)
Jeremy Spencer (bateria)
Ex-integrantes Matt Snell (baixo)
Darrell Roberts (guitarra principal)
Caleb Bingham (guitarra principal)

Five Finger Death Punch é uma banda de heavy metal norte-americana de Los Angeles, Califórnia, fundada em 2005. A banda foi batizada com esse nome, como um aceno para o clássico Kung Fu Cinema. A banda era composta originalmente pelo vocalista Ivan Moody (ex-Motograter), pelo guitarrista Zoltan Bathory (ex-U.P.O), pelo guitarrista Caleb Bingham, pelo baixista Matt Snell e pelo baterista Jeremy Spencer (ex-W.A.S.P). Em 2006, Bingham foi substituído pelo guitarrista Darrel Roberts (ex-W.A.S.P.), que, por sua vez, foi substituído pelo guitarrista Jason Hook (ex-Alice Cooper) em 2009.

Seu primeiro álbum, “The Way of the Fist” foi lançado em julho de 2007 e já vendeu mais de 420 mil cópias. Seu segundo álbum intitulado “War Is the Answer”, foi lançado em setembro de 2009. O álbum já vendeu mais de 44.000 na primeira semana de lançamento, e tem atualmente mais de 260.000 cópias vendidas. A banda já esteve em muitas grandes turnês e festivais, incluindo Korn's Family Values e Bitch We Have a Problem Tours, estiveram também no Mayhem Festival em 2010, e tocaram no palco principal do Download Festival do Reino Unido em 2009 e 2010.

História[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos e o The Way of the Fist (2005-2009)[editar | editar código-fonte]

O Five Finger Death Punch foi formada em 2005 após o guitarrista húngaro Zoltan Bathory deixar a banda U.P.O.. Após sua saída ele chamou Jeremy Spencer, (ex-baterista do W.A.S.P.) Matt Snell (ex-baixista do DeadSett ) e Caleb Bingham. No início de 2006, ele entrou em contato com o ex-vocalista do Motograter, Ivan Moody, através do MySpace para assumir o vocal da banda. Moody foi de Denver, Colorado à Los Angeles, Califórnia para sair da banda. Ele foi aceito e a banda entrou em estúdio para gravar seu primeiro álbum “The Way of the Fist”. Em 30 de setembro de 2006 a banda fez seu primeiro grande show no Rox Festival Delicious em Sedalia, Missouri ao lado do Fear Factory, Drowning Pool e Foozy.

A banda entrou no Next Level Studios e Complex, em Los Angeles, Califórnia, para gravar seu primeiro álbum, “The Way of the Fist”. O álbum foi gravado com o Stevo "Shotgun" Bruno (Mötley Crüe, Prong) e Mike Sarkisyan (Spineshank) e foi mixado pelo ex-guitarrista do Machine Head e Soulfly, Logan Mader. Antes de o álbum ser concluído, Caleb Bingham deixou a banda e foi substituído pelo ex-guitarrista do W.A.S.P., Darrell Roberts. Pouco tempo depois eles assinaram um contrato com a empresa Music, um ramo da "The Firm". [9] Em 10 de julho de 2007 eles lançaram um EP, Pre-Emptive Strike, exclusivamente através da American iTunes Store. No mesmo dia, seu primeiro single, "The Bleeding" foi lançado. A canção foi top dez e recebeu airplay de rádio por oito meses. O vídeo para a canção foi lançada em 27 de julho de 2007 e foi votado como um dos Headbangers MTV2's Ball Top 5 Metal Videos de 2008. Pouco depois, mais especificamente em 31 de julho de 2007, o álbum “The Way of the Fist foi lançado e já estreou na Billboard 200 americana e alcançou a 1º posição no Billboard's New Artist / Heatseekers. De 30 de julho à 02 de setembro de 2007, a banda entrou em sua primeira grande turnê como um dos ato de apoio à Korn's Family Values Tour. Eles também foram a turnê do Bitch We Have a Problem de 22 de setembro à 27 de Outubro. Eles entraram em turnê de janeiro à março de 2008 com Chimaira e All That Remains, mas o vocalista Ivan Moody desenvolveu cistos em suas cordas vocais, portanto foram obrigados à se retirar. Moody fez tratamento completo e eles começaram uma nova turnê. Eles apoiaram o Disturbed na Indestructible US Tour de Abril à Maio de 2008.

