Floresta Nacional Chapecó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Floresta Nacional de Chapecó
Categoria VI da IUCN (Área Protegida de Manejo de Recursos)
Localização SC, Brasil
Dados
Área 1 606,63 ha[1]
Criação 25 de outubro de 1968
Gestão ICMBio
Coordenadas 27° 5' 43" S 52° 46' 32" O
Floresta Nacional de Chapecó está localizado em: Brasil
Floresta Nacional de Chapecó

A floresta nacional de Chapecó é uma unidade de conservação brasileira de uso sustentável da natureza localizada nos municípios catarinenses de Chapecó e Guatambu, sendo composta por duas áreas separadas entre si, uma em cada cidade, distantes aproximadamente 32 km uma da outra.[1]

A floresta foi criada em 25 de outubro de 1968 com uma área total de 1 606,63 ha. Sua

instração cabe atualmente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Caracterização da área[editar | editar código-fonte]

Seu bioma é constituído de floresta com araucária e floresta estacional. Tem uma vasta área nativa que pode ser aproveitada para a realização de programas de educação ambiental para alunos do 1º grau, visitantes, moradores. Apresenta espaço físico próprio para recreação, lazer e turismo ecológico.

A fauna é abundante e diversificada, dando condições para estudos da ecologia de espécies, algumas ameaçadas de extinção.

A água é de boa qualidade, com inúmeras nascentes, protegidas conforme programa de Microbacias, existente no Estado, o que possibilita a criação de peixes e aves aquáticas.

Há exploração de produtos e sub-produtos florestais. Comercializa-se 4.000m3/ano de erva-mate (Ilex paraguariensis). Outro destaque é o programa de combate a vespa de madeira.

Sua vegetação é composta por pinus, eucaliptos, erva mate, e outras espécies nativas.

Referências

  1. a b Floresta Nacional de Chapecó. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente. Página visitada em 23 de novembro de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.