Flamurtari Vlorë

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Flamurtari Vlorë
Nome Klubi Sportiv Flamurtari Vlorë
Alcunhas Flota Kuqezi
Mascote Galo Vermelho e Branco
Fundação 27 de março de 1923 (91 anos)
Estádio Stadiumi Flamurtari
Capacidade 8.500 pessoas[1]
Localização Vlorë,  Albânia
Presidente Albânia Shpëtim Gjika
Treinador Albânia Gugash Magani
Patrocinador Albânia Bashkia Vlorë[2]
Material esportivo Itália Sportika SA
Competição Albânia Copa do Albânia
Albânia Superliga Albanesa
Albânia 2010-11
Albânia 2010-11
Albânia 2010
União Europeia Liga Europa
União Europeia Liga dos Campeões
Em Disputa
Em Disputa
Não Disputou
Não Disputou
Não Disputou
Albânia 2009-10
Albânia 2009-10
Albânia 2009
União Europeia Liga Europa
União Europeia Liga dos Campeões
Segunda Rodada

Vice-Campeão
Segundo Rodada
Não Disputou
Albânia 2008-09
Albânia 2008-09
Albânia 2008
União Europeia Copa UEFA
União Europeia Liga dos Campeões
Campeão

Não Disputou
Não Disputou
Não Disputou
Ranking nacional 6° (2076 Pontos)
Website Flamurtari.com
Temporada atual

O Klubi Sportiv Flamurtari Vlorë é uma agremiação poliesportiva com sede na cidade de Vlorë na Albânia, fundado em 27 de Março de 1923 [3] . A sede do clube é localizada na Rua Pelivan Leskaj, Aulona - Vlorë [4] .

Sua atuação no futebol iniciou-se em 23 de Março de 1923[5] sendo o primeiro presidente eleito como Korcari Milton. Suas maiores conquistas são a Kategoria Superiore (primeira divisão da Albânia), por 2 vezes em 1991 e 1997, e também a Copa da Albânia ganhando por 3 vezes no ano de 1986, 1989 e 2010. O Flamurtari é o atual vice-campeão da Supercopa da Albânia e 5° no Campeonato Albanês.

O Flamurtari é o 6° colocado no ranking da FSHF (Associação de Futebol da Albânia) com 2.076 pontos. O Flamurtari possui a Sétima maior torcida da Albânia [6] .

Além do futebol, outra modalidade de destaque é o Basquetebol, além do Atletismo, Natação, Voleibol, Ginástica, Tênis de Mesa, Boxe, tendo ganhado vários títulos pelas várias modalidades que disputa ou disputou [7] .

História[editar | editar código-fonte]

Período Pré-Guerra[editar | editar código-fonte]

O clube de futebol do Flamurtari Vlorë foi fundado em 23 de março de 1923 como Shoqeria Sportive Vlorë. O primeiro presidente do clube foi Milto Korcari e o primeiro secretário Malo Ismaili. O clube foi criado para tornar o futebol mais popular. Suas necessidades financeiras foram cobertas por doações de membros ou de diferentes atividades organizadas na cidade de Vlorë. Shoqeria Sportive jogou sua primeira partida contra o Shoqëria Sportive Jeronim de Rada, uma equipe local criada a partir de estudantes de Vlorë. A partida terminou em um empate em 2-2. Os gols para o Shoqeria foram marcados por Adem Gavani e Tepelena Hazbi.

Na década de 20 a equipe jogou vários a amistosos contra equipes nacionais e estrangeiras. As partidas mais interessantes foram jogadas contra Cernagore Cetinje e Livorno Naval Institute, vencendo as partidas por 1-0 e 3-2 respectivamente. Shoqeria Sportive Vlorë foi um membro fundador da Associação de Futebol da Albânia e participou do primeiro Campeonato Albanês de Futebol. Sua primeira partida oficial foi contra o Skënderbeu Korçë em Vlorë que terminou com uma vitória por 2-0. Em 1935 o clube mudou seu nome para Shoqata Sportive Ismail Qemali. Nos campeonato da pré-guerra o clube sempre esteve na metade inferior da tabela e não conseguiu nenhum título.

