Flammenwerfer 35

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Flammenwerfer 35

Soldado alemão operando uma Flammenwerfer em 1944.
Tipo lança-chamas
Local de origem  Alemanha
História operacional
Em serviço 1935-1945
Utilizadores  Alemanha
Guerras II Guerra Mundial
Histórico de produção
Fabricante diversos
Período de
produção
1896-1975
Variantes Flammenwerfer 41
Especificações
Peso 35,8kg
Tripulação 1 pessoa
Alcance efetivo 25 m
Alcance máximo 30 m
Um soldado alemão, em 1941, utilizando seu lança-chamas.

O Flammenwerfer 35 ou FmW 35 (lança-chamas 35 em tradução literal) foi uma arma lança-chamas utilizada pela Wehrmacht durante a Segunda Guerra Mundial. Sua principal função era repelir inimigos em trincheiras e incendiar prédios. Extremamente mortífera, podia projetar uma chama de 25m de distância. [1]

Pesava 35,5 kg e carregava até 11,8 litros de óleo inflamável (chamado de Flammöl 19), uma mistura de gasolina com alcatrão que o fazia uma chama mais forte e de grande alcance que podia ser utilizada em 10s continuamente. A Flammenwerfer 35 foi produzida para fins militares até 1941, quando uma versão mais leve e redesenhada nomeada Flammenwerfer 41 (FmW 41) passou a substitui-la.

Uso[editar | editar código-fonte]

Este lança-chamas, como todos os lança-chamas empregados pela Wehrmacht, era usado exclusivamente por sturmpionieres (pioneiros de assalto); pioneiros especializados que deveriam ajudar a infantaria num ataque, superando obstáculos naturais e artificiais para a infantaria, limpando fortificações inimigas com lança-chamas e depois destruindo-as com cargas de demolição.[2] Os sturmpionieres que usaram exclusivamente estes lança-chamas desempenharam um papel importante na superação das fortificações francesas que bloqueavam o avanço alemão durante a Batalha de França.[2] Mais especificamente na Batalha de Sedan (1940).

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre armas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.