Em 13 de maio de 2008 foi re-lançado o álbum “The Way of the Fist”. O re-lançamento possui três faixas bônus. Uma das faixas “Never Enough” foi lançado como segundo single em 15 de julho de 2008 superando o sucesso de "The Bleeding". Em 6 de agosto o vídeo de "Never Enough" foi lançado. Mais tarde naquele ano, eles eram uma parte dos Mayhem Festival 2008 tocando ao lado de Machine Head, Airborne e Walls of Jericho. Um vídeo foi liberado para a faixa-título de “The Way of the Fist em 11 de setembro de 2008. Eles lançaram seu terceiro single "Stranger Than Fiction" em 17 de setembro de 2008. A Spinefarm Records lançou “The Way of the Fist” no Canadá em 04 novembro de 2008 e na Europa em 19 de janeiro de 2009. No inicio de 2009, houve rumores que Darrel Roberts foi demitido da banda. Em 20 de janeiro a banda confirmou que ele não estava mais na banda e ele seria substituído pelo ex-guitarrista do Alice Cooper, Jason Hook. Five Finger Death Punch foi uma das bandas de heavy metal, juntamente com Zakk Wylde, Machine Head, Avenged Sevenfold e Evile que gravou um cover de uma canção do Pantera para a Metal Hammer , o CD Getcha Pull: A Tribute to Dimebag Darrell. Em fevereiro de 2009, eles viajaram para o Reino Unido com o Lamb of God, que também tocou no Metal Hammer's Defenders Of The Faith Festival Tour, juntamente com Dimmu Borgir. Em março de 2009, tocaram em uma outra turnê. Terminaram o apoio ao seu primeiro álbum, tocando no palco prinicipal do Download Festival 2009 e ganhando Golden Gods Metal Hammer's Award para "Melhor Banda Nova".

War Is The Answer, American Capitalist e The Wrong Side of Heaven (2009-presente)[editar | editar código-fonte]

O segundo álbum da banda, “War is The Answer”, foi lançado em 22 de setembro de 2009. Foi produzido por Kevin Churko (Ozzy Osbourne) e mixado por Randy Staub (Metallica, Stone Sour, Nickelback). O álbum atingiu a posiçao n.º 7 da Billboard 200, e vendeu mais de 44.000 cópias na primeira semana de lançamento. O primeiro single do álbum, "Hard to See" entrou no top dez das rádios de rock americanas depois de duas semanas nas paradas.

Para promover o álbum “War is the Answer”, o Five Finger Death Punch embarcou na turnê "The Shock and Raw" US Tour. O Shadows Fall foi o principal apoio da turnê, com suporte adicional proveniente do Otep e 2cents. Após terminar a turnê americana, o Five Finger Death Punch levou a Shock and Raw tour para a Europa, finalizando com uma série de shows no Reino Unido. A abertura para a turnê britânica foram as bandas Rise To Remain e Magnacult. O segundo single do álbum, “Walk Away”, foi lançado em 2 de novembro de 2009, alcançando a posição nº7 na Billboard Hot Mainstream Rock Tracks. O álbum também lançou dois singles no Reino Unido, "Dying Breed", lançado em 16 de novembro de 2009 e "No One Gets Left Behind", lançado em 8 de março de 2010.