1945-1980[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 1944, Shoqata Sportive Ismail Qemali foi reaberto. O campeonato começou em 16 de Setembro de 1945, jogando sua primeira partida contra o Vllaznia, O Shoqata perdeu por 1-0. Na temporada 1945 a equipe terminou em 4°, sendo que tinha 6 equipes no campeonato. Em 22 de Junho de 1946, a equipe mudou seu nome para Klubi Sportiv Flamurtari Vlorë. Na temporada de 1946 o Flamurtari foi para a final do campeonato, tendo vencido o Grupo B na primeira fase. A final foi contra o Vllaznia Shkodër, Flamurtari perdeu as duas partidas, com um placar agregado de 5-0. Em 1948, Flamurtari chegou novamente na final, perdendo para o Partizani Tirana no Qemal Stafa por 6-2. Em 1951 o clube mudou seu nome para Puna Vlorë, mas em 1958 o clube usou mais uma vez o nome Flamurtari. Em 1960 o clube chegou a final da Copa da Albânia. Na primeira rodada jogou contra o KS Pogradeci, e ganhar deles em casa e fora. Na segunda rodada o Flamurtari jogou contra o Besa Kavajë. As duas empataram os dois jogos, e tiveram que fazer mais dois jogos extras, um de 90 minutos em Kavajë e outro de 135 minutos em Vlorë. No placar agregado 8-5 para o Flamurtari. Na terceira rodada o Flamurtari enfrentou o Skënderbeu Korçë. A primeira partida em Vlorë, terminou com uma vitória por 3-0. Em Korçë, o Skënderbeu estava ganhando por 3-0, na segunda metade do jogo o Flamurtari fez uma das maiores reviravoltas do futebol albanês, vencendo o jogo por 4-3. Na final o time jogou contra o Dinamo Tirana, sendo um jogo único perdendo por 1-0.

Os anos dourados[editar | editar código-fonte]

Na década de 1980 o Flamurtari recuperou seu status anterior de um grande clube albanês. Flamurtari terminou em 8° lugar na temporada 1980-81, mas na temporada seguinte ficou vice-campeão, atrás de KF Tirana. Durante a temporada o Flamurtari permaneceu invicto em todos os jogos em casa, em todas as competições que disputou. Em 1981 o Flamurtari iria participar pela primeira vez de uma copa internacional, a Taça dos Balcãs. Eles jogaram contra o AEK Atenas, perdendo por 3-2. Eles terminaram em segundo no seu grupo com duas vitórias e duas derrotas, fazendo 7 gols e levando 8. Em 1983-84 o Flamurtari chegou mais uma vez a final da Copa da Albânia, mas perdeu para o SK Tirana. Na temporada seguinte, eles conquistaram a Copa da Albânia vencendo o Partizani Tirana, e assim conquistando o primeiro título profissional da história.

Em 1985-86, Flamurtari terminou mais uma vez em segundo, perdendo no saldo de gols para o Dinamo Tirana. Terminando em segundo no campeonato eles foram classificados para a Copa da UEFA. Eles foram sorteados para jogar contra o FC Barcelona. Flamurtari foi eliminado após dois empates (1-1 em Vlorë, 0-0 em Barcelona), graças a regra do gol fora. Nessa temporada o Flamurtari conseguiu chegar mais uma vez a final da Copa da Albânia perdendo na final para o Vllaznia Shkodër por 4-3.

Depois de uma temporada perfeita eles ganharam o direito de jogar mais uma vez na Taça da UEFA. Na primeira rodada eles tiveram que jogar contra o Partizan Belgrado. Depois de uma vitória por 2-0 em Vlorë, na segunda partida o Partizan estava ganhando por 2-0, até o minuto 76 quando Sokol Kushta marcou um gol para o Flamurtari classificando o time direto para a segunda rodada.

Na segunda rodada, o Flamurtari foi sorteado para jogar contra o FC Erzgebirge Aue em Aue. No primeiro jogo em Aue o Erzgebirge venceu por 1-0, mas já em Vlorë o Erzgebirge perdeu por 2-0, Flamurtari classificado para a terceira rodada.

Na terceira rodada eles foram sorteados para jogar mais uma vez contra o FC Barcelona. Flamurtari venceu o primeiro jogo em Vlorë por 1-0. No segundo jogo em Barcelona, o Flamurtari terminou o primeiro tempo ganhando por 1-0, mas no segundo tempo tomou 4 gols seguidos, e o jogo acabou 4-1 para o Barcelona. Eliminando o Flamurtari numa das melhores campanhas numa copa internacional.

Na mesma temporada o Flamurtari venceu a Copa da Albânia, depois de ganhar o Partizani Tirana por 1-0. Na temporada 1988-89 o Flamurtari foi jogar a Recopa da UEFA, sendo sorteados para jogar contra o clube de futebol polonês Lech Poznan. Depois de dois jogos o Flamurtari foi eliminado, no placar agregado o Lech ganhou por 4-2. Apenas um ano depois o Flamurtari ganhou pela primeira vez a Kategoria Superiore. No mesmo ano eles ganharam também a Supercopa da Albânia.

