Floresta tropical pluvial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde agosto de 2007). Ajude e colabore com a tradução.
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Floresta tropical. (desde 2009)
Se discorda, discuta sobre esta fusão aqui.
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, Tropical and subtropical moist broadleaf forests e melhore este artigo conforme o guia de tradução.
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:

Florestas tropicais e subtropicais úmidas de folhas largas, também conhecidas como florestas tropicais pluviais, são um bioma tropical e subtropical.

Zonas de floresta tropical úmida

As florestas tropicais e subtropicais úmidas de folhas largas são encontradas em um cinturão em torno do equador e nos subtrópicos úmidos; caracterizam-se por climas quentes, úmidos e com alta taxa de pluviosidade.

As regiões tropicais e subtropicais com baixa pluviosidade ou estações úmida e seca distintas abrigam florestas tropicais e subtropicais secas de folhas largas e florestas tropicais e subtropicais de coníferas. As florestas pluviais temperadas também ocorrem em algumas regiões costeiras temperadas úmidas.

As florestas tropicais e subtropicais úmidas de folhas largas são comuns em várias ecorregiões terrestres, incluindo partes da Afrotrópica (África equatorial), Indomalaia (partes do subcontinente indiano e sudeste da Ásia), Neotrópica (norte da América do Sul e América Central), Australásia (leste da Indonésia, Nova Guiné e norte da Austrália), e Oceania (as ilhas tropicais do Oceano Pacífico. Cerca de metade das florestas pluviais do mundo estão no Brasil.

As florestas tropicais cobrem atualmente menos de 6% da superfície continental e insular da Terra. Estima-se que mais da metade de todas as espécies de plantas e animais do mundo vivem em florestas tropicais pluviais. As florestas tropicais pluviais produzem 40% do oxigênio da Terra.

Tropicais e subtropicais húmidas (TSMF), também conhecidas como florestas tropicais úmidas, são um bioma de floresta tropical e subtropical.

Regiões de florestas tropicais e subtropicais com baixa pluviosidade são o lar das regiões tropicais e subtropicais secas e tropicais e subtropicais, florestas de coníferas. Florestas temperadas também ocorrem em determinadas regiões costeiras temperadas úmidas.

O bioma inclui vários tipos de florestas:

Planície equatorial de florestas tropicais perenes, comumente conhecido como florestas tropicais, são florestas que recebem precipitações elevadas (mais de 2000 mm, ou 80 polegadas, por ano) durante o ano. Essas florestas ocorrem em um cinturão em torno do equador, com as maiores áreas na bacia Amazônica da América do Sul, a bacia do Congo da África Central, Indonésia e Nova Guiné. Decídua úmida e semi-perenes florestas estacionais, recebem elevada precipitação de chuva, com uma alta temporada de verão quente e úmido e uma estação de inverno seco mas frio. Algumas árvores nessas florestas perdem parcialmente ou totalmente suas folhas durante a estação seca de inverno. Estas florestas são encontrados em partes da América do Sul, na América Central e no Caribe, na costa da África Ocidental, partes do subcontinente Indiano, e em grande parte da Indochina.

Florestas tropicais de altitude, são encontrados no refrigerado clima de áreas montanhosas.Aqueles com altitudes elevadas o suficiente para encontrar regularmente baixo nível de cobertura de nuvens são conhecidas como florestas de nuvens.

Florestas inundadas de água doce, incluindo as florestas pantanosas e florestas de turfa. Florestas tropicais e subtropicais úmidas de folhas largas são comuns em vários ecozonas terrestres, incluindo partes da Afrotrópica (África equatorial), Indomalaia (partes do subcontinente indiano e sudeste da Ásia), Neotrópica (norte da América do Sul e América Central), da Australásia (leste da Indonésia , Nova Guiné, norte e leste da Austrália), e Oceania (as ilhas tropicais do Oceano Pacífico). Cerca de metade das florestas tropicais do mundo estão nos países da América do Sul, do Brasil e do Peru. As Florestas tropicais cobrem atualmente menos de 6% da superfície terrestre do planeta. Os cientistas estimam que mais de metade das plantas de todo o mundo e as espécies animais vivem em florestas tropicais.

Ecorregiões das florestas tropicais e subtropicais úmidas de folhas largas[editar | editar código-fonte]

Ecorregião Afrotrópica
Florestas das montanhas do rift do lago Alberto (República Democrática do Congo, Burundi, Ruanda, Tanzânia, Uganda)

Florestas Equatoriais da costa Atlântica (Angola, Camarões, República Democrática do Congo, República do Congo, Guiné Equatorial, Gabão)
Florestas das montanhas de Camarões (Camarões, Nigéria)
Florestas das planícies centrais do Congo (República Democrática do Congo)
Florestas de Comoros (Comoros)
Florestas de transição do Níger (Nigéria)
Florestas costeiras de Sanaga-Bioko coastal forests (Camarões, Guiné Equatorial, Nigéria)
Florestas de montanha o leste da África (Quênia, Sudão, Tanzânia)
Florestas do arco leste (Tanzânia, Quênia)
Floresta dos pântanos do leste do Congo (República Democrática do Congo)
Florestas do leste da Guiné (Benim, Gana, Costa do Marfim, Togo)
Florestas de montanha da Etiópia (Etiópia)
Florestas graníticas das Seychelles (Seychelles)
Florestas de montanha da Guiné (Guiné, Costa do Marfim, Libéria, Serra Leoa)
Florestas de montanha de Knysna-Amatole (África do Sul)
Mosaico florestal costeiro de KwaZulu-Cabo (África do Sul)
Florestas de planície de Madagascar (Madagascar)
Florestas sub-úmidas de Madagascar (Madagascar)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]