Flato vaginal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Flatos vaginais, gases vaginais, ou ainda garrulitas vulvae (do grego garrulitas: gorjeio, loquacidade, tagarelice),[1] [2] é o nome dado aos gases expulsos da vagina, geralmente, durante o ato sexual, que fazem os pequenos e grandes lábios vibrarem. Geralmente não possui odor, exceto se a mulher apresentar corrimento patológico. O barulho produzido assemelha-se aos da flatulência comum.[3] Devido à vagina não possuir esfíncter como o ânus, a mulher não consegue controlar a saída do ar. Isto pode acontecer também quando se efetua um esforço físico grande, como na ginástica.

Algumas posições sexuais podem facilitar as entradas de ar na vagina, facilitando assim a ocorrência dos flatos. Geralmente, posições em que o pênis pode constantemente sair totalmente da vagina causam mais este problema, como a posição de quatro e a posição em que a mulher fica por cima do homem.Para muitos casais, a situação gera constrangimento. Mas o fato é que algumas mulheres podem emitir um ruído pela vagina, durante o sexo, semelhante ao de gases.

Segundo o colunista do UOL Jairo Bouer, isso ocorre simplesmente porque a vagina é uma cavidade e, no momento da penetração, pode haver entrada de ar. Sob pressão, esse ar acaba saindo durante o coito, ou então logo depois da relação sexual, fazendo barulho

Um parto normal, por vezes, deixa o canal interno da vagina mais largo, permitindo grande entrada de ar. Assim, podem ser necessários procedimentos tais como a perineoplastia e a fisioterapia perineal para solucionar o problema.

Referências

  1. Montgomery, Malcolm, Ediouro, Mulher - Uma radiografia, São Paulo: 2005.
  2. Mulher Mais. Por que algumas mulheres têm “GARRULITAS VULVAE”?. Página visitada em 05/07/2009.
  3. Saiba como lidar com os barulhos estranhos da transa, no http://saude.terra.com.br ; Acesso em 09 Dez 2008

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre sexo ou sexualidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.