Outras Modalidades[editar | editar código-fonte]

Ciclismo[editar | editar código-fonte]

Dos anos de 1916 á 1921, houve um aumento significativo na popularidade do ciclismo na Albânia, sendo formado em 21 de Maio de 1921 o clube de ciclismo de Vlorë, onde apareceram famosos nomes no esporte na Albânia como, Novruz Nivrica, Spiro Stavro e Salo Metushi. Em 1925 o clube disputou o primeiro torneio nacional, sendo o time de Vlorë representado por Novruz Nivrica.

Em 1928 o Vlorë participou da primeira Copa dos Balcãs de Ciclismo sendo realizada na Grécia, tendo como campeão Novruz Nivrica, o primeiro título internacional do Vlorë.

Entre 1937 e 1940, apareceram outros famosos nomes como, Thomas Puka, Gori Risilia, Cecen Shana, Qemal Meli, e Mimi Risilia.

Em 1966, o destaque foi o talentoso Driza Piro, que ganhou seu primeiro título nacional com apenas 15 anos de idade.

Atletismo[editar | editar código-fonte]

Cores e Emblema[editar | editar código-fonte]

Emblema[editar | editar código-fonte]

As cores tradicionais do Flamurtari são vermelho e preto. Foi em Vlorë que Ismail Qemali declarou a independência da Albânia, e a cidade foi apelidada de "Cidade da Bandeira", então os fundadores do clube decidiram que as cores do time deviam ser as da bandeira. O primeiro escudo do clube era bem parecido com o do Conselho Municipal de Vlorë. Após a Segunda Guerra Mundial, a equipe mudou seu escudo em um escudo em forma de novo com a inicial F em preto, no meio do escudo rodeado por um fundo vermelho. O brasão atual foi feito na década de 80, mas só foi utilizado no começo da década de 2000.

Uniforme[editar | editar código-fonte]

O Uniforme atual do Flamurtari é preto com listras vermelhas, calção preto e meias pretas. Os números nas costas são escritos na cor dourada. O patrocinador do uniforme é Société Générale e Bashkia Vlorë. O primeiro uniforme do Flamurtari era preto com listras horizontais pretas, calção preto e meias vermelhas. De 1946 até 1981 o uniforme do flamurtari era branco com uma listra vertical preta e duas vermelhas.

Estádio[editar | editar código-fonte]

Antes da construção do Stadiumi Flamurtari o Flamurtari, fazia seus jogos em casa nem um campo conhecido como "Varri i Halimit ". O Varri i Halimit era localizado em Uji i Ftohte, onde hoje é a sede da equipe de base do Flamurtari. A equipe mudou-se para o novo estádio em 1961, inicialmente construído com uma capacidade para 6.500 pessoas, o estádio foi ampliado em 1975 aumentando sua capacidade para 12.000. No entanto durante a era ouro do clube atraiu até 15.000 torcedores. O maior público já registrado , foi no jogo contra o FC Barcelona na Copa da UEFA 1987-88, quando havia 18.500 pessoas no estádio. Em 2004 o estádio foi reconstruido com a ajuda da FSHF e Bashkia Vlorë. Ele agora suporta no máximo 8.500 torcedores.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Principais Títulos[editar | editar código-fonte]

(1990-91, 1996-97)

(2005-06)

(1985-86, 1988-89, 2009-10)

(1990, 1991)

  • Copas Europeias:

A nível internacional eles são mais conhecidos por uma série do bons resultados obtidos no final dos anos 80, sendo a equipe albanesa mais sucedida em uma competição continental. Na Copa da UEFA 1986-87, o Flamurtari jogou contra o FC Barcelona, conseguindo dois empates: 1-1 em Vlorë e 0-0 em Barcelona. O Barcelona se classificou pela regra dos gols fora de casa. Na temporada seguinte 1987-88 o Flamurtari enfrentou o Partizan Belgrado (Vitória por 2-0 em Belgrado, e derrota por 2-1 em Vlorë), se classificando para a segunda rodada enfrentando o Erzgebirge Aue FC (Derrota por 1-0 em Aue e Vitória por 2-0 em Vlorë). Na terceira rodada o Flamurtari foi sorteado para jogar contra o Barcelona (1-0 em Vlorë, 1-4 em Barcelona). Esta parece ser até hoje a melhor participação de uma equipe albanesa em uma competição continental. Na UEFA Europa League 2009-10 eles enfrentaram o Motherwell FC da Escócia (0-1 em Vlorë, 1-8 em Motherwell).

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

O principal rival do Flamurtari é o Vllaznia Shkodër. Nos anos 70 os dois jogaram o futebol mais bonito da Albânia. A relação entre os dois clube é boa e não há registros de violência por parte dos torcedores. Outros concorrentes incluem as equipes da capital: Dinamo Tirana, Tirana, e Partizan Tirana. A rivalidade talvez se deva ao fato de Vlorë ter sido a primeira capital da Albânia, e só depois ter passado a ser Tirana.

