Flávio de Souza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Flávio de Sousa)
Flávio de Souza
Nome completo Flávio de Souza
Nascimento 13 de setembro de 1955 (68 anos)
São Paulo, SP
Ocupação
Atividade 1973–presente
Parentesco MariMoon (sobrinha)
Cônjuge Mira Haar (c. 1975–2005)

Flavio de Souza (São Paulo, 13 de setembro de 1955) é um autor, roteirista, diretor, ator e escritor brasileiro. Foi criador de alguns dos programas infantis de maior sucesso da década de 1990 e 2000, como Catavento, Revistinha, Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua, Castelo Rá-Tim-Bum e Ilha Rá-Tim-Bum, todos na TV Cultura e com viés educacional.[1]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

É filho de Cláudio de Souza, ex-editor da Editora Abril e tio da apresentadora MariMoon.[2]

Foi casado com a atriz Mira Haar e tem dois filhos: Leonardo Haar de Souza e Teodoro Haar de Souza.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1988, escreveu a peça teatral Fica Comigo Esta Noite, que estreou nos teatros brasileiros com Marisa Orth no papel de Laura e Carlos Moreno como Edu. No início da década de 1990, a peça foi remontada com Débora Bloch e Luís Fernando Guimarães no elenco. Em 2006, a peça foi adaptada por João Falcão para o cinema, tornando-se um sucesso nacional de público, desta vez com Alinne Moraes e Vladimir Brichta nos papéis principais.

Mas seu trabalho mais notável é a criação do Castelo Rá-Tim-Bum, junto com o cineasta Cao Hamburger. Flavio escreveu a maioria dos roteiros do programa. Criou também o Catavento, Revistinha, Mundo da Lua, Rá-Tim-Bum e Ilha Rá-Tim-Bum.[2] Cursou um ano e meio da ECA da USP (Escola de Comunicações e Artes) e dois anos da Faculdade de Artes Plásticas da Faap. Trabalhou como ilustrador, ator e diretor de teatro e cinema. Estreou na literatura em 1986, com o livro Vida de Cachorro, da editora Memórias Futuras.

Uma curiosidade é que Flavio de Souza deu o nome do programa Glub Glub e dos personagens que eram interpretados por Carlos Mariano e Gisela Arantes.

Em 2023 foi promovido o encontro do elenco do Castelo Rá-Tim-Bum que foi exibido na TV Cultura e na internet. A grande infelicidade é que, um dos seus criadores, Flavio de Souza, não foi convidado a participar[3]. Lembrando que além de criador, ele também interpretou o Tíbio da dupla de ciêntistas. No final das contas, Flavio foi convidado para uma participação remota do encontro, com uma aparição relâmpago.

No dia 13 de setembro de 2023, Flavio de Souza juntamente com Fernando Vítolo, lançaram uma websérie comemorativa contando muita história de bastidor dos programas como Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua e Castelo Rá-Tim-Bum. A série leva o nome de "Alô?! Alô?! Planeta Terra Chamando" e tem por objetivo contar a história dos 6 programas da TV Cultura criados por Flavio de Souza. Esse material também será um livro multiplataforma com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2024 e já conta com mais de 60 depoimentos de pessoas do elenco e produção de todos os programas.

Com direção de Fernando Vítolo, eles conseguiram fazer mini encontros entre Angella Dippe, Henrique Stroeter, Wandi Doratiotto, Helen Helene, Arnaldo Galvão, Cláudia Dalla Verde, Carlos Moreno, Paulo Contier, Eduardo Silva, Patrícia Gasppar, Dilma Campos, Ciça Meirelles, Fernando Meirelles, Roney Facchini, Grace Gianoukas, Ricardo Côrte Real, Mamma Bruschetta, Mira Haar e Luciano Amaral. A websérie também contou com participação especial de Mariana Blum, Luciano Ottani, Pamella Domingues e João Victor d'Alves.

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Como roteirista[editar | editar código-fonte]

Ano Título
1990 Manhattan (filme)
1999 Didi, o Cupido Trapalhão
2000 Almas em Chamas
2003 Ilha Rá-Tim-Bum - O Martelo de Vulcano
Xuxa Abracadabra
2004 Um Show de Verão
Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida
2005 Um Lobisomem na Amazônia
Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço
2006 Didi, O Caçador de Tesouros
Xuxa Gêmeas
2007 Xuxa em Sonho de Menina
Turma Da Mônica Em Uma Aventura No Tempo

Televisão[editar | editar código-fonte]

Como roteirista[editar | editar código-fonte]

Ano Título
1990 Rá-Tim-Bum
1991 Mundo da Lua
Glub Glub
1994 Castelo Rá-Tim-Bum
1996 Sai de Baixo
1997 Mundo na TV
2002 Ilha Rá-Tim-Bum
2005 TV Xuxa
Children Show
2014 Igarapé Mágico

Como ator[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
1981 Asa Branca - Um Sonho Brasileiro
1989 O Brinco (curta)
1990 Rá-Tim-Bum
1991 Mundo da Lua Tio Dudu
1994 Castelo Rá-Tim-Bum Tíbio
2001 De Onde Vem? Ele mesmo Episódio: "Livro"
2011 Quintal da Cultura Tíbio Participação Especial
2012 Desenhos de guerra e de amor

Internet[editar | editar código-fonte]

Ano Título Cargo Plataforma
2018-presente Flavio de Souza - Escritor Apresentador YouTube
2023 Castelo Rá-Tim-Bum: O Reencontro Convidado

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]