Floresta (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Floresta
—  Bairro do Brasil  —
Floresta bairro Porto Alegre.JPG
Município Porto Alegre
Área
 - Total 167 hectares
População
 - Total 14,941 hab (2 000)
6,579 homens
8,362 mulheres
    • Densidade 89 hab/ha/km2 
Taxa de crescimento (-) 5,7% (de 1991 a 2000)
Domicílios 6.012
Rendimento médio mensal 12,39 salários mínimos
Fonte: Não disponível

Floresta é um bairro da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela lei 2022 de 7 de dezembro de 1959.

Localizado próximo ao centro de Porto Alegre, e sendo via principal do aeroporto para o centro, o bairro Floresta tem como principais avenidas a Farrapos, a Cristóvão Colombo, a São Pedro e a Rua Voluntários da Pátria. Faz divisa, além do Centro, com os bairros Independência, Moinhos de Vento, Higienópolis, São Geraldo e Marcílio Dias.

Histórico[1] [editar | editar código-fonte]

O bairro teve início pela Estrada da Floresta (atual Avenida Cristóvão Colombo), que ligava o centro a um longínquo morro coberto de densa vegetação arbustiva, verdadeira mata virgem. Com o tempo, esta floresta proveu lenha para os fogões domésticos ou serviu de matéria-prima para madeireiras da região. Assim, à medida que morro foi sendo desflorestado e a estrada habitada, o bairro foi se desenvolvendo.

Em dezembro de 1849, no topo do morro ainda então bastante arborizado, foi inaugurado um hospital, a Casa de Saúde Bela Vista. Mais de cinquenta anos depois, em 1903, o hospital foi adquirido pelo Exército, tornando-se o atual Hospital Militar de Porto Alegre, mas que atualmente não pertence mais aos limites do bairro, pois está situado no vizinho bairro Auxiliadora[2] .

Em 1888 foi fundada a Igreja de São Pedro, com cuja construção, em terreno doado por Dona Carmen, uma senhora muito religiosa, a urbanização da região tomou novo impulso.

Com o passar do tempo, observou-se a tendência industrial da região, abrigando, entre outras, as cervejarias Bopp, Sasse, Ritter e Cia. Ltda. e a Cervejaria Brahma. Nas redondezas das fábricas, os funcionários foram construindo suas casas.

Em 1925, o bairro foi remodelado, modernizando sua estrutura.

Características atuais[editar | editar código-fonte]

O bairro possui muitos prédios antigos, em sua maioria das décadas de 1950, 1960 e 1970, tendo os mesmos pouca ou, às vezes, nenhuma conservação. Atualmente, o Floresta conta com grande variedade comercial, preservando ainda algumas de suas indústrias, mas não deixou de ser residencial. Outras igrejas foram erguidas, tanto católicas como protestantes, respeitando a homogeneidade de seus moradores.

A Floresta é conhecida principalmente pelo alto índice de prostituição, tanto nas avenidas principais quanto em ruas paralelas. Ali se localizam boates, além da chamada "prostituição de rua", à noite.

Muitos empreendimentos de grande porte, como o Shopping Total[3] e o Shopping Floresta (em construção)[4] , bem como a migração de muitas empresas de médio porte, estão contribuindo de forma significativa para o melhoramento do bairro.

Outro fator importante é a proximidade do bairro com o Centro da capital gaúcha, proporcionando às empresas e aos seus moradores facilidades no manejo e logística.

A única praça do bairro é a Praça Bartolomeu de Gusmão[5] .

Pontos de referência[editar | editar código-fonte]

A Igreja de São Pedro, presente no Floresta desde 1888.
Religiosas
De ensino
Outros

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Avenida Alberto Bins, da esquina da Rua da Conceição até a Avenida Cristóvão Colombo; por esta radial até a Rua Santo Antônio; desta, no sentido norte-sul, até a Rua Gonçalo de Carvalho; desta, até a Rua Pinheiro Machado, no sentido sul-norte até a Rua Tiradentes; desta e seu prolongamento, pela encosta norte do Morro Ricaldone, numa linha imaginária, até encontrar a Rua Marquês do Pombal; desta, até a Rua Coronel Bordini, no sentido sul-norte, até encontrar a Rua Benjamim Constant; desta, até a Avenida Olinda; desta, até a Rua Guimarães; e, desta, até encontrar a Rua Conde de Porto Alegre; desta, até a Rua do Parque; desta, até a Rua Voluntários da Pátria; desta, até a Rua da Conceição, seguindo no sentido norte-sul até encontrar sua junção com a Avenida Alberto Bins.

Referências

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Floresta (Porto Alegre)