Flamurtari em Copas Europeias[editar | editar código-fonte]

Temporada Competição Rodada País Clube Casa Fora Agregado
1985-86 Taça dos Campeões Europeus 1R Finlândia HJK Helsinki 1–2 2–3 3-5
1986-87 Copa da UEFA 1R Espanha FC Barcelona 1–1 0–0 1-1
1987-88 Copa da UEFA 1R República Socialista Federativa da Iugoslávia Partizan Belgrado 2–0 1–2 3-2
2R Alemanha Oriental Erzgebirge Aue 2–0 0–1 2-1
3R Espanha FC Barcelona 1–0 1–3 2-3
1988-89 Taça dos Campeões Europeus 1R Polónia Lech Poznań 2–3 0–1 2-4
1990-91 Taça dos Campeões Europeus 1R Grécia Olympiacos Piraeus 0–2 1–3 1-5
1991-92 Taça dos Campeões Europeus 1R Suécia IFK Göteborg 1–1 0–0 1-1
1996-97 Liga dos Campeões da UEFA 1R Eslováquia Humenné 0–2 0–1 0-3
2009-10 Liga Europa da UEFA 2R Escócia Motherwell 1-0 1-8 2-8

Elenco Atual[editar | editar código-fonte]

Flamurtari Vlorë[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Jogador
1 Albânia Shpëjtim Moçka
30 Albânia Mikel Spaho
Defensores
Jogador Pos.
28 Albânia Artan Sakaj Z
11 Albânia Franc Veliu Z
6 Albânia Halim Begaj Z
5 Albânia Julian Brahja Z
- Albânia Armando Myrtaj Z
- Albânia Albano Caushaj Z
4 Albânia Elton Grami Z
- Albânia Norion Spaho Z
- República da Macedónia Zekirija Ramadani Z
Meio-campistas
Jogador Pos.
23 Albânia Julian Ahmataj M
19 Albânia Hajr Zeqiri M
20 Albânia Taulant Kuqi M
14 Albânia Bledar Devolli M
8 Albânia Lejdi Liçaj M
9 Albânia Odise Roshi M
- Albânia Sinan Sinaj M
7 Albânia Gerhard Progni M
17 República da Macedónia Nijaz Lena M
Atacantes
Jogador
10 Albânia Ardit Shehaj
22 Albânia Daniel Xhafa
- Albânia Andi Shabanaj
- Albânia Onils Idrizaj
18 República da Macedónia Aleksandar Bajevski
- Albânia Hergert Gjondeda
Comissão técnica
Nome Pos.
Albânia Geri Cipi T
Bósnia e Herzegovina Dario Zrnic AS
Albânia Gugash Magani AS
Albânia Bujar Gogunja TG

Flamurtari Vlorë Sub-19[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Jogador
1 Albânia Kristi Bifsha
12 Albânia Mario Shabani
Defensores
Jogador Pos.
4 Albânia Andi Shabani Z
- Albânia Xhiljando Dergjini Z
6 Albânia Darling Banushi Z
- Albânia Endri Arapi Z
- Albânia Renaldo Azizaj Z
- Albânia Sino Sinani Z
Meio-campistas
Jogador Pos.
8 Albânia Marcelo Hitaj M
9 Albânia Klaudio Myftari M
10 Albânia Ervis Shakaj M
- Albânia Eraldo Canaj M
Atacantes
Jogador
- Albânia Mikel Brahimi
- Albânia Hergert Gjondeda
- Albânia Ines Hajrullai

Transferências[editar | editar código-fonte]

Jogadores Famosos[editar | editar código-fonte]

* Nota:Todos os jogadores com mais de 50 jogos pelo clube são adicionados á essa lista, ou que tenham tido uma carreira internacional gloriosa no passado ou no futuro do jogador.

Referências

  1. World Stadiums Visitado em 6 de Dezembro de 2010.
  2. Bashkia Vlorë. Anúncio do Patrocínio. Visitado em 6 de Dezembro de 2010.
  3. Site oficial do Flamurtari Vlorë. História do Flamurtari Vlorë. Visitado em 6 de Dezembro de 2010.
  4. Google Maps Pesquisa "Flamurtari Vlorë". Visitado em 6 de Dezembro de 2010.
  5. Site Oficial (em albanês) História do Flamurtari Esporte Clube,
  6. Footballdatabase. (em inglês) Visitado em 6 de Dezembro de 2010.
  7. Site Oficial (em albanês) História do Flamurtari Vlorë.