Flight Management System

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Flight Management System (FMS) (Sistema de Gerenciamento de Voo) é uma parte de extrema importância no sistema de orientação e navegação das aeronaves modernas. O FMS é o aviônico que segue o plano de voo, depois de este ter sido configurado e programado pelo piloto no Flight Management Computer (FMC), o que permite ao piloto a ação de corrigi-lo conforme a proa, altitude e velocidade do voo.

O FMS usa diversos mecanismos para saber a localização da aeronave. Depis das informações inseridas no FMC, o computador leva a aeronave até o local, proa, altitude e velocidade programados.

O FMS tem geralmente um formato de um pequeno computador, de tamanho e dimensões um pouco maiores do que as dos palmtops. O FMS envia o plano de voo para os instrumentos do painel EFIS (Electronic Flight Instrument System - Sistema Eletrônico de Voo por Instrumentos), e as informações ficam disponíveis no Navigation Display (ND) (tela de navegação da aeronave) ou no MultiFuction Display (MFD), sistema com várias informações da aeronave.

O FMS atual foi introduzido primeiramante no Boeing 767, apesar do fato de que nele já existiam sistemas mais antigos. Nos dias de hoje, este sistema existe em aeronaves monomotoras, como o Cessna 172. Em sua evolução, o FMS ganhou novos tamanhos, capacidades e controles.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Fabricantes