Fluido pré-ejaculatório

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fluido pré-ejaculatório

O fluido pré-ejaculatório (também conhecido como fluido de Cowper) é um fluido transparente, incolor e viscoso que é produzido pelas glândulas anexas do aparelho reprodutivo e sai pela uretra do pênis de um homem que está sexualmente estimulado (imagem). O fluido geralmente é secretado pelas glândulas de Cowper durante a estimulação sexual, masturbação ou relação sexual, um pouco antes do homem atingir completamente o orgasmo e o sêmen ser ejaculado.

Função[editar | editar código-fonte]

O fluido pré-ejaculatório prepara a uretra para a passagem do sêmen ao neutralizar a acidez causada pela urina remanescente na uretra. Ele também lubrifica o movimento do pênis e do prepúcio. Age como um lubrificante. A quantidade de fluido que um homem pode liberar varia amplamente entre os indivíduos e o ponto de excitação de cada um. Tal fluido é importante para que o movimento do pênis e do prepúcio se intensifique no interior da vagina.

Componentes[editar | editar código-fonte]

Não tem havido estudos de larga escala sobre a existência de esperma no fluido pré-ejaculatório, mas estudos de pequena escala sugerem que seja ineficaz para causar uma gravidez,1 2 entretanto, os mesmos estudos mostraram a presença de HIV, o vírus responsável pela AIDS.1 Outros vírus e bactérias causadores de doenças sexualmente transmissíveis também podem estar presentes nesse fluido, como os agentes causadores de herpes, gonorreia, sifilis e cancro mole.

Talvez a ineficácia seja responsável pela baixa taxa de gravidez (em torno de 4% ao ano) entre casais que praticam perfeitamente o coito interrompido.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Fluido pré-ejaculatório

Referências

  1. a b (October 1993) "Researchers find no sperm in pre-ejaculate fluid". Contraceptive Technology Update 14 (10): 154-156. PMID 12286905.
  2. Zukerman Z.; Weiss D.B.; Orvieto R.. (April 2003). "Short Communication: Does Preejaculatory Penile Secretion Originating from Cowper's Gland Contain Sperm?". Journal of Assisted Reproduction and Genetics 20 (4): 157-159. PMID 12762415.