Em março de 2010, a banda viajou para o Iraque e tocou cerca de 10 shows para as tropas norte-americanas. A banda foi também um dos Headlinners no Metal Hammer Hammerfest II Festival, realizado no País de Gales. Uma canção chamada “Bad Company”, cover da banda Bad Company, foi lançada como quinto single fora do álbum. A canção alcançou a posição nº 17 na Billboard Hot Mainstream Rock Tracks, e foi feito em um vídeo com imagens de suas experiências enquanto estiveram fazendo shows no Iraque. Eles organizaram um episódio do Headbangers Ball em 18 de maio de 2010 na MTV2. Eles tocaram na Earth Day Birth Day em 1 de maio de 2010 ao lado Korn, Trivium, Chevelle, Papa Roach, Sevendust and Hellyeah.

Por sua maneira de tocar Jeremy Spencer, Zoltan Bathory e Matt Snell foram detidos pela policia alemã, no aeroporto de Munique. A polícia do aeroporto de Nuremberga, comunicou que eles portavam armas brancas. O imprevisto foi rapidamente solucionado e a banda tocou normalmente no Rock Am Ring e no simultâneo Rock Im Park. Um vídeo da música "Bad Company " foi lançado em 11 de junho, 2010 com imagens da banda tocando para as tropas dos Estados Unidos no Iraque. Em 17 de junho de 2010, eles publicaram um livro contendo as tablaturas para guitarra das músicas dos dois primeiros álbuns – são elas: "Ashes", "The Bleeding", "Bulletproof", "Canto 34", "Dying Breed", "Hard To See", "Never Enough", "No One Gets Left Behind", "A Place To Die" e "The Way of the Fist". O livro foi lançado pela Hal Leonard Publishing Corporation.

Five Finger Death Punch tocou também no Download Festival 2010 ao lado de Rage Against the Machine, Deftones, Megadeth, Lamb of God and Hellyeah no dia 12 de junho de 2010. Durante a reprodução de “Dying Breed”, o set foi cortado devido pois muitas pessoas estavam “surfando” através da multidão ao palco. Eles foram autorizados a tocar uma ultima música, esta foi “The Bleeding”. Em 14 de junho eles tocaram um set curto no “The Gods Metal Hammer Golden Awards” e ganhou o “Best Breakthrough Band". O guitarrista Zoltan Bathory ganhou o "Dimebag Darrell Shredder Award", apresentado pelo ex-Pantera e atual baterista do Hellyeah, Vinnie Paul. Eles tocaram no palco principal do Mayhem Festival de 10 de julho à 14 de agosto de 2010, com Korn, Rob Zombie and Lamb of God. Em 17 de agosto de 2010 eles tocaram as músicas "Bad Company" e "Hard to See" no show da ABC "Jimmy Kimmel Live!

A banda vai fazer uma turnê norte-americana na primavera com Godsmack. Estarão tocando ao lado de Korn, Ozzy Osbourne, Avenged Sevenfold e Motörhead no Loud Park Festival 10 em 16 e 17 de outubro no Saitama Super Arena localizada em Saitama City, Japão. A banda entrará para gravar seu terceiro álbum em novembro de 2010. O álbum tem data de lançamento prevista para Abril ou Maio de 2011 e será produzido por Kevin Churko, que também produziu o álbum anterior da banda, War Is The Answer.

Bilboard 200 e Independent Albums[editar | editar código-fonte]

Cerca de um mês após o lançamento do álbum "The Wrong Side of The Heaven & The Rightest Side of The Hell - Vol. 1" o álbum chega a posição nº 10 da "Billboard 200"[1] e na "Independent Albums"[2] chega a 1º posição do chart.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

  • The Way of the Fist (2007)
  • War Is the Answer (2009)
  • American Capitalist (2011)
  • The Wrong Side Of Heaven And The Righteous Side Of Hell Volume 1 (2013)
  • The Wrong Side Of Heaven And The Righteous Side Of Hell Volume 2 (2013)

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Melhor posição de chart[3] Álbum
US
Alt.
US
Main.
2007 "The Bleeding" 9 The Way of the Fist
2008 "Never Enough" 9
"Stranger than Fiction" 16
2009 "Hard to See" 40[4] 8 War Is the Answer
"Walk Away"[5]
"Dying Breed"[6]
"—" sem entrada nas paradas

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.